sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 11:12:09
Revista Portal Útil

O conteúdo "Primeiro apartamento: o que é preciso levar em consideração" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Casa e Jardim em .


É muito comum que após uma idade a gente comece a sonhar com o primeiro apartamento, o primeiro cantinho para chamar de seu.

Muitas pessoas optam pelo apartamento devido ao valor da compra que é um pouco menor do que a compra de uma casa.

Mas você que deseja ter seu próprio apartamento, sabe o que fazer para conquistá-lo? E depois da compra, qual o primeiro passo? Você vai descobrir isso e muito mais neste artigo, boa leitura!

O que este artigo aborda:

Como comprar o primeiro apartamento?

Alguns pontos são importantes de serem analisados antes de comprar o primeiro apartamento. Veja a seguir dicas do que fazer:

 Elabore um planejamento financeiro

Uma parte muito importante a ser considerada quando se deseja comprar o primeiro imóvel é a questão financeira. Para ser dono do seu próprio espaço existem custos que vão além do preço de compra do apartamento.

Primeiro apartamento: o que é preciso levar em consideração

Por isso, é preciso fazer um planejamento de todos os gastos que você precisará arcar ao longo do processo. Esse planejamento é de extrema importância para evitar surpresas desagradáveis que podem atrapalhar a aquisição do tão sonhado imóvel.

 Faça uma pesquisa do mercado imobiliário

O mercado imobiliário, assim como muitos outros mercados, sofre com as influências da economia. Fazer uma pesquisa da situação a qual se encontra o setor imobiliário no momento em que você deseja fazer a compra é essencial para não ter prejuízos.

Os imóveis podem ser supervalorizados devido a situação atual do mercado, mas posteriormente esse preço pode perder valor no setor, o que resulta em perda de dinheiro para o comprador.

 Atente-se às formas de pagamento

Hoje em dia existem diversas possibilidades para se comprar o tão sonhado primeiro apartamento, porém é importante estar atento às formas de realizar esse pagamento.

Isso porque, o método de pagamento escolhido vai interferir no total da aquisição, devido às taxas de juros do mercado.

Para quem busca fazer financiamento, a dica é fazer uma boa pesquisa e simulação de crédito para comparar e escolher a opção que melhor se encaixa no orçamento disponível.

Apartamento novo, o que fazer primeiro?

Depois de fechar a compra do tão esperado primeiro apartamento, fica a dúvida do que você precisa fazer para ter a experiência completa e poder finalmente se mudar para o espaço. 

É claro que isso vai depender do tipo de apartamento comprado, se ele for usado provavelmente já vai estar com toda instalação de luz, água e algumas vezes até móveis prontos.

Porém, se não for o caso, é preciso pensar na instalação de internet, telefone e as mobílias que vão compor a casa e garantir o conforto e praticidade dos moradores. Veja:

Móveis para apartamento

Comprar móveis para o seu primeiro apartamento é empolgante, você pode escolher cada um de acordo com seu gosto e personalidade, deixando o ambiente com a sua cara.

Mas, quando falamos em apartamento é preciso tomar alguns cuidados com a escolha dos móveis e decoração, já que a grande maioria dos apartamentos são pequenos.

Um espaço pequeno precisa ser otimizado ao máximo para garantir a livre circulação de pessoas e não ficar sobrecarregado.

Móveis planejados para apartamento

A dica para quem precisa mobiliar todo o seu apartamento é focar em móveis planejados, devido a necessidade de otimizar o espaço e ter mais praticidade no dia a dia.

Mesmo para quem não possui um alto orçamento disponível para investir nos móveis, as empresas de móveis planejados em Curitiba possibilitam várias opções de negociação de valores e formas de pagamento.

Esses móveis possuem mais qualidade e consequentemente maior durabilidade, sendo um ótimo custo-benefício.

Cozinha planejada para apartamento

Uma das principais partes do apartamento é a cozinha, além de ser um espaço muito utilizado, nos apartamentos as cozinhas costumam ser bem pequenas, por isso os móveis planejados são essenciais.

Uma boa bancada, armários que possibilitem armazenar todos os mantimentos e louças, fogão embutido, tudo isso traz mais praticidade ao morador e principalmente para quem cozinha com frequência.

Quarto planejado para apartamento

Outro espaço importante do apartamento é o quarto, que também costuma ser pequeno e precisa de otimização do espaço.

Os quartos exigem conforto aos moradores, os móveis planejados possibilitam mais organização na rotina de todos.

Sala planejada para apartamento

A sala é o local onde você irá receber as visitas, logo, precisa estar bem organizada e com uma bela decoração.

Para evitar que os seus convidados não tenham espaço para se locomover na sala de estar, os móveis planejados são pensados estrategicamente para serem funcionais sem ocupar tanto espaço.

Conclusão

Como você pode perceber, adquirir seu primeiro apartamento é um caminho com alguns processos, porém processos que fazem parte e que são essenciais.
Na hora de comprar o seu espaço, pense nas dicas aqui citadas, faça um bom planejamento e pesquisa, com calma você encontrará o melhor apartamento para chamar de seu.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Como higienizar seu sofá em casa?

Como higienizar seu sofá em casa?

Mudar de casa: Veja 5 dicas de como faxinar uma casa

Mudar de casa: Veja 5 dicas de como faxinar uma casa

Vantagens de ter uma lava-louças em casa

Vantagens de ter uma lava-louças em casa

Qual o tipo ideal de telhado para sua casa?

Qual o tipo ideal de telhado para sua casa?

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

Dicas Para Decoração Individual de Quartos Infantis

A importância de um arquiteto no projeto de móveis planejados

A importância de um arquiteto no projeto de móveis planejados