Revista Portal Útil

A bomba de água para irrigação é um importante item na hora de preparar o jardim ou a lavoura para a colheita. É através dela e do sistema de irrigação que agricultores e jardineiros amenizam os riscos de perda com estiagens.

Além disso, a irrigação é parte fundamental para o sucesso de qualquer tipo de cultivo ou mesmo de um jardim doméstico. Sem água, nada vive. Muito menos a natureza.

Portanto, toda lavoura ou jardim necessita de uma bomba de água para irrigação que seja capaz de levar água à toda parte do plantio, de forma que em períodos do ano onde as chuvas se tornam escassas, a colheita não seja comprometida.

E uma parte importantíssima desse sistema hidráulico é a bomba, que é a responsável por “sugar” a água mantida em um reservatório ou açude próximo para as áreas em que se faz necessário regá-las.

Basicamente, a qualidade do sistema de irrigação dependerá do tipo de bomba que for instalada. Para tanto, é necessário atentar para alguns critérios no momento da escolha da bomba de água para irrigação, como por exemplo os tipos e para quais finalidades são indicadas. 

O que este artigo aborda:

Bomba de água para irrigação: 2 tipos
Bomba de água para irrigação: 2 tipos
Pin It

Quais são os tipos de bomba de água para irrigação?

Veja alguns tipos de bomba de água para irrigação que são muito utilizadas conforme o design e o desempenho:  

Bomba submersível

Bem como o nome sugere, a bomba submersível é instalada embaixo da água, sendo útil para irrigação de lavouras através de poços, mas também pode funcionar em açudes, lagos e rios. 

Bomba centrífuga

Essa bomba funciona com um motor que executa a chamada força centrífuga, que é a responsável por mover a água através da bomba, por meio de um impulsor que gira a água rapidamente para dentro de uma caixa ou câmara.

E como escolher a bomba certa?

Agora que já se sabe os tipos de bomba de água para irrigação que estão disponíveis no mercado, conforme a área para a qual se procura, alguns outros cuidados são necessários, tais como: 

  • O tipo de pressão e de vazão que o sistema de irrigação utiliza para um bom desempenho;
  • A quantidade de MCA – Metros de coluna d’água conforme a necessidade do aspersor;
  • A metragem da altura de recalque e da altura de sucção;
  • A perda de carga ao longo da tubulação;
  • Custo por unidade de frequência;
  • Custo de instalação e manutenção;
  • Tipos de fontes de alimentação (110, 220, 380 ou 440);
  • Tamanho, conforme suas limitações de espaço.

Rotores

Antes de escolher a melhor bomba de irrigação, existem dois tipos de rotor que são muito importantes e cada qual possui um desempenho diferente:

  • Rotor aberto: possibilita passagem de sólidos graças a uma abertura maior sendo o mais recomendado para a fertirrigação.
  • Rotor fechado: por possuir uma abertura menor, é muito indicado para irrigação uma vez que apenas permite a passagem de água sem qualquer tipo de resíduos.

Energia   

E como fazer a bomba de água para irrigação funcionar? Para tal, existem três tipos de fonte de energia de bomba que podem ser escolhidos:

  • A diesel: Bem como o nome já diz, funciona com combustível;
  • Elétrica: Necessita de uma fonte de energia elétrica para funcionar;
  • Tratorizada: A energia deste tipo de fonte provém de um motor de trator. Basta ligar o motor do trator na bomba e pronto, ela estará ligada.

Parecem detalhes bem pequenos, mas juntos podem transformar qualquer cultivo em uma colheita próspera ou mesmo, tornar o jardim mais bonito e atraente.

Por isso, a bomba de irrigação tem uma importância grande ao pensar no sistema que irriga a área desejada. Para que os resultados sejam sempre satisfatórios, independente de tempos secos ou de chuvas frequentes. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse