Revista Portal Útil

Possuir um próprio jardim em sua residência pode parecer uma boa opção para diferentes tipos de pessoas, desde os grandes amantes da natureza e com aptidão para a jardinagem até para aquele que está procurando por um novo hobbie para passar o tempo e desestressar. Independente de em qual se encaixe este artigo irá lhe auxiliar durante todo o processo de construção do seu jardim. 

O que este artigo aborda:

Passo a passo de como criar um jardim do zero em sua residência
Passo a passo de como criar um jardim do zero em sua residência
Pin It

Benefícios de um jardim

Está precisando de um empurrão para tirar o seu jardim do papel e colocar a mão na massa? Saiba que possuir um jardim em sua residência irá lhe render diversos benefícios, confira um pouco mais:

Umidificador natural

Que tal substituir os grandes umidificadores por plantas especificas como samambaias e babosas? As mesmas liberam uma grande quantidade de umidade e deixam o ambiente mais agradável e arejado, sendo um grande aliado em períodos de calor excessivo. 

Bem estar

Estudos comprovam que algumas plantas auxiliam no aumento do bem estar e relaxamento das pessoas. Estar em contato com a natureza mesmo ela sendo um pequeno jardim em nossa casa será capaz de fazer com que nosso corpo libere adrenalina e consequentemente cause a sensação de relaxamento. 

Estimulo da criatividade e concentração

As diferentes colorações de plantas são capazes de energizar o espaço e trazer momentos de inspiração e criatividade para aqueles que estão no ambiente. Se você possui um trabalho que exige de sua memória criativa este é mais um dos motivos para criar seu jardim. 

Decoração

É claro que a decoração não pode ficar de fora entre os benefícios de um jardim, um jardim acrescenta elegância, comodidade e conforto para o local deixando todo o ambiente mais atrativo.

Plantio do jardim
Plantio do jardim

Incrementar a jardinagem como um de seus hobbies apenas resultará em benefícios para sua vida. 

Como criar um jardim

Ok, agora que você sabe os benefícios de se ter um jardim em sua casa e está decidido a colocar as mãos na massa lhe daremos todas as dicas e informações para que seu quintal fiquei da forma como sempre sonhou, lembre-se que qualquer um pode estar apto a ter seu próprio vergel, apenas siga o passo a passo a seguir e tudo sairá como o esperado. 

Como criar um jardim passo a passo

O processo de criação de um jardim pode ser separado em três diferentes etapas, sendo: Antes (envolvendo cuidados com o local, sementes, etc.); Durante (momento em que você definitivamente coloca as mãos na terra e prepara o solo); Depois (cuidados que deverá tomar após o plantio para que o jardim seja preservado)

Antes

  • Escolha adequadamente o local em que você irá começar seu jardim, certifique-se de que o mesmo esteja nivelado, o limpe, corte a grama, etc. Caso necessite de ajuda poderá contar com uma empresa de limpeza de terrenos que deixará o local pronto para receber suas plantas;
  • Averigue de que a área é suficientemente arejada, recebendo luz solar e chuva adequadamente; 
  • De acordo com o seu ambiente pesquise quais as plantas mais recomendadas para o local, levando em consideração o clima por exemplo;  
  • Após escolher as plantas indicadas, estude sobre as mesmas, verifique questões como a frequência de regar, como adubar, como podar e a exposição correta a luz solar.  

Durante

  • Aqui temos um dos processos mais importantes, o solo será preparado, por isso preste atenção em características como: clima, temperatura e fertilizantes. Se é recomendado que a terra utilizada possua material orgânico + calcário para um melhor crescimento das folhas. 
  • Caso use mudas para o plantio, lembre-se de criar um padrão de cavar o buraco com o dobro de profundidade em que a muda foi criada + acrescente cerca de 7cm para acrescentar o adubo + por fim agregue terra orgânica e molhe o local deixando com que a própria terra absorva o líquido.  
  • Caso prefira poderá preparar o terreno com a utilização de fertilizantes e adubos naturais, entre eles você pode usar: casca de banana, cascas de ovos, cascas de vegetais, pó de canela e borras de café. 

Naturalmente esse processo pode acabar assustando, caso não se sinta seguro ao preparar o terreno para o plantio não descarte a contratação de um jardineiro, o mesmo irá adubar e fertilizar toda a área de forma adequada para sua plantação. 

Depois

Uma vez em que já passou por todos os processos anteriores você inicia então a implementação de alguns cuidados diários para com seu jardim, siga:

  • Mantenha os canteiros sempre limpos; 
  • Inclemente uma vez ao mês compostos orgânicos na terra; 
  • Retire galhos e raízes de suas plantas; 
  • Retire ervas daninhas e faça o controle de possíveis pragas. 
Como criar um jardim em espaço pequeno

Como criar um jardim em espaço pequeno

Quer ter seu próprio jardim, mas o espaço é um problema para você? Seus problemas acabaram, mesmo em um espaço pequeno saiba que é sim possível ter sua própria plantação, independentemente se em casa ou em um apartamento confira as próximas dicas.

Jardim vertical

Especialmente para apartamentos o uso da própria parede pode ser explorado para a criação de um jardim, um jardim vertical precisa estar em um local arejado e recebendo luz solar. O mesmo é capaz de amortecer os sons causando um conforto acústico e tornar o ambiente mais aconchegante. 

Preste atenção no vaso

Escolha o vaso para plantio com base no tamanho atual de sua planta e conforme sua tendência de crescimento; caso faça a escolha errada do vaso a planta pode acabar crescendo demais e sua raiz ficará incompleta. 

Frutíferas

Frutíferas são uma excelente opção, mas é necessário tomar alguns cuidados, estude a espécie em questão e veja quanta iluminação ela precisa para sobreviver. O vaso também deve seguir um padrão de ao menos 40 cm de diâmetro x 50 cm de altura para espécies de 1 metro e meio.

Cuidado com a localização

Não coloque plantas que possuam galhos compridos e espinhos em locais estreitos como corredores e varandas. O ideal é escolher espécies mais uniformes que não costumam mudar de volume. 

Decoração de jardim

Uma vez que seu jardim já está pronto e no processo de crescimento, por que não incrementar alguns itens decorativos a fim de deixar sua plantação ainda mais atraente e aconchegante? Veja alguns itens simples que podem decorar seu jardim. 

  • Vasos; 
  • Chafarizes; 
  • Esculturas e estátuas; 
  • Pedras; 
  • Decks de madeira; 
  • Iluminação de qualidade e planejada; 
  • Materiais reciclados. 

Se for de sua escolha e couber no orçamento contar com um paisagista neste momento pode ser de grande ajuda, o mesmo terá conhecimento de como fazer com que todos os pontos de seu novo jardim estejam ornados. Excelente! Com todas as informações adquiridas através deste artigo você já está pronto para tirar seu sonho de um jardim do papel e colocar a mão na terra, seguindo o passo a passo e tendo muito cuidado com a escolha ideal das plantas você com certeza terá um ótimo jardim em sua residência. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse