Revista Portal Útil

Consultoria SEO é um serviço oferecido por algumas agências especializadas neste trabalho para auxiliar seus clientes.

O SEO é uma ferramenta de marketing digital que visa aumentar a visibilidade de quem a implementa no seu site.

Como sabemos, hoje em dia muitas empresas migraram para o meio digital com o intuito de alcançar novos públicos.

Porém, colocar seus produtos na web não é assim tão fácil quanto pode parecer e por isso muitos anunciantes se frustram.

Para isso existem as consultorias SEO, que ajudam os anunciantes a se colocarem do modo correto no meio digital. 

A seguir, vamos explicar mais a fundo como funciona o SEO e como ele pode ser efetivo em atingir seus objetivos ao contratar um consultor de SEO. 

O que este artigo aborda:

Por que contratar um consultor de SEO?
Por que contratar um consultor de SEO?
Pin It

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é um conjunto de ferramentas utilizadas para manusear de forma estratégica os algoritmos e dados da internet.

Ou seja, o marketing digital é o marketing que conhecemos diariamente no ramo de vendas, mas aplicado no meio digital com suas particularidades.

O marketing visa aumentar vendas de produtos e serviços de modo estratégico e contínuo, com metas e diretrizes específicas visando os lucros.

Neste cenário em que vivemos nos dias atuais, o marketing se aprimorou para aderir às necessidades do mercado.

Ou seja, atender os objetivos de aumentar as vendas e os alcances de produtos, mas agora no meio digital.  

Muitos estudiosos elaboraram técnicas e estudos sobre o marketing, como os famosos 4 Ps propostos por Philip Kotler: 

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

No marketing digital, uma das técnicas para a otimização de vendas é o SEO.

O que é SEO?

O SEO, também conhecido como Search Engine Optimization, é uma ferramenta utilizada pelo marketing digital com o intuito de colocar os sites de seus clientes no topo das páginas de pesquisas.

E por ser uma estratégia de marketing digital muito popular, existe até uma rede social de SEO para profissionais da área.

Mas como isso pode ser vantajoso? 

Bom, podemos entender melhor a necessidade de um bom serviço de SEO quando analisamos o cenário atual em que vivemos. 

Hoje em dia a internet está presente em todos os momentos do nosso dia e por isso estamos conectados o tempo todo. 

A internet é o local onde a maioria das pessoas de todo o mundo se encontram, nas redes sociais. 

Desta forma, pensando no mercado consumidor utilizar a internet do jeito correto pode abrir diversas portas para quem deseja anunciar seus produtos.

O google é o principal site de pesquisa na web, milhões de pessoas estão conectadas e pesquisam diariamente diversas coisas em seus servidores. 

Por isso, o trabalho do consultor de SEO é colocar seu site na primeira página do google. Para que quando alguém pesquisar sobre o produto que você oferece, o seu site apareça como uma das primeiras opções.

Assim, o número de pessoas que poderão ver seus produtos anunciados será a gama de pessoas que utilizam os buscadores do Google. 

Como funciona o SEO? 

Bom, é importante salientar que o SEO é uma ferramenta de médio a longo prazo, pois as ferramentas utilizadas precisam ser contínuas para que o Google as leia e as entenda como relevantes.

O SEO é uma ferramenta que abrange um conjunto de ações para otimizar os sites do modo correto para os buscadores. 

As ferramentas utilizadas pelo SEO são: 

  • Planejamento estratégico;
  • Análise de desempenho próprio e de concorrentes ;
  • Utilização de palavras-chave;
  • Conteúdos relevantes para o público-alvo;
  • SEO On Page;
  • SEO Off Page;
  • LinkBuilding ;
  • Otimização de site;
  • Análise de métricas.

Essas ferramentas internas do SEO são desempenhadas por profissionais que sabem como manusear e ler os dados fornecidos pelos buscadores. 

E assim, conseguem traduzi-los em ações para os sites. Distribuidas em metas para o alcance de objetivos.

Por isso, investir em uma equipe de SEO é fundamental para o bom desenvolvimento de um site e otimização de vendas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse