Consultoria SEO é um serviço oferecido por algumas agências especializadas neste trabalho para auxiliar seus clientes.
O SEO é uma ferramenta de marketing digital que visa aumentar a visibilidade de quem a implementa no seu site.
Como sabemos, hoje em dia muitas empresas migraram para o meio digital com o intuito de alcançar novos públicos.
Porém, colocar seus produtos na web não é assim tão fácil quanto pode parecer e por isso muitos anunciantes se frustram.
Para isso existem as consultorias SEO, que ajudam os anunciantes a se colocarem do modo correto no meio digital.
A seguir, vamos explicar mais a fundo como funciona o SEO e como ele pode ser efetivo em atingir seus objetivos ao contratar um consultor de SEO.
O que este artigo aborda:
O que é Marketing Digital?
Marketing digital é um conjunto de ferramentas utilizadas para manusear de forma estratégica os algoritmos e dados da internet.
Ou seja, o marketing digital é o marketing que conhecemos diariamente no ramo de vendas, mas aplicado no meio digital com suas particularidades.
O marketing visa aumentar vendas de produtos e serviços de modo estratégico e contínuo, com metas e diretrizes específicas visando os lucros.
Neste cenário em que vivemos nos dias atuais, o marketing se aprimorou para aderir às necessidades do mercado.
Ou seja, atender os objetivos de aumentar as vendas e os alcances de produtos, mas agora no meio digital.
Muitos estudiosos elaboraram técnicas e estudos sobre o marketing, como os famosos 4 Ps propostos por Philip Kotler:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
No marketing digital, uma das técnicas para a otimização de vendas é o SEO.
O que é SEO?
O SEO, também conhecido como Search Engine Optimization, é uma ferramenta utilizada pelo marketing digital com o intuito de colocar os sites de seus clientes no topo das páginas de pesquisas.
E por ser uma estratégia de marketing digital muito popular, existe até uma rede social de SEO para profissionais da área.
Mas como isso pode ser vantajoso?
Bom, podemos entender melhor a necessidade de um bom serviço de SEO quando analisamos o cenário atual em que vivemos.
Hoje em dia a internet está presente em todos os momentos do nosso dia e por isso estamos conectados o tempo todo.
A internet é o local onde a maioria das pessoas de todo o mundo se encontram, nas redes sociais.
Desta forma, pensando no mercado consumidor utilizar a internet do jeito correto pode abrir diversas portas para quem deseja anunciar seus produtos.
O google é o principal site de pesquisa na web, milhões de pessoas estão conectadas e pesquisam diariamente diversas coisas em seus servidores.
Por isso, o trabalho do consultor de SEO é colocar seu site na primeira página do google. Para que quando alguém pesquisar sobre o produto que você oferece, o seu site apareça como uma das primeiras opções.
Assim, o número de pessoas que poderão ver seus produtos anunciados será a gama de pessoas que utilizam os buscadores do Google.
Como funciona o SEO?
Bom, é importante salientar que o SEO é uma ferramenta de médio a longo prazo, pois as ferramentas utilizadas precisam ser contínuas para que o Google as leia e as entenda como relevantes.
O SEO é uma ferramenta que abrange um conjunto de ações para otimizar os sites do modo correto para os buscadores.
As ferramentas utilizadas pelo SEO são:
- Planejamento estratégico;
- Análise de desempenho próprio e de concorrentes ;
- Utilização de palavras-chave;
- Conteúdos relevantes para o público-alvo;
- SEO On Page;
- SEO Off Page;
- LinkBuilding ;
- Otimização de site;
- Análise de métricas.
Essas ferramentas internas do SEO são desempenhadas por profissionais que sabem como manusear e ler os dados fornecidos pelos buscadores.
E assim, conseguem traduzi-los em ações para os sites. Distribuidas em metas para o alcance de objetivos.
Por isso, investir em uma equipe de SEO é fundamental para o bom desenvolvimento de um site e otimização de vendas.
Artigos relacionados: