segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 11:20:25
Revista Portal Útil

O conteúdo "Como transformar o quarto das crianças em um quarto para adolescentes?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Casa e Jardim em .


O quarto é um dos cômodos que mais revela a personalidade de seu morador, sendo um lugar próprio para o descanso, mas, por vezes, também para os estudos e até o lazer. Este último aspecto é evidente em quartos infantis, onde as crianças podem brincar, dormir e estudar com tranquilidade.

Porém, várias mudanças vão surgindo com o passar do tempo e os gostos e as necessidades de uma criança dão lugar aos de um adolescente. Isso inclui mudanças no próprio quarto, como a troca das camas por beliches, uma nova pintura e até o acréscimo de alguns móveis.

Se você tem um filho que está passando por esse momento, confira a seguir algumas dicas para facilitar a transformação de um quarto infantil em um quarto para adolescente.

O que este artigo aborda:

Mudar é preciso

A chegada da puberdade é um momento, na maioria das vezes, bastante complicado tanto para quem está neste processo quanto para aqueles que estão à sua volta. Vale lembrar que os corpos do menino e da menina estão em transformação para se tornarem, enfim, adultos.

E essa mudança é evidenciada tanto no corpo, que vai ganhando uma nova forma, quanto na personalidade do indivíduo. O lado infantil vai sendo deixado para trás, junto com certas brincadeiras e comportamentos que até então eram comuns.

Como transformar o quarto das crianças em um quarto para adolescentes?

Então, antes mesmo de começar a mexer no quarto de um pré-adolescente, é preciso considerar esse novo contexto, respeitando a individualidade desse jovem e entendendo quais são suas necessidades e preferências. 

O diálogo precisa ser estabelecido entre pais e filhos para que tais aspectos, em conjunto com as possibilidades reais (financeiras e espaciais), possam ajudar na mudança do cômodo da melhor forma possível.

Pintura

A transformação de um cômodo passa também pela sua pintura e isso não poderia ser diferente em um quarto de adolescentes. A escolha das cores deve considerar suas preferências, mas de forma equilibrada, para não deixar o ambiente pesado ou muito escuro, já que há uma certa tendência por tons fortes.

Papéis de parede também são uma opção, mas, por terem uma durabilidade média de 15 anos, o melhor é que eles sejam mais neutros, com destaque para os detalhes. 

Cama

Uma das mudanças mais evidentes de qualquer adolescente é o crescimento físico, o que nos leva à necessidade da troca da cama infantil pela de solteiro. Lembre-se ainda de considerar o peso médio do indivíduo na hora de trocar o colchão. Para quem tem mais de um adolescente, o uso de beliches é uma boa solução. 

Na parte decorativa, a roupa de cama ganha destaque e também pode ser renovada. Peças infantis devem ser trocadas por aquelas de estampas joviais. Mas, na dúvida, opte pelas neutras e invista em fronhas e cobertores estampados.

Guarda-roupa

Se a criança cresce, as roupas também mudam, bem como o seu tamanho. Nessas horas, vale a pena investir em um guarda-roupa, caso você não tenha um, ou trocá-lo por um modelo mais adequado à nova realidade.

Sendo um móvel que será usado por mais tempo, prefira cores neutras e peças com um material de qualidade. Modelos com espelho nas portas ou no compartimento interno são boas escolhas.

Decoração

Essa é a parte que o adolescente terá mais liberdade de escolha, pois suas preferências ficam em maior evidência. Deixe-o livre para colocar quadros e pôsteres nas paredes — lembrando de usar materiais que não danifiquem as paredes ao serem removidos. 

O uso de prateleiras e nichos, além de ajudar na organização, é uma ótima forma de decorar o quarto, com os livros e os jogos do adolescente. A mesa de estudos, por sua vez, ganha um ar personalizado com um quadro de avisos com post-its e adesivos e uma luminária colorida.

Para deixar o quarto mais receptivo aos amigos, vale a pena investir num tapete macio, almofadas e puffs. Com todas essas dicas, fica muito mais fácil transformar o quarto infantil em um quarto para um adolescente.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Qual a durabilidade do policarbonato?

Qual a durabilidade do policarbonato?

Como escolher o melhor climatizador de ar para usar em casa?

Como escolher o melhor climatizador de ar para usar em casa?

A importância da organização da casa no dia a dia

A importância da organização da casa no dia a dia

Dicas Para Manter Sua Cozinha Limpa

Dicas Para Manter Sua Cozinha Limpa

Dicas para conservar seu fogão por muito tempo

Dicas para conservar seu fogão por muito tempo

Como preparar sua casa para vender com o melhor preço do mercado

Como preparar sua casa para vender com o melhor preço do mercado