Revista Portal Útil

A aquisição de um imóvel ou até mesmo o aluguel dele perpassa por vários caminhos com suas vantagens e desvantagens. O consumidor deve avaliar primeiro se está no momento adequado para realizar o investimento e analisar as condições financeiras em que se encontra.

Ao realizar esse questionamento, a dúvida entre comprar ou alugar uma casa irá ser melhor direcionada e as perguntas primordiais já terão sido respondidas. 

Trata-se de uma decisão de suma importância, os custos para manter uma casa alugada ou para de fato ter uma, são consideráveis e exigem um bom planejamento.

Por isso, buscar informações, ter referências, e realizar estudos de caso sobre as opções disponíveis é essencial e guiará para uma boa decisão.

O que este artigo aborda:

É melhor comprar ou alugar uma casa?
É melhor comprar ou alugar uma casa?
Pin It

Avaliação financeira 

Ao começar a pesquisar sobre comprar ou alugar um imóvel, indica-se verificar primeiro como está o mercado e a situação econômica do país, buscar entender sobre juros, variação de preços, e quais as projeções para o setor imobiliário no futuro, entre outras informações. No entanto, também é importante avaliar o momento de vida atual pessoal do consumidor, no sentido financeiro e também de comprometimento, uma vez que a compra de um imóvel exige comprometimento contínuo e por longos anos.

No caso do aluguel, o comprometimento deve existir igualmente, uma vez que a burocracia para encontrar o imóvel, verificar as condições e todos esses outros detalhes tomam tempo. Outro ponto importante no caso do aluguel é verificar a estabilidade do emprego, uma vez que o aluguel não possui previsão de acabar e o valor tende a sofrer reajustes com os anos. 

Pensadas todas essas coisas, tem-se que o aluguel é a opção ideal para quem busca uma mudança mais rápida e sem tantas burocracias. O investimento na compra de um imóvel, por sua vez, já é algo que requer mais planejamento, mas não deixa de ser uma opção para quem tem o desejo de adquirir a casa própria.

Vantagens do aluguel

A opção de alugar um imóvel é menos burocrática e requer menos recursos, o que pode significar uma mudança rápida, caso seja essa a demanda. Ou seja, há uma praticidade na contratação. Outro benefício é a flexibilidade, no sentido de ser a opção mais viável para quem está passando por mudanças, seja na carreira ou na vida pessoal, e não pode ter a renda comprometida com o investimento de uma casa, a exemplo do pagamento das parcelas de um financiamento. 

O valor do aluguel, muitas vezes, é inferior à parcela do financiamento de uma casa, por exemplo. O que significa que a sobra desse dinheiro pode ser redirecionada para outros investimentos, o que geraria a longo prazo uma rentabilidade que pode ser utilizada futuramente para a compra do desejado imóvel. 

Desvantagens do aluguel 

Das maiores desvantagens do aluguel, a instabilidade é a maior delas. Afinal de contas, quem está alugando o imóvel pode requerê-lo a qualquer momento, o que significa precisar encontrar outro lugar para residir em um espaço de tempo muito curto. Além disso, em uma casa alugada, existem algumas condições para mudanças, como a autorização do proprietário para realizar instalações, pinturas, entre outras coisas. 

Ao morar de aluguel, o dinheiro que será pago pelo imóvel também não trará retorno, uma vez que não se trata do pagamento do imóvel próprio, e sim de um aluguel cujo proprietário recebe o dinheiro e não retorna garantia de bem. Ou seja, o dinheiro dispensado para esse locatário não significa o adquirir do imóvel nem mesmo no futuro. 

Vantagens em comprar um imóvel 

Ao comprar um imóvel, é importante ressaltar que as mudanças são permitidas, as reformas podem ocorrer sem grandes transtornos, o que significa decorar e mudar o local do jeito desejado, respeitando os limites da condição financeira disponível. O imóvel pode inclusive ser valorizado ao longo dos anos, o que significa que além de morar em um local próprio, o investidor poderá até mesmo fazer negócios com o bem. 

Uma das alternativas possíveis para quem busca comprar um imóvel é o financiamento que, por sua vez, pode vir a substituir a parcela do aluguel pago anteriormente, o que não levaria ao investidor a precisar passar por grandes mudanças na área financeira. Nesse sentido, é essencial saber como funcionam os financiamentos de imóvel, bem como outras opções seguras para adquirir a casa própria.

Financiamento

O financiamento nada mais é que um empréstimo realizado pelo banco. O consumidor recebe uma quantia e devolve em parcelas que possuem juros já calculados. A agilidade no processo de financiamento permite que o consumidor tenha rapidez e fluidez na negociação. Ambos são essenciais para quem deseja ter a casa própria. 

Bem como as outras modalidades de crédito disponíveis no mercado, o consumidor deve analisar quais as melhores condições para realizar o processo e também saber de maneira clara como financiar um imóvel. Por isso, é necessário buscar diferentes instituições financeiras, analisar taxas de juros, prazos e verificar, sobretudo, se as condições propostas podem ser cumpridas.  

Existem outras maneiras de negociar um imóvel, no entanto, o financiamento é a maneira mais usual e que mais atende à demanda do consumidor atual. Além disso, oferece a possibilidade mais rápida de adquirir um imóvel de maneira a realizar o sonho da casa própria mais acessível e em menor tempo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse