terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 05:45:10
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 27/10/2021 às 21:41.

O quarto é um dos lugares mais íntimos de uma casa, onde costumamos imprimir nossos gostos pessoais. Exatamente por isso, a decoração desse cômodo deve ser pensada para combinar móveis, cores, texturas, estampas e acessórios que tenham a cara de quem vai utilizar o quarto.

A decoração floral é muito associada ao estilo romântico, além de trazer sensação de frescor e proximidade com a natureza. As flores podem aparecer no edredom, jogo de cama, papel de parede, cadeiras, almofadas, quadros e diversos outros itens do quarto.

O estilo do floral pode variar muito conforme o tamanho das flores. Por exemplo, as flores menores e mais delicadas são associadas a uma decoração mais vintage, inglesa e clássica, composta por cores neutras. Já as flores maiores, coloridas, têm um apelo mais tropical e contemporâneo.

Essa opção decorativa pode ser combinada com cores lisas e neutras, valorizando os desenhos florais. 

O que este artigo aborda:

Dicas de itens com superfície floral

Agora, separei algumas dicas para a sua decoração floral. Acompanhe!

Decoração floral do quarto: dicas para combinar tudo

Papel de parede

O uso da estampa floral no papel de parede é uma forma simples de resolver o acabamento das paredes do quarto. Essa é uma opção financeiramente acessível e com muita variedade de estampas/ cores/ texturas.

Roupa de cama

Para quem quer ser mais discreto na decoração floral, a roupa de cama se faz uma opção interessante. O edredom ou colcha da cama podem ser florais, deixando a superfície da cama sempre arrumada. Lençol e fronhas também podem seguir esse padrão. De modo a não sobrecarregar o quarto, tente combinar o edredom ou colcha floral com lençol neutro.

Acessórios

Se você for do time mais minimalista, as estampas florais podem aparecer apenas em alguns acessórios do quarto. Almofadas, quadros e vasos são opções interessantes para dar um toque sutil.

Tapete e cortina

Para fugir do padrão, a decoração floral pode incluir itens como tapete e cortina. Explore os tecidos florais, como a chita, para adornar as janelas. Os tapetes podem combinar flores com outras figuras. A ideia é usar as flores de forma menos convencional.

Móveis

Se você gosta de ousar, a estamparia floral em móveis é a solução ideal. Esse tipo de aplicação vai tornar o móvel em uma peça única e cheia de personalidade. É possível explorar a cabeceira da cama, as cadeiras, estantes e a escrivaninha.

Pense em tecidos, contact, papel de parede, ou pintura a mão, como formas de estilizar o móvel de sua escolha.

Ideia de combinações para a decoração floral

As estampas florais são lindas e estilosas, mas é importante equilibrar as escolhas para não sobrecarregar a decoração do quarto. Um ambiente cheio de informações visuais pode dificultar o descanso e o relaxamento, dois fatores extremamente importantes para viabilizar o bem-estar, principalmente no quarto de dormir.

Explore as cores presentes na própria estampa escolhida, utilizando-as para compôr os outros itens da decoração. Por exemplo, se as flores são rosa, verde e amarelas, você pode explorar as variações de tons dessas cores para as almofadas, quadro e roupa de cama.

Se for difícil encontrar cores que harmonizam entre si, busque referências de teoria das cores para encontrar opções complementares e opostas. Esse é um bom jeito de garantir a combinação entre itens.

Outra opção é combinar as flores com outro padrão de estampa, como bolinhas, quadriculado, listras, etc. Aqui é importante escolher bem, para que a decoração não fique com excesso de informação.

Se você não se sentir segura para combinar estampas, também é possível explorar texturas no papel de parede e nos móveis. Itens mais rústicos, por exemplo, casam muito bem como uma decoração floral mais bucólica.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Quanto custa um desentupidor de vaso sanitário?

Quanto custa um desentupidor de vaso sanitário?

Dicas para conservar seu fogão por muito tempo

Dicas para conservar seu fogão por muito tempo

Fachada de casa: Como planejar e decorar?

Fachada de casa: Como planejar e decorar?

Quando devo contratar um engenheiro para minha obra?

Quando devo contratar um engenheiro para minha obra?

Confira as inúmeras opções de lazer no bairro Higienópolis em São Paulo

Confira as inúmeras opções de lazer no bairro Higienópolis em São Paulo

Como economizar até 40% em telas de proteção comparando preços na internet

Como economizar até 40% em telas de proteção comparando preços na internet