Revista Portal Útil

O cuidado capilar com óleos vegetais é uma maneira fácil, econômica e sustentável de cuidar dos cabelos sem recorrer a dezenas de produtos industrializados que contêm substâncias tóxicas. 

Os shampoos, condicionadores, máscaras e cremes do mercado, além de caros, trazem riscos à saúde e ao meio ambiente. 

Por isso, vale a pena conhecer alguns tipos de óleos para cabelo, acessíveis e sem química para manter seu cabelo mais bonito do que nunca!

Evitar sulfatos e petrolatos por meio de técnicas de pouco shampoo e sem shampoo já ajuda bastante a tornar seu cabelo mais saudável. 

Alguns produtos da indústria cosmética que contêm óleo mineral estão enganando os consumidores dizendo que são hidratantes.

Na verdade, os produtos que contêm essa substância não conseguem penetrar nas camadas mais profundas de nossos tecidos para fornecer nutrientes. 

O que eles criam é um efeito de suavização da superfície que obstrui os poros. Sem falar que aumentam as chances de câncer e contribuem para a má qualidade da água.

O que este artigo aborda:

Tipos de óleos para cabelo: 5 opções
Tipos de óleos para cabelo: 5 opções
Pin It

Benefícios dos óleos para os cabelos

O mundo da moda surgiu com uma marca especializada cara e logo toda a indústria cosmética aderiu à ideia, lançando coleções com óleos em seus ingredientes. O óleo de argan é um exemplo de óleo vegetal.

Os óleos vegetais são naturais e oferecem muitos benefícios. Eles são capazes de atuar como agentes anti-sépticos, anti-inflamatórios e antibacterianos. 

Além disso, eles realmente nutrem o cabelo porque carregam vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K.

Sem contar que realmente hidratam os fios, pois são umectantes, emolientes e lubrificantes, deixando os cabelos macios, esculpidos e saudáveis.

Ao contrário dos óleos minerais, o uso de óleos vegetais no cabelo não obstrui os poros porque os óleos são totalmente absorvidos. 

Assim, quando usados ​​na dosagem e finalidade corretas, não deixam um aspecto excessivamente pesado ou oleoso.

Por tudo isso, eles são capazes de cuidar verdadeiramente do seu cabelo, substituindo as substâncias químicas nocivas presentes nos cosméticos e cremes produzidos pela indústria.

Quais são os melhores óleos para o cabelo?

A seguir, você verá os melhores óleos essenciais para os cabelos.

1. Óleo de ojon

O óleo de Ojon é rico em aminoácidos, antioxidantes naturais e lipídios, reunindo diversas substâncias para manter os cabelos saudáveis. 

Proporciona restauração das células capilares, brilho intenso, força e proteção contra as agressões do dia a dia, como poluição, sol e efeitos de secadores e chapinhas. Reduz o volume dos cabelos crespos e combate o frizz.

A composição do Óleo de Ojon é semelhante aos lipídios encontrados nos cabelos, por isso reestrutura os fios e os lipídios perdidos, garantindo sua força e resistência e reduzindo a quebra dos cabelos. 

Também pode ser usado como protetor de calor antes de usar secadores de cabelo e ferros. Use no máximo 3 vezes por semana, pois pode deixar o cabelo grosso e oleoso.

2. Óleo de café verde

O óleo de café verde tem diversas aplicações, seu uso nos fios melhora a coesão entre as partículas de queratina e proporciona mais brilho e resistência. 

Ele também atua como um hidratante, remove as toxinas do cabelo e previne a queda de cabelo. No couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e fortalece as raízes.

3. Óleo de rícino

O óleo de rícino, ou óleo de mamona, é um ótimo óleo capilar para usar. Quem cai pode contar com ele. 

O óleo alivia o problema e acelera o crescimento para cabelos mais fortes e grossos. Também é hidratante, por isso é ótimo para pontas secas e duplas.

Graças ao seu alto teor de ácido ricinoleico, o óleo combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que podem impedir o crescimento do cabelo. Combate o couro cabeludo seco e reduz a caspa. 

Duas vezes por semana, massageie o óleo no couro cabeludo com as pontas dos dedos por 5 minutos. Para obter um efeito no crescimento, o uso deve ser sustentado e prolongado.

4. Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um poderoso rejuvenescedor natural que é ótimo para desbotar manchas. É rico em ácidos graxos que proporcionam regeneração dos tecidos da pele e crescimento celular.

Além disso, contém vitamina A, ácido retinóico e vitamina C. Este óleo é ótimo para hidratar cabelos secos e danificados. Pode ser usado puro ou misturado com outros óleos vegetais.

5. Óleo de abacate

O abacate é muito utilizado em receitas caseiras para hidratar a pele e os cabelos. O óleo vegetal extraído de suas sementes é rico em nutrientes e multiuso em uma só máquina. 

Estimula a produção de colágeno e é um ótimo hidratante para os cabelos. Portanto, o óleo de abacate é um dos melhores óleos nutritivos para o cabelo.

Além disso, ajuda a fortalecer a fibra capilar, estimula o crescimento e reduz a queda. Essa pomada é super indicada para hidratar os fios secos e quebradiços, pois vai proporcionar brilho e maciez.

Com isso, agora você sabe alguns tipos de óleos para cabelo e, ademais, seus benefícios.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse