Revista Portal Útil

Quer aprender como tirar mancha de caneta do sofá com facilidade? Em suma, caso a caneta tenha manchado o seu sofá, não se preocupe, pois é possível tirar.

Uma vez que muitos produtos possuem a eficácia testada e comprovada para a limpeza e remoção de manchas de sofás ou assentos automotivos. Por exemplo, podemos citar o álcool, detergente, vinagre, sabão e até mesmo a água.

Ainda que os métodos citados aqui sejam seguros, há produtos que causam reações adversas em alguns tipos de materiais. Nesse caso, um efeito comum pode ser a descoloração do tecido. Por isso, é recomendado ter bastante cuidado.

Dessa maneira, antes de aplicar os produtos no seu sofá, faça um teste em uma parte pequena do tecido. Após, note se há qualquer alteração. Caso não ocorra, é seguro aplicar em todo o tecido do sofá.

Então, continue a leitura para aprender a tirar mancha de caneta do sofá.

O que este artigo aborda:

Como tirar mancha de caneta do sofá: 5 dicas
Como tirar mancha de caneta do sofá: 5 dicas
Pin It

5 dicas de como tirar mancha de caneta do sofá

Primeiramente, vale destacar que o ideal é que você busque tirar marca de caneta do sofá o mais rápido possível. Por isso, assim que você notar que o seu sofá manchou, busque limpar no mesmo momento.

Do contrário, quanto mais tempo a tinta de caneta permanecer no sofá, mais difícil fica para removê-la. No entanto, a boa notícia é que não importa o tipo de tecido que reveste o móvel. Isso porque, em todos os casos, é possível tirar tinta de caneta do sofá.

Assim, confira agora como é fácil tirar tinta de caneta do sofá usando apenas ingredientes caseiros. 

1. Use álcool de limpeza para tirar a mancha

Antes de mais nada,  vale mencionar que o álcool é um item que funciona para muitos tipos de limpeza. Por isso, é sempre recomendado que você tenha esse produto na sua casa. Por exemplo, nas manchas de caneta, o álcool irá decompor o óleo da tinta.

Sendo assim, o álcool é recomendado para manchas maiores. Para isso umedeça um pedaço de algodão ou então uma esponja com álcool. Além disso, você também pode colocar uma quantidade de álcool direto em um pano limpo.

Depois, não esfregue, apenas pressione o álcool no tecido manchado. Pode ser que você precise colocar mais durante a limpeza.

Após fazer esse procedimento, seque a mancha usando um pano. Assim que você perceber que a mancha saiu, enxágue e seque. Mas caso note que a mancha ainda não saiu, faça novamente o processo.

Já para áreas com muita tinta, use um conta-gotas para aplicar o álcool diretamente na mancha. Então, deixe descansar por 15 minutos.

Dessa maneira, a tinta de caneta se dissolve no álcool. Basta você continuar esfregando usando uma esponja ou algodão.

Somente tome cuidado para não esfregar ou pressionar com força demais o local. Uma vez que isso pode espalhar a mancha para mais fibras do tecido ou para o interior do estofamento.

2. Tirar mancha de caneta no sofá com água e sabão

Já esse método simples também pode funcionar, especialmente quando o tecido é impermeável. Caso você não saiba se o tecido tem esse tratamento, teste jogando apenas um pouco de água.

Isso porque, se a água ficar na superfície, o tecido é impermeável, o que deixa a remoção da mancha mais simples. Porém, se a água for absorvida, o trabalho pode ser maior.

Nos dois casos, prepare uma solução com água e sabão e esfregue o sofá, usando um pano limpo. É isso o que tira tinta de caneta do sofá.

Então, observe se o método conseguiu retirar a mancha. Caso não funcione, você pode usar também um cotonete para aplicar removedor de esmalte sem acetona.

3. Vinagre e detergente para remover a mancha

Mais outra dica, a função do detergente é quebrar as gorduras para conseguir realizar a limpeza. Sendo assim, o produto também pode quebrar o óleo que existe na tinta de caneta.

Enquanto, no caso do vinagre, o segredo é a alta concentração do ácido acético. No entanto, para que o próprio produto manche o seu sofá, opte pelo vinagre branco ao invés do de maçã ou outros.

Dessa maneira, prepare a solução com uma colher de sopa de detergente líquido, uma colher de sopa de vinagre branco e, por fim, duas xícaras de água que deve estar morna.

Logo após, passe a mistura na mancha com uma esponja ou pano limpo umedecido. Repita o processo até que o líquido seja absorvido e que a mancha desapareça. Por fim, esfregue uma esponja com água fria e seque, para retirar também a solução de detergente e vinagre.

4. Limpe com produtos tira manchas

Agora, caso você considere que os itens caseiros podem ser pouco eficientes, tente usar produtos feitos para tirar manchas. Além disso, a  sua forma de aplicação é muito similar às citadas até agora.

Assim, no mercado você encontra alguns produtos com propriedades que ajudam nesse tipo de trabalho. Afinal, esses produtos possuem solventes, que são fluidos que dissolvem diversos tipos de produtos químicos.

Bem como os removedores funcionam como uma espécie de emulsão, que é uma maneira de se misturar com os componentes da mancha. Sendo assim, esses tipos de produtos umidificam a mancha, o que ajuda na reação química.

Além disso, os removedores também podem ter enzimas nos seus componentes. É assim que eles conseguem separar as moléculas que causam as manchas.

No entanto, caso essas manchas permaneçam, esses produtos específicos apresentam também os branqueadores. Nesse caso, a mancha vai continuar lá, porém, de uma maneira mais disfarçada.

5. Peça por uma limpeza profissional

Por fim, se você ainda está em dúvida de como limpar caneta do sofá de maneira segura, optar por um serviço especializado de limpeza pode ajudar a resolver esse problema.

Afinal, além de tirar manchas, esses profissionais deixam o sofá livres de mofo, ácaros e qualquer tipo de sujeira, sempre usando produtos e equipamentos apropriados.

Bem como esse serviço possui a comodidade de ser um atendimento em domicílio. Isso significa que você não precisa se preocupar com deslocamento ou compra de materiais.

Então, o que achou sobre como tirar mancha de caneta do sofá? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse