Revista Portal Útil

Ter uma casa de praia é o sonho de qualquer pessoa, mas quando ele se realiza, é necessário ter alguns cuidados e zelo para preservar a propriedade.

Imóveis para temporada, como o próprio nome sugere, são usados apenas algumas vezes durante o ano. Quando a procura é baixa, eles costumam passar muito tempo sem uma supervisão, e alguns chegam a ficar parcialmente abandonados.

A ação do sal e a falta de manutenção podem prejudicar sua estrutura. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de cuidar das casas de praia e dar algumas dicas de cuidados.

O que este artigo aborda:

Cuidados para manter sua casa na praia
Cuidados para manter sua casa na praia
Pin It

Importância de cuidar da casa na praia

Em primeiro lugar, a manutenção de imóveis na praia não deve ser vista como despesa, mas sim, como um investimento importante.

Além de evitar estragos causados pela maresia, é por meio de cuidados periódicos que o investimento vai durar por muitos anos.

Uma manutenção programada é a melhor solução, pois mostra o que deve ser feito, quais materiais devem ser usados, e tudo isso é dividido ao longo dos meses do ano.

Tanto a limpeza quanto o conserto devem ser constantes, sempre usando produtos e materiais de boa qualidade.

Cuidar de todos os aspectos por meio de limpeza de pisos e outros tipos de manutenção ajudam a valorizar sua propriedade e evita que ela sofra com a ação do tempo, que costuma ser implacável.

O sal que vem do mar danifica o imóvel, principalmente a pintura e os portões, mesmo que a casa seja mais afastada da praia. Quando chegar o período de alta temporada, dificilmente alguém vai se interessar pelo seu imóvel.

Por outro lado, ter zelo pela residência traz muitas vantagens, e dentre as que mais se destacam estão:

  • Valoriza a propriedade;
  • Preserva sua estrutura;
  • Mantém tudo limpo;
  • Reduz a necessidade de reformas.

Deixar os cuidados necessários para depois pode chegar a um ponto problemático, onde apenas uma reforma é capaz de resolver. Para saber como manter sua casa de praia em boas condições, confira um passo a passo que separamos.

5 dicas de manutenção para seu imóvel na praia

A casa na praia é um imóvel que depende mais cuidados, tanto por meio de manutenção de portões automáticos, quanto pelo investimento em outras soluções, como:

1 – Visitar o imóvel com frequência

É recomendado que o proprietário visite a casa com mais frequência do que imagina. Passar muito tempo sem ir até o local pode dar a entender que ele está abandonado, a oportunidade perfeita para que alguns bandidos entrem.

Para evitar problemas como esse, faça visitas periódicas e observe alguns itens, como fechaduras, travas de janelas, instalações elétricas, presença de rachaduras, dentre outros pontos.

2 – Fazer limpezas regulares

É essencial fazer uma faxina geral, como a limpeza de vidros, aspirar o pó, lavar os banheiros, limpar o mofo e trocar as roupas de cama.

Para que a propriedade esteja sempre limpa, instale uma ducha na entrada, assim, os usuários retiram a areia do corpo antes de entrar.

3 – Proteger janelas e portas

Portas e janelas de imóveis usados com pouca frequência precisam de uma proteção reforçada. Eles estão mais sujeitos a arrombamentos, assim sendo, instale grades para dificultar a ação de ladrões.

Agora, se o seu imóvel é um apartamento ou casa em condomínio fechado, não é necessário se preocupar. Ainda assim, é bom visitá-lo de vez em quando.

4 – Conhecer os vizinhos

É fundamental conhecer os vizinhos e se relacionar bem com eles. Essas pessoas podem te avisar caso alguma movimentação suspeita seja vista em sua propriedade.

Durante os períodos em que ninguém usa o imóvel, peça para que vigiem a casa e entrem em contato ao perceber qualquer ação anormal.

5 – Cuidar da mobília

Os móveis da casa na praia podem se deteriorar com o tempo, principalmente se passam por longos meses sem uso.

É vital cuidar deles também para manter a decoração, seja por meio de impermeabilização de sofás, abrir um pouco os armários para ventilar e fazer os devidos consertos e substituições, sempre que forem necessários.

Conclusão

Ter uma casa na praia é um privilégio, pois além de ter a liberdade de ir para o litoral quando você quiser, ainda pode ganhar dinheiro com as locações.

No entanto, essas propriedades precisam de atenção e cuidado, mais até do que sua própria casa, uma vez que não são usadas com frequência.

Seguindo nossas dicas, certamente sua casa de praia estará sempre bem cuidada e em plenas condições de uso para você, sua família e amigos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse