A arquitetura e o design tendem a buscar soluções que sejam, ao mesmo tempo, duráveis, econômicas e esteticamente atrativas, tanto para ambientes internos, quanto para externos.
Por essa razão, não é de se estranhar que o policarbonato tenha se popularizado tanto.
O termoplástico oferece excelente custo-benefício, tem alta durabilidade, resistência e apelo estético interessante, além de ser maleável e muito versátil.
A comercialização do policarbonato é feita em chapas, que podem ter de 0,4mm a 10mm de espessura, a depender do tipo escolhido – compacto, alveolar ou corrugado.
As chapas de policarbonato alveolar são caracterizadas por terem vãos ocos – conhecidos como alvéolos – que as tornam mais leves e também reduzem o custo de produção.
Já o policarbonato corrugado é comercializado em chapas em formato de telhas, que se encaixam umas às outras e têm, como grande vantagem, o custo mais baixo do mercado.
Temos também o policarbonato compacto, que é o tipo mais nobre de todos, caracterizado pelas chapas lisas, maciças e sem emendas. Por essa razão, é o mais recomendado para aplicações em que se preze o apelo estético.
Em todos os casos, vale ressaltar que o policarbonato é altamente resistente a impactos, altas e baixas temperaturas e a intempéries, como chuvas fortes, umidade, maresia e vento.
Outro ponto muito positivo do material é que todas as placas passam por tratamento contra raios UV, o que ajuda a proteger as peças contra amarelamentos, aumenta sua durabilidade e ainda protege a saúde humana, já que esses raios são muito prejudiciais.
Além de tudo isso, o policarbonato ainda oferece muita segurança, já que não propaga chamas em caso de incêndios e nem estilhaços que podem gerar acidentes graves em caso de quebras.
Com todas essas vantagens, fica fácil entender por que o material é amplamente utilizado em coberturas em geral, sejam elas instaladas em ambientes residenciais, comerciais, industriais, hospitalares, entre outros.
A seguir, falaremos ainda mais sobre pontos positivos dos telhados de policarbonato, especialmente os transparentes, que irão ajudar a valorizar a sua obra. Confira!
O que este artigo aborda:
Economia
De modo geral, o policarbonato tem um excelente índice de transmissão de luz, especialmente nas chapas compactas na cor cristal, em que o valor pode chegar a quase 90%.
Por isso, os telhados de policarbonato transparente são uma ótima escolha para quem quer fazer o fechamento de uma área externa, sem abrir mão da claridade natural do espaço, diferente das coberturas em telha, por exemplo, que escurecem o ambiente.
Com a entrada de luz natural, reduzimos a quantidade de lâmpadas acesas durante o dia e, consequentemente, os gastos com a energia elétrica.
Além da transparência, as chapas de policarbonato oferecem grande conforto térmico, já que sua condutibilidade de calor é menor do que a do vidro. Com isso, também é possível diminuir o uso de aparelhos de ar condicionado.
Dessa forma, além da economia gerada para nosso próprio orçamento, também contribuímos para a redução do uso de recursos naturais, fazendo com que a aplicação do policarbonato em coberturas seja ecologicamente correta, algo extremamente valorizado e importante hoje em dia.
Facilidade na instalação
Quem já passou por obra em casa ou no local de trabalho sabe o quão difícil esse período pode ser. Afinal, estamos falando de sujeira, barulhos e outros fatores que incomodam e interferem em nosso dia a dia.
Se essa é sua preocupação ao optar por um telhado de policarbonato transparente, pode ficar despreocupado: a instalação das peças é muito prática, limpa e rápida, podendo ser realizada em um único dia, dependendo do espaço, é claro.
E, como as chapas de policarbonato pesam cerca de 90% a 50% a menos do que as de vidro, seu manuseio é mais simples e não é necessário realizar grandes mudanças estruturais para a instalação.
Ou seja: ao optarmos por um telhado de policarbonato em vez de uma cobertura de vidro, podemos contar com um trabalho muito mais ágil, com acabamento igualmente refinado e qualidade óptica similar.
Manutenção simples
Por fim, não podemos negar que a praticidade é fator determinante para a escolha da maior parte das pessoas. Afinal, com o cotidiano corrido, soluções que facilitem e agilizem o dia a dia são muito bem-vindas.
Nesse quesito, o policarbonato se destaca mais uma vez dos demais materiais para telhados e coberturas existentes no mercado.
Como consegue suportar até 250 vezes mais impacto do que o vidro comum e cerca de 30 vezes mais do que o acrílico, dificilmente o policarbonato passará por quebras que exijam consertos e substituição das peças.
Além disso, sua manutenção é muito simples, sendo necessário apenas tomar cuidado para manter o termoplástico longe de produtos químicos abrasivos, que podem danificar e reduzir a vida útil das peças.
Para conservá-las mais belas, por mais tempo, recomenda-se realizar a limpeza periódica dos telhados de policarbonato transparente, utilizando água, sabão neutro e um pano ou esponja macia.
Aplique a solução sobre a cobertura e enxágue com água corrente. Para melhores resultados, é possível utilizar uma máquina de jato. Após removida toda a sujeira, é só secar as placas com o auxílio de um pano 100% algodão.
E então, que tal investir em um telhado de policarbonato transparente e aproveitar todas as vantagens que o material oferece para a valorização da sua obra?
Procure por um fornecedor de confiança e faça seu orçamento. Com toda a certeza, você não irá se arrepender.
Artigos relacionados: