Revista Portal Útil

Quer ter ideias de prateleiras para cozinha pequena? Uma vez que a cozinha é um dos ambientes da casa que mais precisa de funcionalidade e organização. Por isso, usar prateleira para cozinha pode ser uma ótima dica para quem não abre mão do bom gosto ao decorar e preza por um ambiente prático e simples de limpeza.

Então, continue a leitura para conhecer os melhores modelos de prateleiras para cozinha que vão harmonizar com o ambiente decorado e trazer mais praticidade para o dia a dia. Confira!

O que este artigo aborda:

20 ideias de prateleiras para cozinha pequena
20 ideias de prateleiras para cozinha pequena
Pin It

Quais são as vantagens de usar prateleira para cozinha pequena?

Primeiramente, a cozinha se tornou um dos ambientes mais usados da casa. Isso porque é nela que preparamos as refeições diárias, bem como é usada como um espaço de lazer para entreter amigos e familiares.

Nesse caso, a decoração de cozinha deve ser elaborada de maneira a deixar esse ambiente mais organizado, funcional e agradável

Dessa maneira, uma das principais vantagens em utilizar a prateleira para cozinha está na facilidade em organizar o ambiente. Não importa se é uma cozinha pequena ou cozinha grande, esse espaço da casa é um dos que mais possui itens para serem guardados. Por exemplo, eletrodomésticos, panelas e vários utensílios de cozinha.

Além disso, mais uma vantagem dos modelos de prateleiras para cozinha tem a ver com a decoração personalizada que esse item proporciona no ambiente. Uma vez que a prateleira para cozinha pode receber eletrodomésticos, mantimentos, entre outras possibilidades. 

Também é fundamental lembrar que a prateleira para cozinha vai utilizar um espaço muitas vezes deixado de lado, que são as paredes. Bem como há vários modelos de prateleiras para cozinha no mercado, desde prateleiras com menor profundidade, até as mais profundas. 

Por fim, a prateleira para cozinha também pode ser encontrada em vários materiais como ferro, madeira, vidro ou aço inox, o que garante uma decoração mais personalizada para o ambiente.

Prateleira de madeira para cozinha

Antes de mais nada, a prateleira de madeira para cozinha pequena é uma das mais utilizadas. Uma vez que isso se deve por conta de sua resistência e também devido a prateleira de madeira harmonizar facilmente com diferentes estilos de decoração.

Por exemplo, a prateleira rústica para cozinha que é feita com uma madeira com acabamento mais grosseiro, podendo até mesmo usar madeira de demolição. Entre outros modelos de prateleira de madeira para cozinha que apresentam o acabamento mais liso, podendo até mesmo ser pintada de várias cores.

Além disso, uma dica importante para quem quer usar a prateleira de madeira para cozinha é evitar que ela entre em contato com água. Por isso, esse não é o melhor modelo de prateleira para pia de cozinha. 

Prateleira de vidro para cozinha pequena

Já a prateleira de vidro para cozinha possui como maior vantagem a facilidade na limpeza. Sendo assim, isso é essencial no ambiente onde muitas vezes cozinhamos coisas gordurosas e pode acabar deixando a prateleira de vidro para cozinha com um aspecto ruim. Mas, nesse caso, basta retirar a prateleira e lavar com água e sabão.

Outro ponto importante é que a prateleira de vidro para cozinha é uma das mais utilizadas em cozinhas pequenas. Isso porque ela não cria uma barreira visual, ajudando na sensação de amplitude para o cômodo.

Prateleira de ferro para cozinha

Temos também a prateleira de ferro para cozinha que traz um charme especial na decoração do ambiente. No entanto, assim como a prateleira rústica para cozinha de madeira, a prateleira de ferro para cozinha também deve ficar longe do contato com a água, já que o material pode acabar enferrujando.

Assim, se você optar pelo modelo de prateleira de ferro para cozinha coloque longe da pia, para não ter problemas.

Prateleira de inox para cozinha

Por fim, similar à prateleira de vidro, a prateleira de inox para cozinha também possui muitas vantagens para a decoração desse ambiente. Pois a prateleira de inox para cozinha é resistente a água, podendo ser usada em um ambiente com mais umidade. 

Sobre a decoração, a prateleira de inox para cozinha é ideal para quem deseja dar um toque mais contemporâneo ao ambiente.

Como escolher uma prateleira para sua cozinha pequena?

Em suma, no mercado há vários modelos de prateleiras para cozinha, e isso pode nos deixar confusos na hora de escolher. Por isso, a principal dica é pensar quais são as suas reais necessidades que esse item deve ajudar a suprir.

Dessa maneira, anote exatamente o que você quer usar nas prateleiras. Ou seja, defina se elas vão ser prateleiras para colocar eletrodomésticos pequenos como torradeiras, liquidificador, batedeiras, sanduicheiras, itens decorativos, entre outros. Uma vez que isso irá influenciar no tamanho e design da prateleira escolhida.

Mais uma dica é observar bem como é a decoração do ambiente. Afinal de contas é importante que a prateleira para cozinha “converse” com o estilo do espaço e estabeleça uma decoração bonita e agradável para a cozinha pequena. 

Por fim, defina exatamente onde a prateleira para cozinha vai ser instalada, já que assim fica mais fácil escolher o tamanho certo da prateleira.

20 ideias de bancada para cozinha pequena

Sendo assim, na cozinha, as prateleiras são boas aliadas para a organização do ambiente com mais um toque de estilo. Simples e leves, elas conseguem substituir os armários ou ajudarem no armazenamento de itens e utensílios. 

Confira as principais ideias de prateleiras para a cozinha e inspire-se para decorar o espaço de maneira funcional e prática.

  1. As prateleiras organizam o espaço de maneira simples.
  2. Também dão um toque especial para a decoração da cozinha pequena.
  3. Você consegue armazenar itens que sempre utiliza no dia a dia.
  4. É ideal para itens como potes, utensílios e também louças.
  5. Dá para guardar pequenos eletrodomésticos.
  6. Bem como objetos decorativos
  7. As prateleiras para cozinha em madeira são muito versáteis.
  8. Modelos brancos ficam um charme no ambiente.
  9. Já uma peça preta é bastante elegante.
  10. Pratos e canecas coloridas deixam o ambiente mais decorado.
  11. Você pode criar diversas composições diferentes com prateleiras.
  12. Por exemplo, montar um armário com prateleiras.
  13. Outra ideia é montar uma cozinha com prateleiras abertas.
  14. Até mesmo os pequenos modelos fazem a diferença.
  15. Combine cores variadas.
  16. Decore usando vasos.
  17. Caso queira, dá para cultivar temperos.
  18. Aproveita melhor os espaços das paredes da cozinha.
  19. Otimiza o espaço de armazenamento.
  20. Por fim, deixa tudo muito mais funcional.

Então, o que achou das ideias de bancada para cozinha pequena? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse