Depois de encontrar a casa ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de personalizá-la de acordo com seus gostos e preferências. No entanto, é fato que uma reforma não é algo simples e exige o conhecimento de diversos profissionais para ser concluída dentro do prazo e orçamento estipulados previamente. Justamente por isso, é cada vez mais comum contratar empreiteiras, que oferecem diversos benefícios para os moradores do novo espaço.
Contudo, muitos preferem contratar um pedreiro devido à diferença de valores cobrados. Mas, devemos lembrar que o barato pode sair caro e a empreiteira é especialista em obras de maior porte ou qualquer outra que envolva modificações na parte estrutural do imóvel. Portanto, se você está em dúvida, continue acompanhando o post de hoje e entenda se realmente vale a pena contratar uma empreiteira.
O que este artigo aborda:
- Quais as vantagens de contratar uma empreiteira?
- 1. Menos dores de cabeça
- 2. Redução da burocracia
- 3. Total comprometimento com o melhor resultado
- O que observar na hora de contratar uma empreiteira?
- Vale a pena contratar empreiteira?
Quais as vantagens de contratar uma empreiteira?
É fato que reformas podem ser bastante complicadas e a empreiteira conta com profissionais especialistas e preparados para atenderem às suas necessidades, orçamento e planejamento. Portanto, confira abaixo algumas das principais vantagens em contratá-la para reformar sua casa:
1. Menos dores de cabeça
Ao contratar uma empreiteira você fica livre de dores de cabeça, pois ela se torna a responsável pela obra como um todo. Ou seja, irá contratar a mão de obra pelo melhor preço e qualidade, negociar descontos com fornecedores de materiais e artigos de decoração, além de gerenciar e fiscalizar toda a obra. Nesse sentido, você não precisará lidar com nenhum dos perrengues típicos de uma reforma, como erros de execução, surpresas desagradáveis, imprevistos que extrapolam o orçamento, etc. Afinal, tudo será resolvido de forma imediata pelo empreiteiro, visando sempre a qualidade, segurança e economia.
2. Redução da burocracia
Outra grande vantagem de contratar uma empreiteira para reformar sua casa é não precisar lidar com a burocracia. Isso porque, todas as etapas que precisam ser bem detalhadas e verificadas, como cálculos de materiais e gastos por cômodo são feitas pela empresa. Da mesma forma, ela também fica responsável por obter o alvará de reforma junto à prefeitura, reunindo toda a documentação necessária, como RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
3. Total comprometimento com o melhor resultado
Por fim, mas não menos importante, como estará lidando diretamente com uma empresa, o comprometimento com o prazo final de entrega e orçamento da casa é muito sério. Inclusive, contratar uma empreiteira é praticamente uma garantia de que você terá tudo exatamente como planejou ou contratou. Vale lembrar que, se algo sair diferente, é possível fazer uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, garantindo ainda mais segurança e proteção.
O que observar na hora de contratar uma empreiteira?
Seja para construir ou reformar, é importante tomar cuidado na hora de contratar uma empreiteira. É claro que solicitar orçamentos para diferentes empresas, a fim de comparar os valores obtidos, é uma boa pedida. Além disso, buscar referências sobre a empreiteira com pessoas que já a contrataram ou até mesmo na internet, também é importante, pois assim terá conhecimento sobre seu histórico.
Esses dois fatores são essenciais para definir a empresa que será responsável por executar a obra, sendo primordial conhecer a empreiteira antes de fechar o contrato, a fim de evitar dores de cabeça. Contudo, vale lembrar que também é importante fazer uma busca mais detalhada e, para isso, você pode solicitar alguns documentos, como:
- Cópia do contrato social da empreiteira para confirmar que ela realmente existe;
- Consultar o PROCON, Fórum Cível e Juizado Especial para confirmar se existe alguma reclamação ou ação judicial contra a empresa;
- Verificar se a empreiteira está cadastrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Por fim, também é importante verificar se os documentos, como proposta de contrato e contrato, contêm informações, como:
- Especificações referente à obra que será executada;
- Condições e forma de pagamento, prazo para conclusão da obra e descrição detalhada dos serviços que serão realizados pela empreiteira na execução da obra;
- Se há seguro de vida para os funcionários que farão parte da obra, a fim de evitar que qualquer responsabilidade de possíveis acidentes recaia sobre você;
- Declaração de responsabilidade dos encargos trabalhistas por parte da empreiteira, evitando que o contratante tenha qualquer problema relacionado à área trabalhista.
Vale a pena contratar empreiteira?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena contratar uma empreiteira. Afinal, ela possui profissionais altamente qualificados e comprometidos em entregar o melhor resultado para seus clientes, atendendo ao orçamento estipulado e prazo combinado. Com isso, você não apenas garante maior tranquilidade, mas também consegue focar em outros pontos importantes da mudança, como escolha da decoração, por exemplo. Contudo, é importante ficar atento a alguns detalhes na hora de contratar a empreiteira, pois assim você tem a certeza de que contratou uma empresa de qualidade e confiança.
Artigos relacionados: