Uma fritadeira elétrica é sinônimo de praticidade, agilidade e um sabor muito mais saudável, visto que visa menos uso de óleo ou gordura no preparo de vários alimentos. Contudo, será que em alguns casos, precisa colocar óleo na airfryer?
Ela é potente e em menos de uma década já conquistou um número considerável de fãs. A famosa fritadeira elétrica, é uma ótima opção para quem deseja preparar as refeições com menos uso de óleo e preservando os nutrientes dos alimentos.
Contudo, a grande dúvida de boa parte do público é: Precisa passar óleo na air fryer antes de usar?
A resposta certa é sim. Para quem nunca viu, a panela air fryer possui uma “cestinha” interna na panela, que serve para armazenar os alimentos ou mesmo um pote próprio menor para preparo de arroz, por exemplo.
A cestinha também serve para “fritar” no superaquecimento bolinhos de queijo, kibes, pães de queijo, pasteizinhos, bem como assar carnes, bifes, frangos e outros tipos de alimentos. Ocorre que alguns alimentos durante o seu preparo, soltam muita gordura e tal gordura gruda na cestinha.
Desta forma, se a mesma não estiver untada com um pouco de azeite, esses alimentos grudam e podem até queimar.
Existem algumas regras que, para quem adquire a air fryer é sempre bom seguir. Afinal, está longe de ser apenas mais uma panela na cozinha.
O que este artigo aborda:
- Seguir o manual
- Vire os alimentos
- Calcule o tempo exato
- Esquente a air fryer primeiro
- Acompanhar o preparo
- Outras receitas
Seguir o manual
Como existem alguns tipos de air fryer, sendo a mais atual a que vem com forno embutido, é sempre bom verificar as instruções do manual para que o uso da panela seja sempre o mais correto e adequado possível.
Isso garante um tempo de vida útil maior à panela bem como alimentos muito mais saborosos e saudáveis.
Vire os alimentos
Para que os alimentos fiquem “fritos” ou assados por inteiro, é preciso revirá-los no interior da cestinha conforme o tempo de cocção exato. Muitas pessoas acreditam que essa seja uma exigência apenas das panelas e frigideiras comuns, mas na verdade, também faz parte da air fryer.
Calcule o tempo exato
Existe no manual de uso, alguns tempos sugeridos de fábrica para serem usados como referência, mas claro, na prática, vale o que a pessoa desejar e o tempo que considera o melhor ponto da carne, por exemplo.
Esquente a air fryer primeiro
Às vezes, antes de assar um bife ou um frango, é necessário pré-aquecer a fritadeira de forma que o calor em seu interior ajude no processo de cocção. Não é preciso ficar ligada por muito tempo. Bastam 3 a 5 minutos antes do preparo.
Acompanhar o preparo
Muitas vezes não é possível acompanhar o preparo da comida durante a cocção dos alimentos. Algumas opções de air fryer trazem a porta de vidro, como uma forma de visualizar o preparo do alimento e saber quando está ou não no ponto certo.
Outras fritadeiras, por sua vez, consentem que se abra a panela e se visualize a bandeja para verificar o ponto dos alimentos. E claro, existem as mais antigas que não recomendam, por conta de haver o risco de a pessoa se queimar.
O manual de instrução certamente dará essa informação. É importante uma vez que certos alimentos precisam ser acompanhados de tempo em tempo para não queimarem.
Outras receitas
Alguns sites específicos e mesmo usuários no YouTube não cansam de compartilhar dicas e receitas que valem a pena ser seguidas. São chefes de cozinha e cozinheiros anônimos que compartilham o amor pela gastronomia e pela alimentação saudável, utilizando a airfryer como churrasco com carvão, bolo, lasanha e muitos outros.
Artigos relacionados: