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O que é cultura organizacional? De que maneira a cultura organizacional pode facilitar os resultados de uma empresa? A cultura organizacional é realmente importante para o plano empresarial e para o mindset Recursos Humanos? De que maneira podemos implementá-la em nossa gestão empresarial? Essas são apenas algumas perguntas que vamos responder hoje.

Para manter uma empresa não somente aberta, mas trazendo bons resultados, são necessárias algumas tomadas de ações que visam a melhoria de todos os aspectos de um grupo empresarial. Dentro dessas ações, está a cultura organizacional, muito estudada no âmbito de administração de negócios e protagonista de nosso conteúdo.

Por isso, neste conteúdo, vamos explicar aos nossos leitores, muitos deles gestores, o que é cultura organizacional, mas não somente isso: explicaremos também o porquê dela ser importante e como ela pode ser formada aí na sua empresa. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

O que este artigo aborda:

Pessoas reunidas em volta de uma mesa
Pessoas reunidas em volta de uma mesa
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O que é cultura organizacional e por que é importante?

Afinal, o que é cultura organizacional? Por que ela é tão importante? O segredo do sucesso das empresas de hoje é saber se adaptar às mudanças mantendo seus valores e objetivos. Todas as empresas, conscientes ou não, têm uma cultura organizacional.

Tomar consciência desse fato, conhecer e analisar os elementos que o compõem e entender como eles influenciam o negócio é fundamental para as empresas modernas, que enfrentam novos desafios e mudanças a cada dia.

Vamos descobrir juntos o que se entende por cultura organizacional, como uma empresa pode formar sua própria cultura organizacional e como o clima organizacional da empresa é influenciado por ela.

O que se entende por cultura organizacional?

Existem várias teorias sobre a cultura organizacional. O estudo mais importante sobre o assunto e que define o que é cultura organizacional, é o estudo e as teorias desenvolvidas por Edgar Schein, professor de Administração da Sloan School of Management, em Massachusetts.

Schein é considerado o pai da cultura organizacional e lhe dá esta definição, para você que busca entender o que é cultura organizacional: um sistema de valores, crenças, princípios, ideias, formas de pensar, opiniões e conhecimentos implícitos, assumidos e compartilhados (pelos membros de uma organização) que determinam a forma como em que o grupo percebe, avalia e enfrenta o ambiente.

Segundo Schein, a cultura organizacional se desenvolve dentro de um grupo de pessoas. A partir da observação de um grupo, é possível deduzir e analisar os três principais elementos que o constituem:

1. Os artefatos

Esses são os elementos mais superficiais, que podem ser observados fazendo uma primeira análise aprofundada de um grupo ou empresa, como a arquitetura do ambiente físico, o mobiliário, as tecnologias que são utilizadas, a forma de comportamento de seus colaboradores, etc.

2. Valores explícitos

São os princípios sociais que orientam o comportamento do grupo, definindo o que é certo e o que é errado. Em uma empresa, são os ideais, objetivos, valores, inspirações, ideologias que podem ser deduzidas da observação da missão, dos valores que são comunicados externa e internamente, da forma como os produtos serviços são apresentados, etc.

3. Os pressupostos básicos

Por fim, temos os pressupostos básicos. Eles representam o que para o grupo é uma verdade estabelecida. Estes são elementos instintivos, que estão abaixo do nível normal de consciência e têm grande poder: eles são capazes de influenciar as percepções, pensamentos e sentimentos de cada membro do grupo, etc.

Como se forma a cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa é criada de forma espontânea, sem que os membros do grupo tenham consciência disso. Começa a se formar antes mesmo da empresa nascer, com os valores, ideias e objetivos de quem a fundou. Mas é somente quando a empresa está cheia de pessoas e essas pessoas passam muito tempo juntas, que a verdadeira cultura organizacional ganha forma e se consolida.

Entre os elementos que contribuem para sua formação estão: o estilo de liderança, as condições históricas, sociais e políticas no momento do nascimento e desenvolvimento da empresa, a cultura do país em que atua, etc. Edgar Schein usa três teorias para explicar a formação da cultura organizacional:

  • Teoria sociodinâmica: serve para explicar as relações internas de um grupo de pessoas. Tanto as relações que se desenvolvem entre os membros do grupo como as relações que se desenvolvem entre eles e os líderes do grupo;
  • Teoria da liderança: ajuda a entender como os líderes criam, desenvolvem e fazem suas suposições penetrarem nas organizações;
  • Teoria da aprendizagem: é útil entender porque algumas soluções adotadas por uma empresa se consolidam enquanto outras desaparecem.

Por que é importante definir uma cultura organizacional?

Conhecer a própria cultura organizacional é a chave do sucesso de uma empresa, pelo que é fundamental que cada empresa faça uma análise aprofundada da cultura empresarial que a caracteriza e se comprometa a melhorá-la. Uma cultura corporativa sólida e bem estruturada traz vantagens não negligenciáveis para as empresas:

  • Permite-lhe se diferenciar da concorrência;
  • Ajuda a criar coesão entre os colaboradores;
  • Contribui para o fortalecimento da imagem da empresa, tanto junto aos colaboradores quanto externamente;
  • Influencia positivamente o processo de seleção de pessoal.

Para poder criar uma cultura organizacional sólida e dinâmica, é importante reconhecer quais são os valores fundadores, quais são os principais elementos da cultura organizacional e quais devem permanecer inalterados.

Em vez disso, a mentalidade e o comportamento dos trabalhadores e gestores devem ser elementos de mudança, capazes de se adaptar ao contexto em que são inseridos, independentemente da situação em que estejam.

Por fim, não deixe de conferir o nosso artigo que fala sobre como aplicar feedbacks corretos na sua equipe.

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