Decorar o apartamento é um momento importante, afinal, é a hora de dar a sua cara e o seu jeito para o espaço. Se você comprou, alugou ou está querendo repaginar o visual do seu apartamento, pode ser que esteja cogitando a possibilidade de ter o seu apartamento decorado por um arquiteto, mas será que vale a pena?
Se o seu caso for o de alguém que acabou de comprar o apartamento, pode ser que outros detalhes também estejam em mente, como marcenaria e itens de reforma que começam antes da decoração. E, claro, sabemos que o preço só tende a subir e que esse é um dos principais pontos a serem considerados.
O que este artigo aborda:
Como o arquiteto pode me ajudar?
Antes de decidir o que fazer, precisamos entender o que faz e quem esse profissional é, para saber o que ele pode fazer pelo seu projeto. Sim, pode parecer óbvio quando ouvimos a palavra “arquiteto” pensar que contratamos esse serviço quando queremos fazer a planta de um imóvel. No entanto, é muito mais complexo do que isso.
Se você é alguém que gosta de detalhes, ou que não pensa neles e precisa de alguém que faça isso por você, de qualquer forma vai apreciar o trabalho do arquiteto. Além de projetar apartamentos, casas e imóveis diversos, o escritório de arquitetura não pensa só na estrutura física, mas também na função, conforto e bem-estar que aquele espaço vai ter e para quem ele está sendo feito. Assim o arquiteto consegue tirar o melhor proveito e fazer algo voltado para o objetivo do cliente pensando em tudo, inclusive na ergonomia e posicionamento de móveis.
Indicar os melhores materiais para construir os ambientes da forma mais adequada, de acordo com o seu uso, também faz parte da arquitetura. Por exemplo, sabemos que os materiais utilizados no banheiro não podem ser iguais aos da sala, isso porque o banheiro é muito mais úmido e requer especificidades que outros ambientes não precisam.
Precisa de alguém para te ajudar a estabelecer a melhor funcionalidade dos ambientes, aliada ao conforto necessário de cada um? O arquiteto é uma boa escolha. Ele também vai te ajudar na parte de iluminação, conforto térmico e acústico, como se encaixam a parte elétrica e hidráulica no projeto e por aí vai.
O que levar em conta na hora de escolher?
Para um apartamento decorado, alguns detalhes fundamentais devem ser considerados na hora de escolher, tanto contratar algum arquiteto para ajudá-lo quanto se optar por fazer por conta própria, e o primeiro deles é: pensar no espaço que você tem. Divisões no local, localização dos cômodos e tamanho de cada um deles para aproveitar o melhor do local, o que nos leva ao segundo ponto: os móveis.
Sabemos que essa escolha é essencial e deve ser feita com cautela, principalmente quando estamos pensando no espaço. Saber o que cabe no apartamento, assim como quanto você pode gastar com cada coisa, é primordial. Além disso, lembre-se de que os móveis devem ser escolhidos de forma a trazer praticidade, e que, às vezes, o que achamos que combina na nossa mente, não fica tão bom assim em casa.
Imóveis no Rio de Janeiro
E se a sua procura for em uma cidade litorânea, como o Rio de Janeiro, lembre-se que, além de todos os pontos acima, ainda deve considerar algo muito importante: a localização, o que inclui vista, mobilidade e móveis adequados dependendo do quanto de maresia sua casa vai receber. Se você busca por um apartamento no Leblon, você vai encontrar tudo o que precisa, da estrutura até os passeios e opções de restaurantes na proximidade.
Artigos relacionados: