Revista Portal Útil

Quer ideias para decoração de cozinha pequena? Pois saiba que o desafio de decorar uma cozinha pequena exige sabedoria. Uma vez que o ambiente possui eletrodomésticos que já ocupam bastante espaço. Além disso, o cômodo precisa ter circulação de ar e também espaço para armazenamento.

No entanto, com alguns passos simples, dá para ter uma cozinha pequena, funcional e aconchegante. Para isso, é fundamental usar o espaço como um todo.

Então, continue a leitura para conferir ideias incríveis para decoração em cozinha pequena.

O que este artigo aborda:

Decoração de cozinha pequena: 20 dicas
Decoração de cozinha pequena: 20 dicas
Pin It

20 ideias de decoração de cozinha pequena

Em suma, existem várias dicas de decoração para cozinha pequena, que te ajudam a manter um ambiente bonito e funcional. Confira!

Prefira investir em móveis sob medida

Antes de mais nada, tenha em mente que os móveis sob medida são excelentes para todos os ambientes, especialmente os pequenos. Isso porque, além de promoverem um bom acabamento e harmonia no espaço, eles atendem às suas especificidades.

Além disso, móveis funcionais são excelentes aliados. Por exemplo, armários com rodinhas podem ficar embaixo da bancada. Ou então você pode preferir uma bancada retrátil, que pode ser recolhida após a refeição.

Dessa maneira, investir no mobiliário é uma maneira de aproveitar todo o espaço disponível da sua cozinha.

Explore o ambiente da sua cozinha verticalmente

No geral, na decoração de cozinha muito pequena, ter vários armários ou prateleiras pode deixar a sua cozinha confusa. Por isso, optar por mobiliários na parte mais alta do cômodo é uma das melhores formas de ganhar espaço sem comprometer a sua circulação.

Além de deixar tudo mais organizado, o ambiente fica clean e aconchegante. outra opção é deixar as panelas ou outros objetos coloridos à mostra, para dar um toque pessoal para a decoração.

Utilize de cores claras na decoração

Entenda que as cores claras, principalmente o branco, ajudam a sua cozinha a parecer maior. Uma vez que refletem mais a luz e causam a ideia de amplitude. Por isso, sempre que possível, opte por móveis e eletrodomésticos em tons neutros e itens de decoração coloridos para trazer charme à cozinha.

Mais uma dica é investir nos papéis de parede vinílicos. Ao serem laváveis, esses revestimentos são ótimos para a cozinha por serem fáceis de limpar. Ou seja, trata-se de uma ótima alternativa para quem deseja decorar a casa sem gastar muito ou precisar encarar uma obra.

Compre banquinhos pro ambiente

Caso o seu objetivo seja economizar espaço, descarte as cadeiras. Já que os banquinhos cabem embaixo da mesa e alguns modelos também são dobráveis. Bem como eles estão disponíveis em vários modelos e cores.

Aliás, a mesa é um item que precisa da sua atenção. Assim, escolha modelos estreitos e pequenos. Dessa maneira, deixe os modelos maiores para outros cômodos, como a sala. 

Não se esqueça da organização

Deseja ter mais espaço na sua cozinha? Então, é fundamental que ela esteja sempre bem arrumada. Sendo assim, nada de deixar louças empilhadas na pia, procure lavá-las assim que usar. Bem como, evite deixar objetos desarrumados à mostra.

Além disso, outra dica é setorizar objetos para facilitar na sua organização. Portanto, separe panelas, talheres, pratos, copos, entre outros utensílios. Isso irá deixar a decoração mais harmoniosa e facilitar a sua rotina.

Considere ter um painel perfurado

Outra dica de como decorar uma cozinha pequena e simples é investir em um pegboard, também chamado como painel perfurado. Ou seja, nada mais é do que uma estrutura fina em madeira com vários furos que possibilitam a colocação de ganchos para colocar ferramentas e utensílios.

Dessa maneira, por possuírem uma espessura fina e fácil para instalação, eles funcionam bem em ambientes pequenos. Isso porque você consegue pendurar todo o seu arsenal culinário e tê-lo sempre à mão.

Tenha superfícies reflexivas na sua cozinha

Por sua vez, quando o assunto é decoração, há uma infinidade de materiais com várias indicações. Sendo assim, os que apresentam acabamentos reflexivos, como espelhos e vidros, são bons aliados para cômodos pequenos.

Isso porque essas superfícies refletem a luz que incide no local e deixam a impressão de que o ambiente é maior. Portanto, opte por algo com propriedade reflexiva sutil.

Coloque os eletrodomésticos embutidos

No geral, a maioria dos eletrodomésticos disponíveis no mercado possuem versões para embutir. Isso faz você ganhar mais espaço e praticidade na cozinha. Além disso, é uma boa opção para decorar a sua cozinha de forma elegante, equilibrada e também clean.

Mais uma recomendação é, caso você goste de assistir TV enquanto cozinha, coloque o aparelho em um nicho entre os móveis.

Priorize sempre uma boa iluminação

Por último, a decoração não está completa caso você esqueça da iluminação. Pois, além de seu uso funcional, ela também consegue ajudar a ampliar esse ambiente. Dessa maneira, um bom projeto de iluminação faz toda a diferença para sua cozinha.

Assim, o ideal para a cozinha é misturar ao menos dois tipos diferentes de luz. Por exemplo, coloque lâmpadas de cores frias, onde precisa desempenhar atividades que exigem mais concentração, como o preparo dos alimentos. 

Já as de cores quentes, use em momentos mais aconchegantes, como para jantares. Uma boa ideia é ter colocar spots sob os armários, para destacar objetos e causar um efeito de decoração.

Então, o que achou sobre as dicas de como decorar uma cozinha pequena? Deixe nos comentário

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse