Revista Portal Útil

Quer aprender como fazer a decoração em sala pequena? Pois saiba que apartamentos pequenos estão muito em alta. Especialmente, devido às demandas do mercado por moradias em grandes cidades e o sonho de conquistar o primeiro imóvel, pois uma metragem menor deixa os apartamentos mais acessíveis financeiramente.

Dessa maneira, a maioria das construtoras estão investindo no lançamento de moradias com 30 a 60 metros quadrados, apresentando cômodos compactos que precisam de um maior planejamento para decorar e distribuir os móveis.

Sendo assim, a sala é um dos ambientes com mais convivência em uma casa. Por isso, também precisa de uma atenção especial para sua composição. Então, continue a leitura para aprender sobre a decoração de sala pequena.

O que este artigo aborda:

Decoração em sala pequena: 18 dicas
Decoração em sala pequena: 18 dicas
Pin It

18 dicas de decoração em sala pequena

Confira agora as principais ideias para decorar sala pequena:

1. Antes de comprar, anote todas as medidas

Primeiramente, para acertar na decoração de salas pequenas é ir às compras com informações importantes. Por exemplo, como o tamanho da parede em que vai ficar a estante ou qual a medida máxima do sofá para caber no cômodo. 

Assim, você evita qualquer dor de cabeça e garante o móvel adequado para o ambiente.

2. Opte pelo simples

Em suma, várias vezes na decoração de sala de estar pequena “menos é mais”. Ou seja, optar por um ambiente que não seja carregado de informações permite que ele se torne um local mais aconchegante e também funcional.

Uma vez que espaços pequenos precisam de aproveitamento racional e de um design que cause fluidez e acolhimento.

3. Prefira não espalhar muitos objetos decorativos

Uma vez que um lugar muito cheio ‘diminui’ a sensação de espaço. Por isso, é essencial não “pesar a mão” nos objetos de decoração, escolhendo somente alguns itens pontuais para dar charme ao ambiente. 

Mais uma dica é prestar atenção também para a altura de móveis e objetos decorativos. Sendo assim, privilegie os que ficam abaixo do nível dos olhos.

4. Defina um estilo de decoração para a sala

Outra dica de como decorar salas pequenas é definir qual estilo de decoração a sua sala vai ter. Por exemplo, para você não misturar a decoração contemporânea com a minimalista. Nestes casos, é fundamental encontrar o estilo que mais te agrada.

5. Coloque espelhos na decoração

Além disso, entenda que a manipulação visual é muito importante em espaços pequenos. Dessa maneira, os espelhos são bons aliados, pois criam a ilusão de que o local é maior e bem iluminado. 

Então, esse truque também é uma boa opção para salas pequenas. Bem como há diferentes formatos e estilos de espelhos que podem ser usados na decoração.

6. Ache o sofá ideal para o ambiente

Normalmente, o sofá é o item principal da sala. Por isso, é importante saber escolher a peça adequada para o seu ambiente. Sendo assim, busque um sofá confortável, com proporções compatíveis com o espaço. 

No geral, o ‘tamanho ideal’ é aquele que deixa espaço livre para circulação. Bem como você pode escolher um sofá-cama sem braços que também permite receber hóspedes.

7. Dê preferência para sofás com tons neutros e claros

Já que o sofá costuma ocupar o maior espaço da sala, ao escolher cores mais claras, ele acaba dando mais “amplitude” ao ambiente. Enquanto cores mais escuras delimitam mais o espaço.

Além disso, um sofá claro ainda permite que você use cores em outros elementos de decoração, como nas almofadas.

8. Esqueça os conjuntos de sofás de 3 e 2 lugares

Uma vez que você possui pouco espaço, a melhor opção é usar um mobiliário que não preencha praticamente toda a sua área de circulação. Dessa maneira, apenas um sofá combinado com puffs ou poltronas deixam o espaço mais livre sem perder comodidade.

9. Não exagere no tamanho da sua TV

Isso porque é fundamental escolher o tamanho da televisão com consciência. Pois em espaços apertados, ficar muito próximo da TV faz mal para a saúde dos seus olhos. Bem como, uma TV grande em um local menor fica desproporcional.

Então, para calcular o tamanho recomendado da TV para a sala siga a regra:  para telas de 32” a 37” é preciso que o telespectador esteja a uma distância entre 2,40 m e 2,80 m. Por sua vez, as 42” a 47” precisam de 3,20 m a 3,60 m; enquanto  as de 52” de, ao menos, 4 m.

10. Coloque a sua TV na altura ideal

Também é importante calcular a altura que o televisor vai ficar. Assim, o mais indicado é que fique a 1,20 m a partir do piso até a base da tela, para permitir um campo de visão confortável para o telespectador. 

Atente-se ainda à luminosidade do ambiente e evite deixar a TV próxima às janelas para não sofrer com muito reflexo na tela.

11. Usar um painel para TV é sempre boa opção

Definitivamente, o painel para TV ajuda no aproveitamento inteligente da sala, pois usa a parede a seu favor. Por exemplo, o espaço em que você colocaria um rack, pode ser aproveitado com outros móveis e objetos.

Além disso, os painéis também garantem um toque moderno ou mesmo clássico para o ambiente dependendo do material utilizado.

12. Prefira cores claras para pintar as paredes da sala

Outra dica para ajudar na percepção visual da sala, dando a sensação de maior espaço, é preferir usar cores claras nas paredes. Isso porque o s tons claros nos dão uma sensação de espaço mais amplo.

No entanto, tudo é uma questão de equilíbrio e harmonização. Isso significa que podemos eleger um tom mais escuro para uma parede, que pode dar uma sensação de profundidade ao ambiente.

13. Móveis claros também ampliam o ambiente

Assim como acontece nas paredes e nos sofás, outros móveis em tons claros também trazem a sensação de amplitude. Por isso, é possível apostar em prateleiras, mesas de canto e outros componentes do mobiliário em tons neutros.

14. Use cores em objetos

Caso você goste de cores na decoração, em salas pequenas os objetos podem te ajudar nisso. Enquanto paredes e móveis são claros, detalhes como almofadas, porta-retratos, vasos e itens decorativos podem contar com  tonalidades mais fortes.

15. Escolhas banquetas que tenham pernas expostas

De forma geral, se você consegue ver através de um móvel, existe uma sensação de “mais campo de visão”. Ou seja, banquetas com pernas expostas são boas opções para sala pequena. 

Uma vez que além de serem funcionais, elas auxiliam no efeito de um ambiente amplo e com melhor circulação.

16. Poltronas são boas opções

Assim como sofás muito grandes não se encaixam bem em salas pequenas, outra opção para colaborar para o conforto do ambiente são as poltronas. Já que além de confortáveis, são comercializadas em vários estilos e cores.

Dica importante: poltronas que possuem rodas em sua base são ótimas para espaços menores por permitirem melhor locomoção e otimizar o uso desse cômodo.

17. Coloque puffs à disposição

Bem como os puffs e os móveis com rodízio são ótimas escolhas para pequenos ambientes pela flexibilidade que apresentam. Além disso, puffs são geralmente mais acessíveis financeiramente e podem ser encontrados em diversos formatos e cores, o que garante para sua sala a decoração mais personalizada.

18. Mesa de centro apenas se houver espaço

Por último, como a prioridade em uma sala pequena é permitir a circulação, a mesa de centro só entra quando for necessária e couber no espaço. Caso não seja possível, as mesas de canto são as escolhas mais viáveis para espaços pequenos.

Então, o que achou das dicas de como decorar sala pequena e simples? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse