Revista Portal Útil

É fato que de nada adianta adquirir um imóvel bonito junto à imobiliária se ele também não oferecer aconchego e bem-estar no dia a dia. Contudo, para isso, os próprios moradores devem fazer um trabalho de autoconhecimento e entenderem o que realmente é importante, pois o que promove aconchego para uns, pode não ser para outros. Dessa forma, a decoração irá oferecer muito mais do que beleza, mas também qualidade de vida na rotina da família. Isso é primordial, pois nossa casa é sempre um refúgio de descanso e lazer.

Portanto, se você quer deixar seu imóvel mais confortável, continue acompanhando o post de hoje e veja 7 dicas.

O que este artigo aborda:

Uma sala de estar decorada com uma mesa no meio
Uma sala de estar decorada com uma mesa no meio
Pin It

1. Inclua cores quentes

As cores, texturas e estampas têm um grande poder nos ambientes, transmitindo sensações específicas a cada mistura. Para quem quer um ambiente confortável, as cores quentes são ideais, como amarelo, vermelho e laranja. Elas podem aparecer em paredes, pinturas, adesivos e até mesmo nos móveis. Além disso, a luz amarelada é primordial. Em pisos e paredes, inclua revestimentos que remetem ao natural, como pedra, madeira ou bambu.

2. Inclua tecidos e adornos nos ambientes

Peças grossas e felpudas são perfeitas para deixar os ambientes quentinhos, enquanto panos leves mantêm o frescor no verão. Inclusive, brincar com as diferentes texturas e misturas no ambiente é uma ótima maneira de valorizá-lo. Além disso, almofadas também serão muito bem aproveitadas, que podem ser tanto em cores vibrantes quanto em tons mais neutros. 

Para complementar, inclua elementos que tenham valor sentimental para os moradores, como quadros e pôsteres, objetos colecionáveis, itens adquiridos em viagens e fotografias, é claro. 

3. Explore o aroma dos espaços

Uma casa aconchegante deve agradar a todos os sentidos. Por mais que o visual seja importante, algo que faz diferença na percepção de espaço é o aroma presente. Sendo assim, espalhe elementos aromáticos pelos cômodos, com parcimônia, é claro. Afinal, ninguém merece ficar em um espaço com cheiro muito forte e misturado, certo? Se estiver em dúvida, aposte em velas, incensos, difusores e até mesmo vidros decorativos com ervas e pétalas. Ao escolher os aromas certos, você terá conforto no dia a dia e ao receber convidados, promovendo experiências únicas. 

4. Dê um toque pessoal às paredes e divisórias

O espaço vertical de uma casa ou apartamento não pode ser esquecido. Portanto, coloque sua criatividade para funcionar e comece a decorar paredes e divisórias. Um bom exemplo é instalar uma estante vazada entre a sala e cozinha integrada, incluindo objetos decorativos, fotos, livros, esculturas, etc. Além disso, painéis ripados também podem servir como divisória, além de abrigar plantas trepadeiras e luminárias embutidas. Lembre-se ainda que um quadro lousa na parede ou quadros decorativos são ótimas pedidas para deixar os ambientes ainda mais personalizados. 

5. Utilize plantas

As plantas trazem vida aos ambientes, literalmente. Tanto pequenas quanto grandes, elas têm a capacidade de umidificar e purificar o ar da parte interna da casa. Mas, antes de sair comprando qualquer espécie, é importante saber onde pretende colocá-la, a fim de garantir a escolha certa para aquele canto. Isso porque, cada planta tem suas próprias necessidades e precisa ficar em um ambiente que irá atender todas elas. Por exemplo, lugares com sombra e pouca luz, a palmeira ráfia, dracena e violeta são excelentes. Já para ambientes com luz solar direta, bromélias e azaleias serão perfeitas. 

6. Iluminação natural é uma grande aliada 

Quando bem aproveitada, a iluminação natural deixa o imóvel muito aconchegante, tanto em relação ao conforto térmico quanto visual. Contudo, junto dela, a iluminação artificial também deve ser planejada. As luminárias de piso, por exemplo, iluminam boa parte do ambiente de forma confortável e suave, combinando muito bem com sofás e nos cantos dos quartos.

Mas, é importante deixar claro que a luz amarela é a que deve ser usada, visto que transmite aconchego e conforto. Além disso, considere utilizar cores claras e neutras nos móveis e paredes. 

7. Use madeira

Por fim, elementos de madeira promovem elegância aos ambientes, além de deixarem os cômodos visualmente mais aquecidos. Aqui, você pode incluir a madeira na mobília ou até mesmo nos revestimentos, como piso e paredes. Da mesma forma, estantes com nichos de madeira combinam muito bem com painéis de vigas, oferecendo não apenas beleza, mas também uma divisão adequada dos ambientes. 

Vale lembrar ainda que madeiras claras são discretas e não disputam com as outras cores presentes no local. Com isso, você pode mudar o estilo de decoração sem se preocupar com o aconchego. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá deixar sua casa ou apartamento muito mais aconchegante. Contudo, é importante ter um bom planejamento, além de entender quais são os gostos, preferências e rotina dos moradores. Dessa forma, você irá garantir ainda mais qualidade de vida e bem-estar no dia a dia. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse