Com o passar do tempo e o processo natural de evolução da humanidade, o mundo caminha cada vez mais em direção a ações sustentáveis e escolhas conscientes. Os modos tradicionais de agir e viver estão se tornando alvo de questionamento e, assim, antigos costumes e hábitos acabam sendo repensados e melhorados.
Em relação às formas de consumo, um bom exemplo disso é a crescente procura por produtos não testados em animais. As pessoas estão buscando transformar suas ações e a maneira como elas impactam no meio ambiente.
A tarefa pode ser até mais fácil do que se imagina. Hoje em dia não faltam empresas que trazem propostas que convergem com um mundo mais eco friendly, o que contribui muito para quem deseja viver de forma mais ecológica e sustentável.
Quer saber como consumir de forma mais consonante com a natureza? Acompanhe!
O que este artigo aborda:
- Faça uso de produtos que sejam livres de sofrimento animal
- Entenda a diferença entre produtos veganos e cruelty free
- Faça uso de ecobags e evite sacolas plásticas
- Torne o seu consumo de água mais consciente
- Separe o seu lixo corretamente e por categorias
- Aposte em roupas de segunda mão ou de empresas locais
Faça uso de produtos que sejam livres de sofrimento animal
Uma das principais formas de adotar práticas mais sustentáveis e ecologicamente corretas é abolindo o uso de produtos que testam em animais, sejam eles: produtos de limpeza, maquiagem, cosméticos e dermocosméticos ou mesmo peças de roupa que explorem os bichinhos de alguma forma (couro, seda, etc.).
Entenda a diferença entre produtos veganos e cruelty free
Nem todo mundo sabe, mas existe uma diferença entre um produto ser vegano ou cruelty free: um shampoo vegano, por exemplo, necessariamente será cruelty free, mas um shampoo cruelty free não necessariamente será vegano.
Se ele não for testado em animais, mas tiver mel em sua composição, ele não será vegano, pois tem um ingrediente de origem animal. De qualquer forma, apostar nesses produtos é um passo importante rumo a um estilo de vida com menos impactos ambientais.
Faça uso de ecobags e evite sacolas plásticas
Recuse sacolas plásticas sempre que possível, principalmente nas compras de mercado. Tenha mais de uma ecobag e carregue-a sempre que for ao mercado, feira, etc. Se todo mundo passasse a levar as próprias sacolas de pano quando fossem às compras, toneladas de plástico deixariam de ser jogados na natureza todos os dias.
Torne o seu consumo de água mais consciente
Faça o possível para tomar banhos menos demorados, desligando a torneira entre uma passada de shampoo e outra. O mesmo vale na hora de escovar os dentes: a água não precisa ficar ligada durante todo o processo, muito menos no jato máximo. Crie formas de reaproveitar a água da chuva e procure reutilizar a água que sai da máquina de lavar para limpar calçadas, por exemplo.
Separe o seu lixo corretamente e por categorias
Não é porque algo não serve mais para você, que deve ser descartado de qualquer forma. Mesmo depois de jogado fora, o lixo continua sendo um problema de todos, afinal, estamos dividindo o mesmo planeta e tudo que é depositado na natureza passa a fazer parte dela, para o bem ou para o mal.
Por isso, é muito importante que o lixo seja separado pelas categorias corretas e que cada uma delas receba a destinação correta. Lembrando sempre que, além de reciclar, também é possível reduzir o lixo que produzimos: basta consumir com mais consciência.
Aposte em roupas de segunda mão ou de empresas locais
Falando em consumo consciente, você provavelmente já ouviu a frase “a roupa mais sustentável é aquela que já existe”. Ou seja, em vez de apostar sempre em peças novas, de fast fashion, produzidas em larga escala, por que não consumir roupas de brechós, bazares ou até mesmo feiras de trocas?
Outra alternativa é trabalhar a questão do consumismo, evitando comprar por impulso e fazendo escolhas mais conscientes e duráveis, além de apoiar empreendedores locais.
Artigos relacionados: