Revista Portal Útil

Quer saber o que se estuda na contabilidade? Antes de tudo, a Contabilidade é uma área que grande parte dos brasileiros possui contato diário. Porém, poucos realmente entendem a sua dimensão, nos estudos e na aplicação no dia a dia.

Além disso, estamos falando de uma área também muito impactada devido ao avanço da tecnologia. Assim, por estar cada vez mais modernizada, novas maneiras de prestação de contas, pagamento de tributos e emissão de notas estão sendo popularizadas.

Mais um ponto que vale destacar é que é normal um país passar por mudanças tributárias e fiscais. Nesse caso, é o contador quem ajudará na adaptação das empresas a essas mudanças. Por exemplo, nos processos burocráticos, ao centralizar as informações e lidar com a parte fiscal.

Entretanto, atuar com empresas não é a única opção do contador. Afinal, existem outras formas de atuar com contabilidade que estão diretamente relacionadas com o curso. 

Então, para te ajudar a entender a área, a King Contabilidade preparou esse artigo sobre o que se estuda na contabilidade. Confira.

O que este artigo aborda:

Mulher pesquisando o que se estuda na contabilidade
Mulher pesquisando o que se estuda na contabilidade
Pin It

Afinal, o que se estuda na contabilidade?

Primeiramente, o curso de Ciências Contábeis é fundamentado em algumas disciplinas que formam a base teórica para se aprofundar em outras matérias. 

Sendo assim, essas disciplinas são: sociologia, administração, Planejamento Tributário, Direito, Economia, Língua Portuguesa, Sociologia, Teoria da Contabilidade, Planejamento e também Contabilidade Financeira.

Após as matérias introdutórias, o estudante irá se especializar em algumas áreas como Comunicação, Ética, Direito, Economia, Matemática e Tecnologia da Informação.

Então, para uma formação técnica e gerencial, após completar a formação base e as matérias essenciais, o aluno deve aprender algumas disciplinas específicas, que também são fundamentais para a atuação.

Por fim, o curso de Ciências Contábeis também traz disciplinas especiais e optativas. Ou seja, você pode escolher como compor o seu curso de acordo com as suas necessidades.

Normalmente, algumas das optativas disponíveis são: Contabilidade no Setor Imobiliário, Controladoria, Aquisições e Reestruturações. Contabilidade de Instituições Financeiras, Fusões, Pesquisa em Contabilidade, Planejamento Tributário, Reporting e Relações com Investidores, e muito mais.

É preciso ser bom em matemática para fazer contabilidade?

Em suma, há uma dúvida comum entre as pessoas interessadas em Ciências Contábeis. Então, é preciso ser bom em matemática para conseguir fazer contabilidade?

Pois saiba que o curso de Ciências Contábeis trabalha, sim, com números e muita matemática. No entanto, é algo muito diferente do ensinado no ensino médio, que tratava de uma área maior desse ensino, por exemplo, fórmulas, trigonometria e equações .

Além disso, o curso também trabalha muito com as matérias de humanas. Por exemplo, sociologia é uma matéria fundamental, bem como Direito e Administração. Uma vez que, essas matérias vão compor uma parte significativa da contabilidade.

No entanto, quando for optar pelo estudo das Ciências Contábeis, considere se você gosta de atuar com essa área específica da matemática, como matemática financeira e estatística.

Por isso, não é preciso ser bom ou ter facilidade com matemática. Desde que, você compense isso com muito estudo.

O que esperar do curso?

Definitivamente, o curso de Ciências Contábeis busca preparar o aluno para assumir a responsabilidade financeira, contábil e tributária de uma empresa ou organização. Dessa maneira, o profissional será encarregado de registrar e controlar receitas, lucros, investimentos, compras, despesas, vendas e aplicações.

Então, por ser um profissional essencial nas organizações, a grade curricular também traz matérias de negócios, como Comunicação Organizacional e Empreendedorismo.

Sendo assim, podemos dizer que o curso de Ciências Contábeis é um curso de exatas e humanas. Isso porque apresenta as principais matérias de cada área do ensino.

Por fim, a graduação na área dura 4 anos, e para conseguir o diploma de bacharel em Ciências Contábeis é necessário fazer o estágio supervisionado de 120 horas. Além, é claro, de apresentar o trabalho de conclusão de curso para terminar o curso e iniciar no mercado.

Em suma, por ser uma área importante nas organizações, a experiência de atuação é muito valorizada. Mas a experiência não precisa ser apenas um emprego. Afinal, projetos e estágios também contam na hora de se candidatar para um novo cargo.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis?

Naturalmente, o profissional dessa área pode atuar como contador de empresas. Entretanto, uma boa parte das organizações prefere terceirizar esse serviço. Sendo assim, o contador também pode trabalhar prestando serviços terceirizados de contabilidade. 

Além disso, por ter uma grande demanda da terceirização, os escritórios de contabilidade sempre procuram contratar novos talentos para essa atuação.

Mais um ponto importante é que esse profissional também pode atuar como auditor. Uma vez que, no âmbito empresarial, o auditor é o responsável por examinar os relatórios e demonstrativos contábeis para se certificar que estão corretos. 

Portanto, o contador cuida da saúde financeira da empresa e confere todas as informações tributárias, garantindo que tudo corra bem. Outra opção de atuação é como professor.

Por tudo isso, o curso de Ciências Contábeis não é um curso novo, porém vem atraindo cada vez mais jovens para essa graduação. Ou seja, trata-se de uma área que evolui com a tecnologia e o surgimento de novos processos.
Caso você tenha se interessado e queira saber mais, pode entrar em contato pelo King Consulta. Então, o que você achou sobre o que se estuda na contabilidade?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse