sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 11:45:57
Revista Portal Útil

O conteúdo "Atividades educativas: 9 ideias para você colocar em prática" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Educacional em .


Em um mundo com tanta tecnologia pode parecer que as atividades educativas perderam espaço e deixaram de ser tão importantes. Mas, isso é mentira. Pois, muito pelo contrário, as atividades lúdicas na educação infantil são fundamentais na contribuição para o desenvolvimento e socialização dos pequenos.

Embora, se usada com moderação, a tecnologia também contribui de forma positiva no processo de aprendizagem dos pequenos. Pois, existem aplicativos e jogos muito educativos.

Contudo, neste conteúdo preparamos uma lista de algumas atividades educativas que podem ser realizadas em qualquer espaço. Além disso, essas atividades irão promover uma maior interação entre você e seu pequeno.

O que este artigo aborda:

Atividades educativas: as melhores ideias

A priori, ter uma criança em casa é sinônimo de alegria. Mas, sem dúvida alguma, também é trabalho em dobro para os pais. Pois, entreter os pequenos e ainda conseguir dar conta das tarefas do dia a dia é um grande desafio.

Pensando nisso, para ajudar você a se divertir com seu pequeno e além disso contribuir para o seu desenvolvimento, listamos algumas atividades educativas. São elas:

Atividades educativas: 9 ideias para você colocar em prática

1. Desenhos para colorir

Quando falamos em atividades educativas, os desenhos para desenhar ou colorir são sempre muito bem-vindos. Se você tiver uma impressora em casa, aproveite para baixar os desenhos para as crianças pintarem da forma que acharem melhor. Seja com lápis de cor, giz de cera ou tinta.

Caso você não tenha como imprimir o desenho, a dica é abri-lo no computador, incentivando a criança a fazer uma cópia. Essa atividade vai estimular a noção espacial e as suas habilidades motoras finas.

2. Pega-pega

Uma das brincadeiras mais conhecidas entre a criançada é a famosa “pega-pega”. Essa brincadeira pode ser aplicada em todas as idades. E o melhor de tudo é que não precisa de nenhum material específico e nem de número certo de participantes.

Contudo, você vai precisar de muito espaço para as crianças correrem. Entre as atividades educativas, o pega-pega é essencial para desenvolver o senso de direção das crianças, bem como a rapidez, agilidade e raciocínio.

3. Bobinho

Bastante semelhante ao jogo de futebol, outra atividade muito bacana é o “bobinho”.  Os participantes da brincadeira escolhem uma criança para ficar no centro e tentar pegar a bola. Os demais fazem um círculo e tocam a bola uns para os outros.

Além de outras habilidades motoras, nessa atividade as crianças trabalham a coordenação e agilidade.

 4. Caixa sensorial

Essa é uma brincadeira para ser realizada com crianças de 3 a 6 anos. A caixa sensorial, contém vários elementos que exploram as sensações táteis dos pequenos. Pode ser uma caixa de papelão tampada ou apenas uma caixa de sapato.

Neste caso, você vai precisar fazer uma abertura para que as crianças sintam os objetos com as mãos no interior da caixa. Através do tato elas devem descrever as sensações proporcionadas pelo toque e tentar descobrir qual é o objeto.

Use e abuse de objetos de texturas e formas distintas, como por exemplo, esponjas, slimes, algodão entre outros. Pois, essa é uma das atividades educativas que vai explorar a imaginação e o sentido do tato dos pequenos.

5. Quente ou frio

Essa é uma brincadeira que pode ser realizada tanto em ambientes internos, como salas de aula, quanto externos, como jardins e parques. Na brincadeira “quente ou frio”, uma criança terá os olhos tapados enquanto as demais escondem um objeto.

Então, a criança escolhida começa a procurar o objeto, recebendo dicas dos demais colegas através das palavras “quente”, para os objetos que estão próximos e “frio”, para os objetos que estão mais longe. Também pode utilizar variações como gelado ou pegando fogo.

Os elementos fundamentais para o sucesso do participante nessa brincadeira são a estratégia e a lógica. Além disso, o espírito de equipe também será aprimorado. Pois, os pequenos precisam definir juntos onde esconder o objeto e como orientar o colega a encontrá-lo.

6. Pula corda

Uma das brincadeiras mais populares e preferidas pelas crianças é pular corda. E além disso, é uma brincadeira muito saudável para os pequenos. Pular corda é também um ótimo exercício físico, ideal para a saúde e para momentos de diversão.

É uma brincadeira muito fácil e que precisa somente de uma corda e muita energia para pular. A criança tanto pode pular sozinha como em grupo, em casa, no colégio ou na rua. 

Existem muitas formas de pular corda, entre elas cantando uma musiquinha. Essa, entre outras atividades educativas, vai trabalhar habilidades motoras da criança de saltar com um ou dois pés, agachar, girar e se equilibrar.

7. Estátua

Essa é uma brincadeira antiga e muito divertida. É uma das atividades educativas perfeitas para o desenvolvimento do equilíbrio, atenção e paciência dos pequenos. Nela é colocada uma música e os participantes dançam sem parar.

Em determinado momento se ouve a palavra “estátua” e a música para. Nesse momento, todos devem ficar parados como uma estátua. Perde aquele que se movimenta primeiro.

Além disso, a pessoa que grita “estátua” pode fazer gracinhas e algumas palhaçadas na tentativa de fazer os demais participantes se mexer. A única coisa que não pode é tocar na pessoa.

Uma dica é ir eliminando as pessoas segundo vão se mexendo. Quem conseguir ficar por mais tempo sem se mexer ganha o jogo.

8. Esconde-esconde

O esconde-esconde é uma brincadeira universal e muito querida da criançada. Acompanha várias gerações em todo o mundo. Essa brincadeira muito simples é jogada da seguinte maneira:

  1. Um grupo de participantes, vai escolher uma criança que terá que procurar as demais.
  2. A criança escolhida terá que contar com os olhos fechados até um determinado número.
  3. Ao terminar de contar, a criança grita: lá vou eu! E sai procurando pelos demais.
  4. Ao encontrar alguém tem que tocá-lo e continuar procurando os outros.
  5. As crianças que ainda não foram encontradas, caso queiram se salvar, terão que correr ao lugar onde estava sendo contado e tocar antes que seja tocada.

Essa brincadeira é uma oportunidade muito divertida de interação entre as crianças. É ideal que seja feita por crianças a partir de quatro anos. Dentre as atividades educativas, o esconde-esconde vai estimular o pensamento lógico e estratégico da criança, além da rapidez e observação.

9. Observar as estrelas

Nas cidades grandes, olhar para o céu para ver as estrelas não é um hábito comum. Pois, com a alta luminosidade e a grande poluição urbana as estrelas ficam pouco visíveis. Outro ponto negativo são os prédios altos que dificultam olhar para cima.

Entretanto, esse costume simples pode ser uma excelente porta para que os pequenos adentrem em um universo de muito conhecimento. E seu filho com certeza irá adorar ficar acordado até tarde para essa atividade secreta.

Então, peça aos pequenos que leiam livros que falam sobre o universo e as constelações. Depois disso encontre um horário à noite, para observar as estrelas com eles ao menos uma vez por semana.

Conclusão

Concluindo, encontrar tempo para passar com os filhos, na maioria das vezes, é uma tarefa difícil, devido a correria do dia a dia e o estresse causado pela rotina profissional.

Contudo, como você viu acima, através de atividades educativas você poderá desfrutar de ótimos momentos com seu pequeno, e ainda fazer com que esse tempo seja valioso e educativo.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo e aproveite para curtir essas atividades educativas com as crianças. Além disso, não deixe de ver os nossos artigos da Revista Portal Útil.

Grande abraço!

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Vale a pena fazer curso de tatuagem online?

Vale a pena fazer curso de tatuagem online?

Como e por que fazer treinamentos de capacitação da equipe de limpeza?

Como e por que fazer treinamentos de capacitação da equipe de limpeza?

Concurso PCSP terá edital e prova ainda este ano

Concurso PCSP terá edital e prova ainda este ano

Cronograma de leitura: Como organizar as suas leituras e reviews

Cronograma de leitura: Como organizar as suas leituras e reviews

Quais os cursos mais cotados para 2021 por vestibulandos?

Quais os cursos mais cotados para 2021 por vestibulandos?

3 melhores Cursos do Senac

3 melhores Cursos do Senac