quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 18/05/2022 07:29:18
Revista Portal Útil

Publicado por Lucas Ferraz em 10/05/2022 às 21:27.

Você sabia que o termo Black Friday surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos e no dia após a Ação de Graças? Naquela época eram comuns as partidas de futebol americano universitário. E, por isso, o trânsito ficava intenso e os policiais da região deram o nome de “Black Friday”.

Já os comerciantes, que podiam vender, desde prateleira de aço inox a roupas, contabilizavam os prejuízos com tinta vermelha e os lucros com tinta preta. Havia muitos desfiles e patrocínio pelas ruas e, não demorou para entenderem que o feriado atrairia os consumidores e, consequentemente, aumentaria os ganhos.

Nos Estados Unidos, não existe a “Black Fraude” e os descontos podem chegar a 90%. Tudo porque os estoques se renovam e ninguém quer deixar estoques antigos parados e ter prejuízo.

O que este artigo aborda:

Os números da Black Friday no Brasil

Não é só lá fora que o comércio se movimenta e, assim como uma ponte rolante, a época pode fazer você sair do ponto A para o ponto B com maior facilidade. E você ficará surpreso com estes números. Confira, logo abaixo!

  • De 2018 a 2020, a média de movimentação foi de mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
  • Os gastos médias em 2020 crescerem para R$ 652;
  • Foram mais de 1,18 milhões de pedidos na quinta-feira (véspera);
  • Os 6 milhões de pedidos gerados, superaram as expectativas e também o ano de 2029 em 15,5%;
  • Os destaques foram para os nichos de cosmético e perfumaria;
  • Propagandas enganosas foram os grandes vilões da Black Friday, com 5,6 mil reclamações no site Reclame Aqui.

Já os produtos mais comprados, foram:

5 dicas de marketing para a Black Friday

36,50% – Celular/Smartphone

36,30% – Eletrodomésticos

29,30% – Televisores/Vídeo

24,10% – Informática/Tablets

22,40% – Móveis/Decoração

22,20% – Moda/Vestuário

21,30% – Eletroportáteis

Dicas para vender mais

Mesmo você, que faz AVCB Bombeiros, pode conquistar maior lucratividade em promoções e etc. Dentre as dicas primordiais, estão:

  1. Antecipação de algumas ofertas, ou seja, aquele chamado “esquenta” funciona e muito. Chamar a atenção dos clientes e futuros clientes é uma forma de potencializar as compras na data específica.
  2. Veja os valores médios dos produtos que você vende no mercado. Se estiver desproporcional, a tendência é que seu estoque permaneça quase inalterado. Subverta as expectativas e crie algo atrativo.
  3. Aumente seu estoque neste período para que não falte e não desagrade o cliente. Atendimento diferenciado e ágil também são fatores importantes.
  4. Utilize as redes sociais para engajar o público. Pode-se até contratar uma empresa que ficará responsável pelo setor. Cores chamativas, palavras que atraiam a atenção, imagens impactantes. Tudo serve para ‘fisgar’ o cliente numa hora dessas.
  5. Mesmo que o fluxo de pessoas seja grande, estar próximo daqueles que fecham as compras é imprescindível. Eles foram até sua loja, gastaram o dinheiro e, portanto, nada mais justo do que atenção e proximidade.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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