Revista Portal Útil

Para fazer um vídeo institucional que atraia seus clientes de forma informativa e divertida para a sua campanha, é preciso ter em mente alguns detalhes importantes.

Sabendo disso, após horas de reflexão, você percebeu que os vídeos institucionais também são uma das melhores formas de apresentar sua empresa e transmitir os seus valores. 

E você tem toda razão: com o vídeo institucional, você pode contar uma história transmitindo emoções por meio de imagens e música. 

Talvez uma nova maneira de fortalecer sua estratégia de comunicação, quem sabe?

A única desvantagem: você não sabe necessariamente por onde começar, levando em consideração os aspectos técnicos e artísticos essenciais para produzir adequadamente seu vídeo institucional.

Portanto, neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa em informações para construir um bom vídeo institucional para a sua empresa, sem recorrer a uma produtora ou software profissional de edição de vídeo.

Descubra como fazer vídeos institucionais de forma ágil, simples e rápida seguindo este guia.

O que este artigo aborda:

Como fazer um vídeo institucional: 6 dicas
Como fazer um vídeo institucional: 6 dicas
Pin It

Mapeie a estratégia de um vídeo institucional

Em geral, o tempo médio de atenção em nossas telas é de 8 segundos, o que é muito pouco.

Assim sendo, classificamos as informações que estão sendo mostradas, para passar muito rapidamente de uma para outra, e acabamos focando em um assunto que realmente nos interessa. 

Portanto, o vídeo ajuda, nesse sentido, a encantar o público:

  • 55% das pessoas consomem vídeos mais do que outros tipos de conteúdo;
  • Em 2022, 82% do tráfego global de internet será representado por vídeo.

Por isso, um vídeo institucional, bem produzido, permite assim chamar a atenção para temas originais, formatos dinâmicos, adicionar um meio de comunicação ao seu portfólio.

Enfim, aumentar o valor e o desempenho da sua comunicação, tanto interna como externa, é a real missão estratégica do vídeo institucional.

Recrute novos talentos e fortaleça o elo com os atuais

Sem dúvidas, o vídeo institucional permite que você mantenha seus funcionários ainda mais integrados e informados sobre a sua empresa.

Contudo, é hora de tirar proveito disso, contratando novos talentos e fortalecendo o elo com os atuais. Veja:

  • 83% das contratações começam com uma busca online por uma empresa;
  • Candidatos a empregos altamente qualificados aumentam em 50% com uma forte marca empregadora.

Em suma, seus funcionários são os melhores representantes da sua empresa, então por que se privar de envolvê-los em sua comunicação interna e externa?

Com toda a certeza eles podem ser parte de um vídeo institucional em algumas campanhas.

Esteja um passo à frente dos concorrentes

Os vídeos institucionais também são uma oportunidade de se destacar da concorrência e divulgar seus produtos e serviços:

  • 84% dos consumidores dizem que decidiram comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo da marca;
  • 85% dos consumidores querem ver mais conteúdo de vídeo de marcas, de acordo com o HubSpot.

E como bônus, se você tem um funcionário trabalhando para a concorrência em sua mira, saiba que 84% dos funcionários planejam deixar sua empresa por outra com reputação melhor.

Práticas para fazer vídeos institucionais eficazes

Chega de suspense, dê lugar a conselhos concretos para cativar, surpreender e prender a atenção de seus alvos em um vídeo institucional.

Traduzindo os valores da empresa

Mostrar seus compromissos é, acima de tudo, humanizar uma marca, um logotipo e um slogan. 

Sua empresa transmite uma mensagem social ou ambiental, ou simplesmente ajuda seus alvos a resolver problemas cotidianos? 

Graças ao vídeo institucional, é fácil mostrar o que seus funcionários e suas ofertas fazem diariamente, para cumprir essas promessas.

Para que a mensagem transmitida no vídeo institucional seja gravada mentalmente, você pode mostrar as palavras-chave a serem lembradas, em um fundo colorido, em Lettering.

Faça o suspense durar

O suspense é o que nos mantém assistindo o vídeo institucional até o final, ou até mesmo esperando o próximo. 

Ainda que você sabe contar histórias muito bem e que isso signifique forçar seu espectador a derramar uma pequena lágrima, em vídeos emotivos, é bom deixar o melhor para o final, sempre.. 

Aliás, você pode imaginar um tema com muitos subtemas e assim criar vídeos institucionais curtos de no máximo 2 minutos.

Para prolongar ainda mais o suspense em uma série de vídeos, crie um teaser, em forma de GIF por exemplo, ou repetindo uma pequena parte do vídeo. 

Será mais facilmente compartilhável nas redes sociais ou por e-mail graças ao seu tamanho reduzido, então você pode redirecionar o teaser para o vídeo  institucional completo quando for lançado.

E aqui está uma ferramenta muito fácil de usar para transformar seu vídeo em um GIF: Ezgif.com.

E que tal aproveitar esses vídeos institucionais curtos para revelar aos poucos, parte das premissas da empresa que os clientes ainda não conhecem? 

Ou peça para alguns de seus funcionários fazerem um vídeo descontraído, por exemplo, mostrando os produtos ou falando de um serviço.

Conte uma história

O storytelling agora é necessário em qualquer estratégia de comunicação, seja B2B ou B2C. 

Usar essa técnica em um vídeo institucional é contar uma história para apresentar a empresa, seus valores e sua cultura.

Logo, todas as empresas têm uma história para contar, principalmente sobre o seu começo. Se ficar sem ideias, considere estes tópicos:

  • O ponto de partida dos valores fundadores da empresa;
  • A história familiar que passa a empresa através das gerações;
  • Uma situação inusitada vivida com um de seus principais clientes ou um de seus parceiros;
  • As últimas grandes conquistas da sua política de RSC (responsabilidade social corporativa) em vídeo, com os principais números;
  • Uma reunião completamente diferente e que foi o ponto de partida de um novo projeto dentro da empresa.

Esse tom mais humano está é uma das novas táticas que estabelece uma relação com os clientes. É isso o que o aproxima de seus objetivos: você mostra que se adapta às tendências.

Como criar um vídeo institucional curto e atraente?

Se você optar por transmitir em uma rede social corporativa ou no LinkedIn, o engajamento é definitivamente seu objetivo final. 

A primeira impressão do seu vídeo terá que ser assertiva para atrair cliques. A criação da sua versão de vídeo institucional no formato de um pequeno teaser, portanto, é decisiva.

Logo, esse vídeo institucional curto é uma imagem de pré-visualização do seu vídeo institucional completo que você pode modificar no decorrer, quando necessário.

Felizmente, você não precisa ligar para uma agência ou produtora de vídeo para obter ajuda: usar uma ferramenta como o Canva, por exemplo, é mais que suficiente.

Para fazer você mesmo um vídeo institucional curto e de alto desempenho, aqui estão algumas dicas rápidas para colocar em prática:

  • Escolha uma foto de fundo atraente relacionada ao tema do seu vídeo: é recomendável colocar um rosto ou um personagem para contextualizar o assunto e se identificar com a pessoa representada;
  • Insira o título do seu vídeo institucional: se a versão reduzida for encontrada no meio de outros conteúdos, nas sugestões do YouTube, por exemplo, os internautas poderão saber facilmente do que se trata;
  • Trabalhe na fonte: aproxime-se o máximo possível daquela usada em seus outros meios de comunicação, para que você seja facilmente reconhecível por trás do vídeo. Deve ser grande o suficiente para ser legível, mas também deve respeitar a proporção texto/imagem;
  • Coloque o nome da sua marca e/ou seu logotipo (no centro ou no canto superior esquerdo): para lembrar quem você é e ser reconhecido;
  • Recomenda-se adicionar um ícone de “reproduzir” para incentivar a visualização do vídeo e aumentar sua taxa de cliques. Tenha cuidado, no entanto, para permanecer sóbrio na imagem de fundo para evitar o efeito da árvore de Natal.

Inserir legendas

No Facebook, mais de 85% dos vídeos são assistidos sem som. E este também é o caso em muitas outras plataformas online.

Portanto, lembre-se de integrar legendas em seu vídeo para reter seu público, seja qual for o destino do seu vídeo institucional.

Aqui estão nossas dicas para tornar suas legendas eficazes:

  • Adapte o ritmo das legendas ou lettering ao ritmo do vídeo: elas devem ser facilmente legíveis à medida que as frases são ditas no vídeo;
  • Encurte o que a pessoa ou a narração está realmente dizendo, se necessário, para ajudar seus alvos a lê-los com fluência;
  • Escolha uma boa fonte: fontes sem serifa são mais legíveis e mais adequadas para telas. Dê preferência também a uma cor ou aplique um contorno de uma cor que se destaque bem do plano de fundo em todo o vídeo institucional;
  • Para distinguir as vozes dos diferentes locutores, use uma cor por pessoa (sempre prestando atenção ao fundo) ou insira entre parênteses ( ), ou colchetes [ ], os primeiros nomes dos falantes.

Para qualquer criação de vídeos institucionais, aconselhamos a preparar o roteiro do vídeo com bastante antecedência.

Adapte o vídeo a diferentes formatos

Para que sua história seja contada em todos os lugares, considere adaptar os formatos de vídeo ao canal de transmissão. 

No geral, mantemos 3 formatos a serem respeitados: o formato horizontal, vertical e o quadrado.

Para se orientar, veja como aplicar os diferentes formatos nas redes sociais e nas telas:

Vídeo horizontal

  • Anúncio do YouTube na tela da área de trabalho;
  • Publicidade no Twitter;
  • Postagens orgânicas no YouTube;
  • Postagens orgânicas no Facebook;
  • Postagens orgânicas no Twitter;
  • Integração com páginas e artigos do seu site.

Vídeo vertical

  • História no Instagram;
  • Publicidade para celular do YouTube;
  • Publicidade nos stories do Instagram;
  • Cada vez mais, postagens orgânicas no Facebook.

Vídeo quadrado

  • Postagens orgânicas no LinkedIn;
  • Postagens orgânicas do Instagram.

Um vídeo corporativo e forte é o foco

E se depois de todos esses conselhos você precisar de um pouco mais de inspiração, aqui estão algumas ideias para guiá-lo:

  • Como instituição pública: crie um vídeo vertical apresentando uma profissão no Instagram. Perfeito para incentivar os cidadãos a se inscreverem em um concurso, por exemplo;
  • Como ONG: aposte na emoção para os seus pedidos de doação. Conte a história de sua missão por meio de visuais pungentes e palavras fortes, sem esquecer de testemunhar voluntários, funcionários e beneficiários. Para compartilhar em formato quadrado em todas as redes sociais;
  • Em eventos: em seu site, integre um vídeo de evento horizontal atestando sua capacidade de organizar eventos de sucesso. Compartilhe os resultados de seus eventos por meio de algumas estatísticas, use visuais contextuais atraentes, como vídeos da cidade anfitriã, e forneça depoimentos ou citações de expositores e participantes;
  • No livreto virtual de boas-vindas: em vez do trombinoscope tradicional, crie um clipe por funcionário ou por departamento onde todos contam uma história ou falam sobre sua missão na empresa;
  • Como grupo internacional: relembre sua missão e valores em formato de minissérie para redes sociais. A mistura certa para um vídeo corporativo de sucesso: um fundo de música inspirador na introdução, um storyboard rítmico e um discurso autêntico.

São inúmeras estratégias e detalhes até bem simples que você pode seguir para fazer você mesmo o seu vídeo institucional.

Para isso, basta seguir as dicas que colocamos aqui e já testadas por muitos empresários que precisam arregaçar as mangas e fazer os próprios materiais publicitários no início da empresa.

Conclusão

Fazer um vídeo institucional requer criatividade. Mas, ao apoiá-lo com as ferramentas certas, em formatos certos, você pode aumentar completamente a imagem da sua marca internamente, sem precisar recorrer a uma agência ou produtora que faz esse serviço. 

Por essa razão, um dos grandes motivos que levam empresários a fazerem seus próprios conteúdos, é justamente no princípio das atividades do seu negócio, quando não dispõem de muitos recursos para pagar uma agência.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse