Um funil de vendas digital aborda todas as etapas da jornada de um comprador: descoberta, consideração, compra e engajamento. O objetivo é levar os usuários ainda mais para os próximos estágios do processo de compra.
Como os anúncios do Google e do Facebook têm pontos fortes diferentes, usar os dois para criar uma experiência de funil completa que se conectará com os usuários em vários pontos de contato é a melhor estratégia. Veja como fazer isso neste artigo da Revista Portal Útil.
O que este artigo aborda:

Etapa 1: Descoberta
O objetivo da fase de descoberta é apresentar sua marca a novos clientes.
Você pode usar os anúncios do Google e do Facebook Ads das seguintes maneiras:
Capture a intenção com os anúncios da Pesquisa Google e do Shopping.
Use anúncios em vídeo do YouTube (incluindo anúncios bumper ultracurtos e não puláveis) para começar a aumentar o reconhecimento da marca.
Execute anúncios do Facebook usando um público semelhante fora de seus públicos existentes de alto valor, o que o colocará na frente de usuários semelhantes aos clientes existentes.
Execute anúncios em vídeo no Facebook, para que você possa redirecionar usuários que assistiram a pelo menos 50% do vídeo com anúncios futuros.
Seus anúncios devem ser projetados para provocar uma ação inicial, a visualização de um vídeo, um clique em um site ou um formulário preenchido. Isso permitirá que você redirecione os usuários no próximo estágio.
Estágio 2: Consideração
Durante a fase de consideração, os usuários estão decidindo se devem ou não comprar. Eles geralmente pesquisam opções diferentes e podem decidir se devem fazer a compra.
Nesta fase, você pode querer fazer o seguinte:
Teste novos anúncios para usuários do seu público-alvo que não interagiram com você da última vez.
Executar uma variedade de anúncios ou usar os anúncios de carrossel do Facebook, que exibem várias imagens, aumenta a probabilidade de eles verem algo de que gostam.
Use o Facebook e a Rede de Display do Google para redirecionar fortemente os usuários que clicaram em seu link ou realizaram qualquer outra ação em seu site, como se inscrever em uma lista de e-mail.
Use depoimentos e anúncios de conteúdo gerados pelo usuário para criar confiança e aumentar a intenção.
Mantenha seus anúncios da Pesquisa Google e do Shopping em exibição — eles ainda estão pesquisando e você não quer que eles encontrem concorrentes.
Etapa 3: Compra
Agora é hora de ir duro para a compra. Veja como:
Redirecione o público-alvo na Rede de Display do Google, incluindo o posicionamento do Gmail, e em todo o sistema do Facebook com ofertas de alto valor, levando-os a convertê-los.
Teste avaliações gratuitas, brindes de produtos, frete grátis e códigos de desconto.
Etapa 4: Engajamento e retenção
Quando um usuário se torna um cliente, sua jornada está longe de terminar. O objetivo é manter esses clientes voltando, aumentando a relação entre custo por aquisição e valor vitalício.
Aqui estão algumas estratégias de marketing de retenção usando anúncios do Google e do Facebook:
Continue a fazer vendas cruzadas mostrando aos clientes recentes acessórios ou novos produtos para impulsionar compras adicionais.
Segmento usuários cuja última compra, como sabão em pó, pode estar acabando. Lembre-os de que em breve precisarão de mais e ofereça um desconto na assinatura.
Segmente os clientes sazonais do ano passado com os novos produtos deste ano ou as próximas vendas sazonais.
Entre em contato com clientes inativos e ofereça um ótimo desconto para trazê-los de volta.
Os anúncios do Facebook e os anúncios do Google são duas ferramentas completamente separadas com alguns recursos sobrepostos.
Quando usados em conjunto, você pode obter uma forte abordagem de funil completo que permitirá atrair, converter e reter mais clientes.
Certifique-se de começar com metas e objetivos claros, bem como o orçamento para apoiá-los. Em seguida, teste as campanhas para determinar quais campanhas você precisa, onde e como otimizá-las adequadamente.
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