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A sustentabilidade nunca foi um tema tão discutido quanto nos tempos atuais. O agravamento das mudanças climáticas, os grandes casos de desmatamento e outros crescentes problemas ambientais têm chamado a atenção para a necessidade de repensarmos as maneiras que interagimos com o meio ambiente e com os recursos naturais.

As pessoas se tornaram cada vez mais conscientes desse cenário e passaram a exigir que as empresas e organizações se responsabilizem pelos impactos ambientais de seus negócios e que invistam em práticas sustentáveis e ambientalmente conscientes.

É nesse contexto que o marketing verde, uma estratégia que busca atender as expectativas dos consumidores em relação ao posicionamento ecologicamente responsável de uma marca, se torna essencial para o sucesso de um negócio.

O que este artigo aborda:

Marketing verde: o que é e como implementar na empresa
Marketing verde: o que é e como implementar na empresa
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O que é marketing verde?

Também conhecido como ecomarketing e marketing ambiental, o marketing verde é uma estratégia que busca vincular a imagem de uma empresa a uma postura ambientalmente consciente, em que a marca assume sua responsabilidade diante das questões ambientais. 

Esse posicionamento envolve a adoção de um modelo de produção baseado na sustentabilidade, que se traduz nas iniciativas de redução do impacto ambiental de toda a cadeia produtiva, desde a escolha das matérias-primas, a opção de embalagem, até a distribuição e o descarte dos produtos.

O ecomarketing surge em um contexto marcado pelo aumento da conscientização ecológica da população. Na Europa e nos Estados Unidos, a partir da década de 1960, as primeiras ações de marketing ambiental foram implementadas, mas foi somente na década de 1990 que os impactos dessas ações passaram a ser reconhecidos.

É nesse período que a gravidade da escassez de recursos naturais e os efeitos da poluição passaram a ser discutidos de maneira ampla pela população global, que passou a exigir que as marcas adotem uma postura social, cultural e ecologicamente consciente. No Brasil, a partir da instalação de multinacionais europeias e estadunidenses, no início dos anos 90, as ações de marketing verde se consolidaram como uma força de mercado no país.

Princípios do marketing verde

O marketing verde é norteado por alguns princípios. Para que uma marca adote essa estratégia de marketing, é necessário que ela seja ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa, ou seja, a empresa deve adotar uma postura sustentável, equilibrando o crescimento econômico com o respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente, além de ações voltadas para valorização da diversidade e promoção da igualdade entre as pessoas.

Além disso, a empresa deve dar total atenção aos 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. 

Investir nesses aspectos, além de contribuir para uma maior economia nos processos produtivos, também consolida a empresa como uma marca ecologicamente consciente e que se responsabiliza de maneira concreta pelos impactos de suas ações sobre a sociedade.

Cuidado com as práticas de “greenwashing”

Para que uma estratégia de marketing verde seja efetiva, é essencial que ela seja pautada por atitudes e compromissos reais, e não somente por um imagem que transmita consciência e por um “discurso verde”. Caso contrário, a marca estará apenas praticando o chamado “greenwashing” (lavagem verde).

Essa prática acontece quando a empresa tenta vincular uma imagem sustentável e ecologicamente consciente, mas, na realidade, suas ações contradizem a postura vendida aos consumidores. Afirmar que um produto é sustentável sem comprovar sua sustentabilidade, esconder e manipular dados, ocultar informações sobre produtos são ações deploráveis e que configuram greenwashing, as quais podem trazer enormes prejuízos para um negócio.

Por isso, é fundamental que o marketing verde seja realizado de maneira correta e ética em sua estratégia. Ao implementar o ecomarketing, a empresa deve assumir um compromisso real com a sustentabilidade e pautar suas atitudes a partir da responsabilidade ambiental, incorporando-a aos processos produtivos da empresa.

Vantagens e benefícios do marketing verde

Como já comentamos, com o aumento da conscientização ambiental, a postura e o comportamento das pessoas têm se transformado cada vez mais. Nesse cenário, é cada vez maior a preferência por marcas ecologicamente conscientes. Em estudo realizado em 2019 pela agência de pesquisa Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Assim, adotar uma postura responsável e preocupada com o meio ambiente é fundamental para atender às novas demandas de mercado. Através de ações sustentáveis, as empresas passam a ser mais bem vistas por consumidores, funcionários e fornecedores. 

O marketing verde é, então, uma estratégia que ajuda a conferir uma imagem de maior credibilidade para uma marca, ganhando a simpatia da opinião pública e atraindo e fidelizando novos clientes. Uma postura ecologicamente consciente também estabelece um diferencial em relação aos concorrentes, destacando a empresa no mercado, além de atrair novos investimentos e acionistas.

Por fim, investir em práticas de sustentabilidade pode trazer grandes economias para a empresa, já que elas tendem a reduzir os custos em relação a produção e distribuição de serviços e produtos.

Dessa forma, o marketing verde se mostra uma estratégia importante para ampliar o mercado consumidor, além de destacar e consolidar a empresa no mercado. 

Como implementar na sua empresa?

Para aplicar o marketing verde, é necessário, primeiramente, repensar toda a cadeia de produção e distribuição adotada em sua empresa, pois, para investir em uma imagem ecologicamente consciente, é fundamental que a sustentabilidade seja incorporada ao cerne do seu negócio, fundamentando os valores e as atitudes de todos os membros da empresa, dos donos aos colaboradores e parceiros.

A partir daí, diversas ações podem ser tomadas para incorporar modelos sustentáveis em todos os processos da empresa. O investimento em reciclagem, no reaproveitamento de materiais, na economia de água e em fontes alternativas de energia são algumas das principais ações a serem tomadas para a implementação de um modelo ecologicamente responsável em uma organização. 

Evitar ao máximo usar produtos poluentes e não-biodegradáveis, os substituindo por materiais que não agridem (ou agridem o menos possível), separar e destinar o lixo corretamente, investir no aumento da durabilidade dos seus produtos, além de apoio e criação a projetos sociais também são importantes para que a sustentabilidade seja posta em prática no dia a dia da empresa. 

Na estratégia de marketing verde, a nova filosofia da empresa, alinhada a uma postura ecologicamente consciente, deve ser divulgada e explicitada aos consumidores. Se, por exemplo, o foco da empresa é vender celular ou outros eletrônicos, é essencial ser transparente sobre as origens da matéria-prima e sobre as formas que o seu negócio contribui com a sustentabilidade.

Dessa forma, além dos enormes benefícios para o meio ambiente, adotar a consciência ecológica à cultura e ao modelo da empresa agrega valor à marca, ajudando na sua consolidação no mercado. 

Por fim, se você quer saber mais sobre o marketing verde, veja o vídeo do canal Gaia Júnior.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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