Revista Portal Útil

Conquistar o benefício de uma bolsa de estudos faz com que se torne possível o sonho de ingressar no ensino superior.

Se você não tiver condições financeiras para pagar o valor integral de uma faculdade, as bolsas podem cobrir metade do valor ou até mesmo o valor total do seu curso.

O mais importante antes de tudo é entender como concorrer a bolsas de estudo e quais os tipos de disponíveis na instituição de ensino escolhida.

É fundamental entrar em contato com a secretaria da faculdade questionando quais são os critérios necessários para conseguir a sua.

Com isso, o aluno precisa estar atento aos prazos para não perdê-la durante o curso e conseguir aproveitar o seu benefício da melhor forma possível.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as bolsas de estudos? Então este artigo foi feito para você!

Confira quais são as principais bolsas de estudos e quais são as exigências para garantir uma delas.

O que este artigo aborda:

Como concorrer a bolsas de estudo?
Como concorrer a bolsas de estudo?
Pin It

O que é uma bolsa de estudos?

Uma bolsa de estudos é um benefício para estudantes que precisam de auxílio financeiro para concluir um ensino superior. Ela pode ser parcial ou integral, dependendo dos critérios de cada instituição.

Ao conquistar uma bolsa de estudos, o aluno recebe uma parte das despesas acadêmicas (50%) ou 100% dos encargos educacionais.

O número de vagas destinadas a bolsas costuma ser limitado. Uma vez que o indivíduo recebe o benefício, sua relação com os estudos é favorecida.

Benefícios de uma bolsa de estudo

Se a sua meta é ingressar no ensino superior, é preciso ter em mente que os custos com faculdade podem ser bem altos, até mesmo nas instituições de ensino públicas.

Além da mensalidade, existem também gastos com material, transporte, alojamento, entre outros.

Como funciona uma bolsa de estudo?

Instituições de ensino públicas e privadas oferecem bolsas de estudos, e algumas delas podem ser exclusivas da organização.

Porém, não são todos os estudantes que podem obter uma bolsa, é preciso estar dentro dos critérios estabelecidos pela faculdade ou pelo programa de bolsa, dependendo do tipo de benefício.

Abaixo, vamos apresentar as principais bolsas de estudos e como adquiri-las.

4 principais bolsas de estudos e a quem se referem

No Brasil, existem cerca de quatro tipos de bolsas de estudo. São elas:

  1. Acadêmicas: são bolsas de estudos voltadas para estudantes com um desempenho perfeito nos estudos ou que tenham participação em monitoria ou projetos científicos.
  2. Econômicas: são bolsas de estudos concedidas à população de baixa renda.
  3. Esportivas ou artísticas: são bolsas concedidas aos alunos que se destacam em modalidades esportivas ou artísticas.
  4. Auxílio amplo: são descontos da instituição oferecidos para vários tipos de alunos.

Como ganhar bolsa de estudos parcial ou integral?

O método mais conhecido para conquistar uma bolsa de estudos e garantir uma vaga em uma instituição pública ou descontos especiais em diferentes tipos de instituições particulares é pelo Programa Universidade Para Todos, mais conhecido como ProUni, criado pelo Governo Federal.

O programa é destinado a pessoas de baixa renda e pode garantir uma vaga em cursos presenciais ou a distância de graduação, pós-graduação e mestrado.

Para obter o benefício, é necessário ter feito a última prova do ENEM e atender a todos os requisitos de escolaridade e renda.

Outros programas estaduais e nacionais de bolsa também oferecem vagas em faculdades públicas, além de oportunidades como atuação como pesquisador no exterior.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse