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Tão importante quanto produzir e compartilhar conteúdo qualificado é empregar as técnicas de SEO on page e off page.

Os algoritmos dos principais mecanismos de busca da web avaliam uma série de aspectos para definir quais são os melhores links para cada pesquisa.

Conhecer as duas modalidades de SEO serve como guia para entender com maior profundidade como os algoritmos funcionam.

A questão é que existem características dentro e fora das páginas que merecem muita atenção. Ou seja, as táticas de SEO vão muito além de decisões estéticas dentro de um site.

Saiba mais sobre elas, além de entender a forma como os algoritmos classificam resultados e compreender a importância do SEO em geral.

O que este artigo aborda:

Diferença entre SEO on page e off page: 7 dicas
Diferença entre SEO on page e off page: 7 dicas
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O que é SEO on page e off page?

SEO on page é tudo aquilo que é feito dentro do site para que o Google o ranqueie melhor. A extensão dos posts, a qualidade do conteúdo, as palavras-chaves utilizadas, o link building, tudo isso é SEO on page.

Tudo isso aprimora a experiência de quem visita a página – e, como resultado, faz com que o marketing digital seja mais bem-sucedido.

Por outro lado, SEO off page corresponde às ações realizadas fora do endereço eletrônico com o objetivo de melhorar a visibilidade dele.

Backlinks e guest posts são provavelmente as duas formas mais comuns de SEO off page. A ideia é estabelecer contato com sites de nichos similares para potencializar os negócios de ambos.

Melhores maneiras de usar SEO on page e off page

Depois de introduzirmos brevemente cada conceito, vamos focar nas maneiras de empregá-los e adotá-los no seu e-commerce, blog e derivados.

É importante destacar que eles devem ser combinados em uma mesma estratégia. Assim, o ranqueamento será maior!

1. Dedique-se à meta descrição

Sabe aquela pequena descrição, de uma linha, que fica logo abaixo do título dos links no Google? Essa é a meta descrição!

Ela serve para dar um pequeno aperitivo do que o usuário vai encontrar se porventura clicar naquele link.

Uma meta descrição otimizada tem entre 150 e 160 caracteres, usa palavras-chaves e chama a atenção do usuário.

2. Faça otimização de imagens

O Google também leva as imagens em conta na hora de definir a ordem de ranqueamento. E o que significa otimização de imagens?

Nada mais é do que nomeá-las de acordo com o conteúdo que elas ilustram. Ou seja, o título do arquivo deve identificá-las com clareza.

Assim, fica mais fácil para os algoritmos indexarem o seu conteúdo (e para que as pessoas o encontrem também, é claro).

Em termos de seo off page, poucas técnicas são mais interessantes e relevantes quanto o link building.

Consiste em “ganhar” menções em sites de terceiros que tenham relação com a persona que você deseja atingir.

Quanto mais sites qualificados te citam, mais pessoas chegam até você – e, assim, sua posição nos resultados do Google aumenta!

4. Invista no Marketing de Influência

Os influenciadores fazem parte do maior fenômeno de comunicação dos últimos anos, com certeza.

Eles reúnem milhares de pessoas, fãs e admiradores, e tem perfis nas redes sociais como uma grande plataforma comunicativa.

Sua marca também deve aproveitar essa oportunidade por meio do Marketing de Influência: você contrata um influencer para divulgar produtos ou serviços.

Mais pessoas ficarão cientes do que você oferece e, com isso, mais vendas ocorrerão. Ótimo, não?!

Por que se preocupar com SEO?

A otimização de conteúdos para mecanismos de busca não é nenhuma novidade. Mas caso você ainda não esteja a par do que ela oferece de melhor, não pare de ler!

Nós vamos te explicar de agora em diante, acompanhe!

1. Oferece uma experiência melhor ao usuário

Tanto o SEO on page quanto o off page são esforços certeiros para melhorar a experiência de cada visitante.

Informações de qualidade, layout acessível, abas organizadas: tudo isso converge em experiências de navegação notáveis.

2. Aumenta as taxas de conversão

Como resultado, as pessoas passam mais tempo navegando no seu site e tendem a comprar mais.

Estatísticas apontam que 14,6% dos leads são convertidos em clientes por conta de decisões de SEO.

3. Dá credibilidade

Um site facilmente navegável contendo materiais relevantes é vital para a construção de uma marca íntegra.

O SEO contribui decisivamente para tudo isso, com certeza. Portanto, você precisa começar a integrá-lo às suas estratégias hoje mesmo!

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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