Revista Portal Útil

Estudos realizados pela Worth Global Style Network (WGSN) mostram que novos perfis de consumidores irão influenciar o planejamento e as estratégias de marketing digital nos anos de 2025 e 2026.  As necessidades e os desejos do público são responsáveis por nortear o trabalho de profissionais da área, que devem recalcular a rota e pensar em novas formas de alcançar o sucesso no ambiente on-line. 

Entre as estratégias que se encaixam para atender aos novos perfis de consumidores está a consultoria de SEO atualizada, direcionada para otimizar sites e blogs a fim de aumentar a visibilidade das páginas nos mecanismos de busca e atender às demandas do público-alvo. 

Aplicar SEO em blogs e sites é uma prática que já vem se popularizando nos últimos anos. No entanto, para os próximos dois, os estudos apontam a necessidade de aprofundar a combinação de técnicas de SEO com criatividade. Para isso, é necessário criar textos relevantes e atraentes, que melhorem o posicionamento orgânico do site, mas também capturem o interesse dos leitores, possibilitando a conversão.

Segundo a CEO da Experta, Flávia Crizanto, o SEO é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de tornar um site mais facilmente encontrável nos mecanismos de busca por quem busca o conteúdo que ele tem a oferecer. “Essas técnicas são fundamentais para que uma página se destaque da concorrência e entre no radar dos clientes de forma natural e orgânica. Aplicá-las conforme as necessidades dos diversos perfis de consumidores é essencial para seu sucesso”, avalia. 

Conhecer os novos perfis de consumidores identificados pela WGSN pode ser o pontapé inicial para que os profissionais de marketing digital estabeleçam as estratégias para atender às demandas que irão surgir nos próximos anos.  

O que este artigo aborda:

Novos perfis de consumidores devem determinar estratégias de marketing digital nos próximos anos
Novos perfis de consumidores devem determinar estratégias de marketing digital nos próximos anos
Pin It

Perfis de consumidores reivindicam ‘lugar no mundo’ em 2025

Segundo o relatório Future Consumer 2025 da WGSN, no próximo ano, ocorrerão mudanças em todo o mundo. Viagens no aspecto físico e digital, concentração em economias regenerativas e os ecossistemas de negócios devem ganhar destaque.

A partir dessas mudanças, o estudo identificou quatro perfis de consumidores que têm em comum a necessidade de reivindicar o tempo e o seu lugar no mundo. A compreensão sobre cada um deles permite entender quais tipos de estratégias podem ser eficazes para as empresas de marketing digital. 

O primeiro perfil de consumidor é chamado de neo-niilista. De acordo com a WGSN, é aquele que deseja encontrar a felicidade e o propósito longe do que é convencional. Em geral, são pessoas céticas em relação à capacidade das organizações de resolverem problemas e interessadas em ideias especulativas. 

Para alcançar esse consumidor, os profissionais de marketing digital precisarão abraçar conceitos inovadores e oferecer materiais diferenciados que estejam alinhados com perspectivas instigantes, orienta o estudo.

O segundo perfil é chamado de redutores, definido como “pessoas que valorizam conexões humanas e desejam restabelecer laços com o mundo físico após a imersão digital”. Por serem preocupados com sustentabilidade, esses consumidores valorizam empresas que promovam práticas ESG, portanto, focar em estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social pode ajudar a engajá-los, conforme a WGSN. 

O terceiro perfil listado é o protetor do tempo, caracterizado por pessoas que valorizam experiências significativas e equilibradas e, para isso, investem tempo em atividades que as enriqueçam em todos os aspectos. 

A pesquisa informa que, para esses consumidores, “o tempo é um recurso valioso” e, por isso, estão dispostos a gastar com produtos e serviços que proporcionem bons momentos. Para eles, conteúdos diretos e que tragam um conhecimento vasto no tema são os mais atrativos e podem ser dispostos em sites, redes sociais ou outras plataformas de fácil acesso. 

O último perfil é o de consumidores pioneiros. O estudo destaca que esse público é empreendedor e intenso, prioriza novas ideias e tem forte senso de propósito. Por serem pessoas em busca constante por inspiração, tendem a gostar de conteúdos originais, que tragam propósito e estimulem a criatividade. 

Para 2026, o público que experiências autênticas

A WGSN também traçou o perfil do público para 2026, o que também pode ajudar os profissionais do marketing digital a se prepararem para elaborar estratégias no médio prazo. 

De acordo com outro estudo da empresa, 2026 será como um período de transição, em que as pessoas estarão se ajustando e encontrando o próprio propósito. Nesse sentido, os consumidores terão um espírito de cooperação mais evidente e estarão focados em soluções colaborativas para problemas complexos. A saudade pelo passado também será um tema recorrente, juntamente com a preocupação com o futuro. 

Assim como em 2025, a pesquisa também identificou quatro perfis. O primeiro é o de consumidores imparciais, pessoas comprometidas com a verdade em uma era em que, provavelmente, boa parte dos conteúdos encontrados na internet serão gerados por Inteligência Artificial (IA).

Esse público será menos influenciável por qualquer conteúdo digital, o que faz com que as estratégias de marketing se readaptem para trazer materiais informativos e de qualidade que conquistem a confiança desse grupo. 

O segundo perfil foi denominado pela WGSN como autônomos. São pessoas que estarão desinteressadas por consumo tradicional e buscarão por experiências mais autênticas. O estudo destaca que, apesar do nome, não são consumidores individualistas, pelo contrário, serão movidos por senso de responsabilidade coletiva. 

Para esse público, o marketing digital precisará mostrar um caráter responsivo e alinhado às práticas sustentáveis. A criatividade também deverá ser ponto central das estratégias. 

Já o terceiro perfil é chamado de esperançosos. Conforme a pesquisa, os consumidores irão buscar conexões verdadeiras com as pessoas. Por isso, esse grupo defende a vida em comunidade, valorizando a cultura de cuidado, estilo de vida descentralizado e estruturas familiares redefinidas. Conteúdos que destaquem histórias de comunidades colaborativas, práticas sustentáveis e iniciativas de apoio mútuo podem agradá-los. 

Outro perfil listado pela WGSN para 2026 é o sinérgico. Esses consumidores buscam novidades que acarretem bem da humanidade e do planeta, visando um mundo mais justo, igualitário e acessível. Por abraçarem novas experiências, propostas como eventos on-line, webinars comunitários e fóruns de discussão ajudarão a fortalecer o senso de pertencimento e engajamento desse público. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quando bem estruturado, o marketing digital pode trazer benefícios como: melhor posicionamento de mercado, ganho de métricas e resultados, maior retorno de investimento, aumento da interatividade com o cliente e um maior reconhecimento.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse