Estudos realizados pela Worth Global Style Network (WGSN) mostram que novos perfis de consumidores irão influenciar o planejamento e as estratégias de marketing digital nos anos de 2025 e 2026. As necessidades e os desejos do público são responsáveis por nortear o trabalho de profissionais da área, que devem recalcular a rota e pensar em novas formas de alcançar o sucesso no ambiente on-line.
Entre as estratégias que se encaixam para atender aos novos perfis de consumidores está a consultoria de SEO atualizada, direcionada para otimizar sites e blogs a fim de aumentar a visibilidade das páginas nos mecanismos de busca e atender às demandas do público-alvo.
Aplicar SEO em blogs e sites é uma prática que já vem se popularizando nos últimos anos. No entanto, para os próximos dois, os estudos apontam a necessidade de aprofundar a combinação de técnicas de SEO com criatividade. Para isso, é necessário criar textos relevantes e atraentes, que melhorem o posicionamento orgânico do site, mas também capturem o interesse dos leitores, possibilitando a conversão.
Segundo a CEO da Experta, Flávia Crizanto, o SEO é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de tornar um site mais facilmente encontrável nos mecanismos de busca por quem busca o conteúdo que ele tem a oferecer. “Essas técnicas são fundamentais para que uma página se destaque da concorrência e entre no radar dos clientes de forma natural e orgânica. Aplicá-las conforme as necessidades dos diversos perfis de consumidores é essencial para seu sucesso”, avalia.
Conhecer os novos perfis de consumidores identificados pela WGSN pode ser o pontapé inicial para que os profissionais de marketing digital estabeleçam as estratégias para atender às demandas que irão surgir nos próximos anos.
O que este artigo aborda:
- Perfis de consumidores reivindicam ‘lugar no mundo’ em 2025
- Para 2026, o público que experiências autênticas
Perfis de consumidores reivindicam ‘lugar no mundo’ em 2025
Segundo o relatório Future Consumer 2025 da WGSN, no próximo ano, ocorrerão mudanças em todo o mundo. Viagens no aspecto físico e digital, concentração em economias regenerativas e os ecossistemas de negócios devem ganhar destaque.
A partir dessas mudanças, o estudo identificou quatro perfis de consumidores que têm em comum a necessidade de reivindicar o tempo e o seu lugar no mundo. A compreensão sobre cada um deles permite entender quais tipos de estratégias podem ser eficazes para as empresas de marketing digital.
O primeiro perfil de consumidor é chamado de neo-niilista. De acordo com a WGSN, é aquele que deseja encontrar a felicidade e o propósito longe do que é convencional. Em geral, são pessoas céticas em relação à capacidade das organizações de resolverem problemas e interessadas em ideias especulativas.
Para alcançar esse consumidor, os profissionais de marketing digital precisarão abraçar conceitos inovadores e oferecer materiais diferenciados que estejam alinhados com perspectivas instigantes, orienta o estudo.
O segundo perfil é chamado de redutores, definido como “pessoas que valorizam conexões humanas e desejam restabelecer laços com o mundo físico após a imersão digital”. Por serem preocupados com sustentabilidade, esses consumidores valorizam empresas que promovam práticas ESG, portanto, focar em estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social pode ajudar a engajá-los, conforme a WGSN.
O terceiro perfil listado é o protetor do tempo, caracterizado por pessoas que valorizam experiências significativas e equilibradas e, para isso, investem tempo em atividades que as enriqueçam em todos os aspectos.
A pesquisa informa que, para esses consumidores, “o tempo é um recurso valioso” e, por isso, estão dispostos a gastar com produtos e serviços que proporcionem bons momentos. Para eles, conteúdos diretos e que tragam um conhecimento vasto no tema são os mais atrativos e podem ser dispostos em sites, redes sociais ou outras plataformas de fácil acesso.
O último perfil é o de consumidores pioneiros. O estudo destaca que esse público é empreendedor e intenso, prioriza novas ideias e tem forte senso de propósito. Por serem pessoas em busca constante por inspiração, tendem a gostar de conteúdos originais, que tragam propósito e estimulem a criatividade.
Para 2026, o público que experiências autênticas
A WGSN também traçou o perfil do público para 2026, o que também pode ajudar os profissionais do marketing digital a se prepararem para elaborar estratégias no médio prazo.
De acordo com outro estudo da empresa, 2026 será como um período de transição, em que as pessoas estarão se ajustando e encontrando o próprio propósito. Nesse sentido, os consumidores terão um espírito de cooperação mais evidente e estarão focados em soluções colaborativas para problemas complexos. A saudade pelo passado também será um tema recorrente, juntamente com a preocupação com o futuro.
Assim como em 2025, a pesquisa também identificou quatro perfis. O primeiro é o de consumidores imparciais, pessoas comprometidas com a verdade em uma era em que, provavelmente, boa parte dos conteúdos encontrados na internet serão gerados por Inteligência Artificial (IA).
Esse público será menos influenciável por qualquer conteúdo digital, o que faz com que as estratégias de marketing se readaptem para trazer materiais informativos e de qualidade que conquistem a confiança desse grupo.
O segundo perfil foi denominado pela WGSN como autônomos. São pessoas que estarão desinteressadas por consumo tradicional e buscarão por experiências mais autênticas. O estudo destaca que, apesar do nome, não são consumidores individualistas, pelo contrário, serão movidos por senso de responsabilidade coletiva.
Para esse público, o marketing digital precisará mostrar um caráter responsivo e alinhado às práticas sustentáveis. A criatividade também deverá ser ponto central das estratégias.
Já o terceiro perfil é chamado de esperançosos. Conforme a pesquisa, os consumidores irão buscar conexões verdadeiras com as pessoas. Por isso, esse grupo defende a vida em comunidade, valorizando a cultura de cuidado, estilo de vida descentralizado e estruturas familiares redefinidas. Conteúdos que destaquem histórias de comunidades colaborativas, práticas sustentáveis e iniciativas de apoio mútuo podem agradá-los.
Outro perfil listado pela WGSN para 2026 é o sinérgico. Esses consumidores buscam novidades que acarretem bem da humanidade e do planeta, visando um mundo mais justo, igualitário e acessível. Por abraçarem novas experiências, propostas como eventos on-line, webinars comunitários e fóruns de discussão ajudarão a fortalecer o senso de pertencimento e engajamento desse público.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quando bem estruturado, o marketing digital pode trazer benefícios como: melhor posicionamento de mercado, ganho de métricas e resultados, maior retorno de investimento, aumento da interatividade com o cliente e um maior reconhecimento.
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