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O Marketing de afiliados é sem sombra de dúvidas uma das estratégias mais fomentadas pelas empresas e também mais buscada pelos entusiastas do trabalho online.

De um lado, a captação de afiliados impulsiona o negócio das empresas, diminuindo e muito o custo por aquisição.

De outro, pessoas que demonstram esforço e resiliência no aprendizado vêem uma curva de lucros exponencial ao longo do tempo.

São muitos os programas disponíveis no mercado hoje como o SHEIN Afiliados, Amazon Associados, Afiliados Shopee e muitos outros.

Dentre as muitas formas de como ganhar dinheiro com blog e afiliado, hoje veremos como ganhar.

O que este artigo aborda:

Como ganhar dinheiro com blog e afiliado?
Como ganhar dinheiro com blog e afiliado?
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O Crescimento do mercado de afiliação

Dentre as muitas técnicas utilizadas por times de Growth Hacking de grandes empresas do mundo todo está a captação de afiliados.

As referências que tínhamos antes eram empresas como Hotmart, Monetizze e Eduzz, hoje temos oportunidades em muitas outras empresas e você pode se afiliar na Americanas, Amazon, Shopee e muitas outras.

Isso porque a captação destes profissionais faz com que eles ajudem a escoar os produtos e diminuam o custo por aquisição.

Ou seja, a empresa consegue aumentar o número de vendas e de clientes, pagando menos ou até mesmo nada para trazê-los até a loja.

Há quem diga que o mercado de afiliados é furado, que não funciona, que não é possível ganhar dinheiro com isso.

Mas a verdade é que sem estudo e prática toda e qualquer missão se torna difícil e o potencial de geração de receita deste mercado é tão grande que ano a ano, cresce muito o interesse das pessoas por ele.

Brincando com os números

O que atrai cada vez mais pessoas para o mercado de afiliados é, como eu disse no início deste artigo, o poder de geração de receita que ele possui.

Suponhamos que, após estudar o Marketing de Afiliados e montar sua estratégia, você consiga vender uma média de 200 produtos por mês, recebendo uma comissão de R$50,00 (cinquenta reais) por cada venda.

Observe que 200 negócios realizados em um mês são considerados por muitos como uma performance de iniciante neste mercado.

Igualmente, uma comissão de R$50,00 é uma comissão considerada média a baixa por muitos, principalmente se a técnica implementada for a divulgação por meio de tráfego pago.

Enfim, 200 vendas por mês, com uma comissão de R$50,00 te dá um retorno de R$10.000,00 por mês.

A depender da sua situação financeira atual, você pode achar que este valor seja razo, mas está muito acima da média salarial do país.

Pessoas se matam de estudar para prestar concursos públicos com vencimentos muito abaixo disso.

E essa é a mágica deste mercado, com o tempo, estes números só tendem a crescer e não param mais.

As diferentes estratégias de venda

Existem inúmeras estratégias de venda no Marketing de Afiliados:

  • Tráfego pago ,através do Google Ads;
  • Tráfego pago através de outras redes de anúncio;
  • Tráfego pago através de redes sociais como o Facebook Ads ou Pinterest Ads;
  • Venda a través de fanpages, grupos e outros meios em redes sociais;
  • Tráfego pago e orgânico através de blogs.

Tomaremos esta última estratégia como exemplo nos próximos tópicos.

Blog, uma máquina de vendas!

É normal no início dos estudos sobre como ganhar dinheiro com blog as pessoas se depararem com um menosprezo em relação aos blogs e uma glamourização das diferentes estratégias de tráfego pago.

Isso é algo super normal, tudo o que aparenta ter maior complexidade tende a ser mais atraente.

Mas com o passar do tempo as pessoas entendem que um blog é na verdade uma ferramenta versátil, um verdadeiro “canivete suíço” em estratégias de venda.

Podendo ser inclusive utilizado para complementar uma estratégia de tráfego pago, onde os criativos são usados para direcionar tráfego para artigos estrategicamente otimizados para vender.

Os pontos positivos que um blog possui em relação à captação de clientes é tão grande que até mesmo grandes e-commerces estão enviando estas ferramentas às suas lojas online.

Dentre outros, os principais meios de como ganhar dinheiro com blog e afiliado são:

  • SEO;
  • SEM;
  • Emprego de técnicas de copywriting;

Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Como usar um blog para vender como afiliado?

SEO

O SEO é uma sigla que vem do inglês Search Engine Optimization e em português chamamos de otimização para os mecanismos de busca.

Consiste em uma série de pequenas tarefas feitas no site, nos artigos, URLs, imagens e também fora do site, como uma boa hospedagem, segurança da navegação, layout e linkagem externa.

Não iremos nos aprofundar neste assunto por ser um amplo demais, caso você não saiba, existem mais de 200 fatores que o Google leva em conta na hora de ranquear um conteúdo.

O que você precisa saber por hora é que o SEO te possibilita colocar conteúdos bem posicionados na SERP – Search Engine Result Pages sem nenhum custo.

SERP significa Página de resultado do mecanismo de pesquisa, que é basicamente a página que o Google apresenta com respostas para o que você pesquisou.

Isso significa que você consegue fazer com que potenciais clientes cheguem até a página onde você oferece seu produto sem ter que pagar por isso.

É uma excelente estratégia, por não haver um custo por aquisição, os lucros são maiores.

Porém, deve ser levado em conta que, ao contrário do SEM, como veremos a seguir, o SEO não trás resultados da noite para o dia.

Leva tempo para que as coisas aconteçam por meio desta estratégia e, como eu disse, são uma série de fatores que devem trabalhar em conjunto para que os resultados cheguem.

Se você tiver um excelente artigo totalmente otimizado e tiver empregado com maestria o modelo A.I.D.A e técnicas de copywriting, mas tiver uma péssima hospedagem, um projeto pesado e péssimas pontuações no Copre Web Vitals, certamente terá poucos frutos a colher.

SEM

SEM significa Search Engine Marketing, ao contrário do SEO, esta estratégia consiste em ficar bem posicionado na SERP do Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa de forma paga.

Falando especificamente do Google, que é o maior buscador que temos hoje, isso é possível através do Google Ads, que funciona como um leilão.

Nele, as palavras – chave são classificadas com preços de lances mínimo e máximo.

Aquele que paga o maior lance e segue todas as regras e diretrizes de campanha como uma boa qualidade do anúncio, uma boa página de destino e etc, sobressai sobre os concorrentes.

Ao contrário do SEO, aqui as coisas funcionam de uma maneira mais rápida, é plenamente possível criar uma campanha e em minutos ver os potenciais clientes chegando.

Você pode atraí-los até um artigo otimizado e lá, pode convencê-lo a comprar o produto que está promovendo.

No entanto, assim como o SEO ou qualquer outra estratégia no marketing de afiliados, exige estudo e dedicação e em se tratando do SEM, de cautela.

Isso porque no SEM, você paga pelas pessoas que você trás até o seu anúncio e se você não souber o que está fazendo, verá todo o seu dinheiro sumir em campanhas que não trarão nenhum resultado e a frustração pode te fazer abandonar o barco antes de ver a coisa fluir.

É preciso estudo e resiliência para, não somente realizar vendas, mas para ter ROI – Retorno sobre o investimento, ou seja, você precisa ganhar mais do que gastar com suas campanhas de anúncios.

Emprego de técnicas de copywriting

Esta é a arte que separa os meninos dos adultos, podemos dizer que vender é uma arte, a arte de persuadir o cliente e levá-lo onde você quer que ele vá.

É possível que um produto magnífico não seja vendido por um vendedor sem jeito com as palavras, mas é também possível que um péssimo produto seja vendido por um vendedor “bom de papo”.

Quem nunca comprou algo que nem estava precisando tanto assim, mas o fez por causa do carisma e da persuasão do vendedor?

Isso é o que o cpywriting te proporciona, só que com os textos, é uma estratégia poderosa na arte de convencer pessoas.

Essa é a estratégia que fez a Empiricus ser o que ela é hoje e que multiplica o patrimônio de inúmeros afiliados no mercado.

O copywriting ou como muitos simplesmente chamam: Copy, é basicamente a arte de escrever textos persuasivos como os famosos gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são princípios que provocam reações nas pessoas, fazendo-as agir de uma determinada maneira, Robert Cialdini os classifica como:

  • Autoridade: Agimos com sujeição a quem julgamos ser expert no que fala;
  • Escassez: Temos a tendência de adquirir algo por medo de perder a oportunidade;
  • Compromisso: Acreditamos que por se expor, o indivíduo se compromete com o que diz;
  • Reciprocidade: Tratamos com um otimismo recíproco as outras pessoas;
  • Aprovação social: É a influência de terceiros em nossas decisões;
  • Afinidade: Conexão mais íntima com pessoas mais parecidas conosco.

Ao escrever um texto com o emprego desta estratégia, você provoca sentimentos nos potenciais clientes por meio dos gatilhos mentais.

Fazendo com que eles façam aquilo que você deseja, que é comprar o seu produto.

Um claro exemplo disso são aqueles cronômetros em contagem regressiva para o término de alguma promoção utilizados em muitos ecommerces.

Este cronômetro provoca o sentimento de escassez, que faz com que o indivíduo compre o produto por medo de não garanti-lo dentro daquela promoção.

Não vou me aprofundar muito neste assunto por ser algo demasiadamente extenso, mas fica como dica de leitura o livro do Robert Cialdini, As armas da persuasão.

Conclusão

Além de todas estas técnicas apresentadas ao longo do artigo, saiba que muitas vendas são feitas em um blog de outras formas.

Uma delas é o posicionamento de banners ao longo dos artigos e em pontos estratégicos no layout do projeto, como o rodapé e a sidebar, por exemplo.

A dica de ouro é: Estude e comece a aplicar o que você está estudando, aprenda com os erros e escale tudo aquilo que der certo.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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