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Você já ouviu falar do movimento Farm to Face? Essa novidade cresceu muito durante a crise sanitária no setor de cosmético natural e está seguindo uma tendência parecida com a clean beauty, em que o público está começando a criar uma conscientização maior sobre a origem dos produtos de beleza que consomem.

Conheça mais sobre esse movimento e veja como ele pode revolucionar a sua rotina de skincare.

O que este artigo aborda:

Farm to Face promove o uso de cosmético natural
Farm to Face promove o uso de cosmético natural
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O que é o movimento Farm to Face?

Farm to Face significa “fazenda para o rosto” e é um conceito que pede para as pessoas prestarem mais atenção em todos os passos da produção de cosméticos para, assim, torná-la mais sustentável e natural.

Sendo assim, esse movimento teve como antecessor o Farm to Table, que destacava a importância de consumir alimentos de pequenos produtores ao invés dos processados.

Contudo, o Farm to Face preza pela origem dos ingredientes do cosmético natural. Dessa forma, a preferência é por ingredientes que são cultivados em pequena escala e que sejam resultado de uma produção ecologicamente correta.

Além disso, essa tendência é mais que apenas uma moda passageira, mas, sim, algo que veio para ficar, principalmente porque está sendo impulsionada por uma geração de jovens que valorizam o cosmético natural, que não causa muitos danos ao planeta.

A pandemia impulsionou o Farm to Face

Sobretudo, durante a pandemia muitos setores perderam um pouco de sua força, enquanto outros conseguiram aproveitar o momento de isolamento e crescer com isso.

Assim como, é o caso do Farm to Face, que começou a crescer exponencialmente e atingir novos patamares.

Isso ocorreu porque durante o período de isolamento social onde o público começou a valorizar mais as pequenas empresas e produtores locais.

Junto a isso as práticas mais transparentes e sustentáveis foram as mais procuradas na hora de escolher onde comprar um produto ou serviço.

Assim, as pessoas estão começando a ter um cuidado maior na hora de fazer suas compras, tendo preferência por marcas sustentáveis, que não prejudiquem a natureza e que possuam uma produção controlada, visando gerar cada vez menos lixo para o meio ambiente.

Eficaz como a maioria dos cosméticos

À princípio, quando as pessoas começam a ouvir falar do movimento, uma das principais preocupações que surgem é em relação à eficácia: será que os cosméticos naturais possuem a mesma eficiência dos produtos fabricados em laboratórios?

Então, a resposta para isso é: sim!

Porque usar cosmética natural?

A eficácia deles é bem parecida com a de cosméticos comuns, e a maior vantagem de usar os cosméticos naturais é que eles são mais ricos em substâncias antioxidantes, importantes para proteger a nossa pele da poluição e radiação ultravioleta, além de ajudarem a retardar o envelhecimento.

Por fim, o cosmético natural têm probabilidade menor de causar reações alérgicas nas pessoas.

Uma cadeia de produção mais amiga da natureza

O movimento Farm to Face pede um cuidado maior em toda a cadeia de produção de um produto, desde seu cultivo até a chegada na residência do consumidor final.

No movimento, é essencial que os ingredientes sejam cultivados em ambientes 100% naturais, sem conservantes ou outros produtos químicos, para que assim a fabricação consiga se manter sempre sustentável.

Após cultivadas, as substâncias devem ser armazenadas em embalagens sustentáveis, que não causem danos à natureza quando jogados fora. O ideal é usar materiais frutos de reciclagem ou que sejam compostos fáceis de se reciclar mais tarde.

Agora, para evitar a poluição que os meios de transporte causam, o ideal é que toda essa produção ocorra em locais próximos ao consumidor final, ou então que os meios de transporte utilizados sejam automóveis mais sustentáveis como, por exemplo, os movidos a luz solar ou que não emitam gases poluentes.

Conclusão

Portanto, esse movimento já está se tornado uma pauta importante e um alerta para as marcas revisarem a forma com que produzem seus produtos.

Afinal, a ideia é que as empresas tragam cada vez mais soluções sustentáveis.

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