Revista Portal Útil

Algumas pessoas acreditam que em São Paulo não tem comida típica… Pois estão muito enganados, a cidade possui diversas, mas iremos listar somente as 11 mais comuns.

Algumas são receitas que tem no Brasil todo, mas que em São Paulo tem um temperinho especial ou um modo diferente de preparar que as deixam ainda mais saborosas. 

Tem petisco gourmet, pratos de boteco, comida de rua e muito mais. Confira as 11 comidas típicas de São Paulo!

O que este artigo aborda:

Comidas típicas de São Paulo: 11 dicas
Comidas típicas de São Paulo: 11 dicas
Pin It

1. Pão na chapa da “padoca” 

A melhor refeição dos paulistanos ao acordar, o famoso pão na chapa é encontrado facilmente em qualquer lanchonete ou padaria e, e como acompanhamento o clássico “pingado” que é uma espécie de café com leite onde o café é colocado em maior proporção, está entre as receitas mais solicitadas no café da manhã e no lanche no final da tarde.

Você pode solicitar o clássico pão na chapa, que geralmente é um pão francês comprimido na chapa com manteiga, ou algo mais incrementado como, por exemplo, o pão na chapa com requeijão. 

2. Sanduíche de mortadela 

O popular sanduíche de mortadela é um dos pratos típicos mais apreciados em SP. Com vinagrete e queijo? Frio ou quente? O pão francês vira uma verdadeira montanha de mortadela.

Visite o Mortadela Brasil ou o Hocca Bar, situados no Mercadão para conferir esse saboroso sanduíche que faz parte da variedade culinária de SP.

Aproveite a ida ao Mercadão e experimente várias frutas exóticas e saborosas encontradas lá.

3. A clássica pizza paulistana 

A pizza é um prato constantemente consumido pelo paulistano: no mínimo uma vez na semana, os residentes de SP escolhem a pizza para jantar e comemorar bons momentos com os amigos e família.

A receita pode até ter sido criada na Itália, mas foi em São Paulo que obteve novos recheios, molhos especiais e massas incrementadas. A pizza portuguesa e a calabresa são as mais tradicionais na capital. Para os vegetarianos, outra opção com bastante demanda é a pizza de abobrinha, disponível em várias pizzarias.

Aqui vai uma curiosidade: No Brasil são produzidas em média 1 milhão de pizzas por dia e, mais da metade, são consumidas somente no estado de São Paulo. 

4. Cuscuz Paulista 

Experimente o Cuscuz Paulista, um prato típico de São Paulo vindo do interior do estado que foi incorporado aos diversos restaurantes da cidade.

Acompanhando à farinha de milho são acrescentados ingredientes como ovos, tomate, camarão e palmito, variando a cada restaurante. O delicioso cuscuz paulista do Restaurante Mocotó, que é um dos restaurantes animados em sp, situado na Zona Norte, é o acompanhamento de várias receitas da casa.

Já na Vila Madalena, o Restaurante Tanger conta com inúmeras variedades do cuscuz paulista, inclusive alternativa para vegetarianos. Aproveite a visita nessa região e conheça os bares Vila Madalena.

5. Virado à Paulista

Esse é o prato da segunda-feira em grande parte dos botecos e restaurantes de São Paulo – daqueles que você se depara em todas as esquinas. 

O Virado à Paulista, um dos mais tradicionais pratos típicos de São Paulo, é o mais simples de ser encontrado e o mais provável de agradar o paladar dos visitantes. Ele é preparado basicamente com arroz, tutu de feijão, linguiça, torresmo, um ovo frito, bisteca de porco e couve. Tradicional e simples.

6. Pastel de feira frito na hora 

O famoso pastel de feira é um clássico no Brasil inteiro. Mas, os moradores de São Paulo não resistem a um pastel frito na hora, geralmente preparado em alguma feira livre da cidade. 

Frango, queijo, carne, camarão com catupiry e palmito? Há diversos sabores e um melhor que o outro.

7. Beirute

O Beirute é de origem árabe, isso é verdade. Mas indiscutível que suas variações paulistas tornaram a receita famosa. A receita clássica, que faz parte do cardápio da lanchonete desde 1956, é uma versão do tradicional bauru, mas feita com pão sírio e com um diferencial – é colocado no forno.

As alternativas foram aumentando conforme as sugestões da clientela, a ponto de o menu ter atualmente mais de 15 sabores para recheio, incluindo uma com carpaccio e uma vegetariana.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse