Se você tem um cachorro, provavelmente já chegou em casa e teve que lidar com alguma bagunça que ele deixou. Muitas vezes, esses animais destroem móveis, plantas e até a cama de cachorro que você comprou com tanto carinho.
Geralmente, esse comportamento é comum em filhotes, mas os pets adultos também praticam. O que leva o animal a agir dessa forma são diferentes fatores, como tédio, falta dos tutores, fome, necessidade de morder algo e até problemas de saúde. Por isso, é importante investigar para encontrar o real problema.
Neste conteúdo, explicaremos o que você pode fazer nessas situações. Acompanhe!
O que este artigo aborda:
- Meu cachorro destrói tudo, como agir?
- Passeie com seu cachorro diariamente
- Investigue a causa
- Compre brinquedos
- Corrija o comportamento errado no momento certo
- Dê mais carinho
Meu cachorro destrói tudo, como agir?
O primeiro passo para melhorar esse comportamento no seu pet é fazer com que o cão mude suas atitudes. Para isso, é necessário educá-lo para que o comportamento indesejado não aconteça novamente. Então, veja algumas dicas!
Passeie com seu cachorro diariamente
Os cães são animais com instinto, o que exige um pouco de estímulo a esse ponto. Por isso, eles precisam estimular a visão, olfato, boca, as patas etc.
Nesse momento, passear com seu animal é uma recomendação fundamental, principalmente para os cachorros que vivem em apartamentos mais fechados. Contudo, mesmo que ele tenha um quintal grande para correr e brincar, é importante levá-lo para conhecer outros lugares.
Portanto, leve seu cãozinho em parques, passeios no quarteirão de casa, entre outros. Essa atitude distrairá e cansará o pet de modo que ele gaste energia e fique mais calmo quando estiver em casa.
Investigue a causa
Quando o cachorro destruir tudo, pare e pense o que pode ter causado este comportamento. Se questione: será que ele ficou muito tempo sozinho? Ele estava sem brinquedos para se distrair? Ficou sem comida? Não passeou ainda naquele dia e estava com muita energia?
Diante dessas respostas, é possível ter uma perspectiva do que pode estar acontecendo. Se seu animal é filhote e tem os dentinhos nascendo, essa também é uma causa plausível para o comportamento indesejado. Isso porque eles se incomodam muito com a gengiva, o que os leva a morderem coisas.
Compre brinquedos
Como comentamos, os brinquedos funcionam como distrações para os cachorros. Geralmente, esses animais amam artigos para morder, como bolinhas, ossos e bichinhos. Com o costume, o animal relaciona que esse objeto pode morder e se distrair dos móveis e outros elementos da casa.
Corrija o comportamento errado no momento certo
Se você chega em casa, observa que seu cachorro destruiu algo e já sai dando broncas, provavelmente ele não entenderá porque seu dono está agindo dessa forma.
É importante sinalizar para o animal que ele está errado apenas na hora que ele age dessa forma. Em seguida, ignore o cão. Assim, ele se relaciona com algo que não pode fazer e aprende com o tempo.
Uma dica é utilizar a palavra “não” quando ele faz algo que você não quer. Não tente bater no animal ou falar palavras que ele não entenderá. Além disso, é preciso ser firme com o “não”, sem gritar.
Dê mais carinho
Se você realmente deseja se livrar do comportamento inadequado, tenha paciência e amor. Quanto mais carinho seu cachorro recebe, mais ele fica calmo, e a tendência é ele destruir menos.
Nesse momento, utilize a tática de reforço positivo — quando o cachorro faz algo correto, dê uma recompensa, como carinho e petiscos. Caso contrário, diga “não” e evite contato com o pet por um período.
A partir dessas ações, é possível mudar o comportamento do seu cãozinho e evitar que ele destrua tudo em sua casa. Apesar de ser um processo que exige atenção e disciplina, logo o animal aprende e vai entendendo o que deve ou não fazer.
Além disso, se você sai de casa e quer evitar esses problemas, procure deixar seu cão com um pet sitter, por exemplo. Assim, ele ganha atenção e cuidado de outra pessoa enquanto você está fora.
Artigos relacionados: