sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 03:18:23
Revista Portal Útil

O conteúdo "Cicatrização da rinoplastia: quanto tempo dura e quais cuidados a tomar" foi feito por Marcela Ferreira e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Saúde em .


Entender mais detalhes sobre a cicatrização da rinoplastia é algo muito importante para quem deseja realizar esse procedimento. Afinal de contas, a recuperação é uma das etapas que exigem mais cuidados. 

E claro, como em qualquer procedimento, é normal que os pacientes tenham dúvidas sobre quais cuidados e hábitos adotar. 

De modo geral, a recuperação é bem tranquila, principalmente se a pessoa seguir as recomendações de um especialista em rinoplastia. A seguir, explicamos mais sobre essa cicatrização e todos os cuidados necessários. Confira!

O que este artigo aborda:

Entenda sobre a cicatrização da rinoplastia

A rinoplastia é um tipo de procedimento muito delicado que exige o comprometimento de um profissional especializado. Isso porque, a cirurgia é feita em uma área sensível do rosto e seus resultados ficam muito expostos. 

Dessa forma, para que seja possível alcançar bons resultados, um procedimento de qualidade deve ser combinado com um pós operatório com alguns cuidados.

Cicatrização da rinoplastia

Para que a cicatrização seja um sucesso, com toda estrutura nasal se recuperando do inchaço e dos hematomas, o paciente deve seguir um bom comportamento. Inclusive, com todas as recomendações feitas pelo seu médico. 

Tempo de cicatrização

Um detalhe muito importante sobre a cicatrização da rinoplastia é que o tempo suficiente para chegar ao resultado final pode ir em torno de 6 meses a 1 ano. 

Isso porque, mesmo que você se recupere da cirurgia nos meses seguintes e fique sem hematomas, ainda podem haver mudanças. Essas alterações acontecem na própria estrutura do nariz e podem influenciar no resultado a longo prazo. 

Por isso, mesmo um ano depois ainda é recomendável observar as mudanças que podem ocorrer. Além disso, vale lembrar que é fundamental manter certos cuidados mesmo após alguns meses depois da cirurgia. Falaremos mais sobre eles adiante. 

Etapas da cicatrização da rinoplastia

Todo o processo de cicatrização da rinoplastia pode contar com algumas etapas. Para começar, a alta hospitalar tende a acontecer entre 6 e 12 horas após a cirurgia. 

Ainda assim, o paciente deve manter os curativos em período entre 5 a 7 dias após o procedimento. Logo após uma semana, é comum que a pessoa retorne ao médico para ele avaliar a cicatrização e também fazer a troca de curativos. 

Nesse sentido, é de suma importância manter os curativos sempre em bom estado, uma vez que eles ajudam a manter a região protegida. 

No caso dos hematomas, o paciente tende a apresentar inchaço e roxidão na primeira semana depois da cirurgia. A tendência é que tudo diminua com o passar das semanas, mas o nariz tende a ficar mais inchado nos dois primeiros meses. 

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Além de entender as etapas da cicatrização da rinoplastia, é interessante saber mais sobre as marcas e cicatrizes que podem ficar na região. 

Assim, é bom pontuar que dependendo da técnica utilizada, a cicatriz pode ficar ou não mais aparente. De qualquer forma, ela costuma ser bem discreta. 

Uma das incisões mais comuns é na columela, a região em que separam as duas narinas. Portanto, em muitos casos é normal que haja uma pequena cicatriz no local. 

Nos casos de cirurgias nas asas nasais, a cicatriz costuma ficar na região de encontro da asa e do rosto. Mas com o passar do tempo, fica ainda mais difícil notar esse detalhe. 

Quais são os cuidados na cicatrização da rinoplastia?

Como dissemos no início do conteúdo, a cicatrização da rinoplastia é um processo que envolve muitos cuidados. Afinal, até a forma como você se comporta pode impactar na recuperação da região. 

Sendo assim, reunimos uma série de pontos que merecem atenção durante o período pós operatório. Confira: 

Curativo

O curativo é a parte que irá proteger a região da cirurgia e ainda ajudar a manter toda a estrutura mais estável, sendo algo muito importante nos primeiros dias após a cirurgia. 

Atualmente, é normal que os médicos optem por um curativo plástico mais rígido que é moldado ao nariz. Por isso, ele consegue manter toda a estrutura no lugar, é totalmente higiênico e não atrapalha o paciente. 

Após os 7 primeiros dias, o médico deve fazer a troca desse curativo por um fita adesiva que também é capaz de manter a região imobilizada. 

Caso haja sangramentos, é possível usar tampões nas primeiras 24 horas. 

Respiração

Nos primeiros dias após a cirurgia, pode ser normal que a pessoa apresenta dificuldades de respirar. Isso acontece devido ao inchaço ou até mesmo coágulos que se formam na região

Mas logo após esses primeiros dias, a região já começa a desinchar e a respiração irá melhorar. Caso seja necessário, o médico pode indicar remédios descongestionantes para auxiliar no processo. 

Alimentação

Para ajudar na cicatrização da rinoplastia e facilitar a sua recuperação, nos sete primeiros dias, o paciente deve se alimentar com comidas frias e também pastosas.

Lembre-se que o esforço para mastigar, inclusive, alimentos mais duros podem impactar a região e causar desconforto. 

Repouso

O repouso é algo indispensável, por isso, nos 7 primeiros dias ele deve ser absoluto. A partir do oitavo dia, o repouso pode ser moderado, mas sem atividades que envolvem esforço físico. 

Por isso, nos primeiros 15 dias é indicado ter uma rotina mais tranquila, mantendo-se livre de atividades físicas com mais impacto. 

Atividades físicas

Atividades físicas moderadas podem ser feitas após 3 semanas da cirurgia. Mas claro, o ideal é não se envolver com práticas que podem gerar muito impacto

Após 2 e 3 meses, é possível voltar a fazer treinamentos físicos mais agitados, de acordo com a recomendação do médico e a recuperação do paciente. 

Dor

Geralmente, a cicatrização da rinoplastia não costuma ser dolorida, assim, o médico tende a receitar analgésicos para o paciente. 

Posição de dormir

Nos sete primeiros dias, é essencial dormir com a cabeça elevada para evitar chances de sangramentos. Por isso, é ideal utilizar dois travesseiros

Conclusão

Viu só como a cicatrização da rinoplastia não é algo complicado, mas exige certos detalhes? Assim como vários outros procedimentos cirúrgicos, é essencial ter bons hábitos durante o período de recuperação. 

Tenha em mente que esses cuidados podem impactar muito no sucesso do resultado final, assim como ter o acompanhamento de um especialista durante todo o processo.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Conheça alguns dos benefícios da Vitamina D

Conheça alguns dos benefícios da Vitamina D

Plano de saúde mais barato: veja 4 dicas de planos

Plano de saúde mais barato: veja 4 dicas de planos

O que é insônia: descubra as causas, sintomas e dicas para amenizar

O que é insônia: descubra as causas, sintomas e dicas para amenizar

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?

Como fazer dieta intermitente? – Aprenda passo a passo!

Como fazer dieta intermitente? – Aprenda passo a passo!

Acne depois dos 20: causas e como tratar

Acne depois dos 20: causas e como tratar