Revista Portal Útil

Entender mais detalhes sobre a cicatrização da rinoplastia é algo muito importante para quem deseja realizar esse procedimento. Afinal de contas, a recuperação é uma das etapas que exigem mais cuidados. 

E claro, como em qualquer procedimento, é normal que os pacientes tenham dúvidas sobre quais cuidados e hábitos adotar. 

De modo geral, a recuperação é bem tranquila, principalmente se a pessoa seguir as recomendações de um especialista em rinoplastia. A seguir, explicamos mais sobre essa cicatrização e todos os cuidados necessários. Confira!

O que este artigo aborda:

Cicatrização da rinoplastia
Cicatrização da rinoplastia
Pin It

Entenda sobre a cicatrização da rinoplastia

A rinoplastia é um tipo de procedimento muito delicado que exige o comprometimento de um profissional especializado. Isso porque, a cirurgia é feita em uma área sensível do rosto e seus resultados ficam muito expostos. 

Dessa forma, para que seja possível alcançar bons resultados, um procedimento de qualidade deve ser combinado com um pós operatório com alguns cuidados.

Para que a cicatrização seja um sucesso, com toda estrutura nasal se recuperando do inchaço e dos hematomas, o paciente deve seguir um bom comportamento. Inclusive, com todas as recomendações feitas pelo seu médico. 

Tempo de cicatrização

Um detalhe muito importante sobre a cicatrização da rinoplastia é que o tempo suficiente para chegar ao resultado final pode ir em torno de 6 meses a 1 ano. 

Isso porque, mesmo que você se recupere da cirurgia nos meses seguintes e fique sem hematomas, ainda podem haver mudanças. Essas alterações acontecem na própria estrutura do nariz e podem influenciar no resultado a longo prazo. 

Por isso, mesmo um ano depois ainda é recomendável observar as mudanças que podem ocorrer. Além disso, vale lembrar que é fundamental manter certos cuidados mesmo após alguns meses depois da cirurgia. Falaremos mais sobre eles adiante. 

Etapas da cicatrização da rinoplastia

Todo o processo de cicatrização da rinoplastia pode contar com algumas etapas. Para começar, a alta hospitalar tende a acontecer entre 6 e 12 horas após a cirurgia. 

Ainda assim, o paciente deve manter os curativos em período entre 5 a 7 dias após o procedimento. Logo após uma semana, é comum que a pessoa retorne ao médico para ele avaliar a cicatrização e também fazer a troca de curativos. 

Nesse sentido, é de suma importância manter os curativos sempre em bom estado, uma vez que eles ajudam a manter a região protegida. 

No caso dos hematomas, o paciente tende a apresentar inchaço e roxidão na primeira semana depois da cirurgia. A tendência é que tudo diminua com o passar das semanas, mas o nariz tende a ficar mais inchado nos dois primeiros meses. 

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Além de entender as etapas da cicatrização da rinoplastia, é interessante saber mais sobre as marcas e cicatrizes que podem ficar na região. 

Assim, é bom pontuar que dependendo da técnica utilizada, a cicatriz pode ficar ou não mais aparente. De qualquer forma, ela costuma ser bem discreta. 

Uma das incisões mais comuns é na columela, a região em que separam as duas narinas. Portanto, em muitos casos é normal que haja uma pequena cicatriz no local. 

Nos casos de cirurgias nas asas nasais, a cicatriz costuma ficar na região de encontro da asa e do rosto. Mas com o passar do tempo, fica ainda mais difícil notar esse detalhe. 

Quais são os cuidados na cicatrização da rinoplastia?

Como dissemos no início do conteúdo, a cicatrização da rinoplastia é um processo que envolve muitos cuidados. Afinal, até a forma como você se comporta pode impactar na recuperação da região. 

Sendo assim, reunimos uma série de pontos que merecem atenção durante o período pós operatório. Confira: 

Curativo

O curativo é a parte que irá proteger a região da cirurgia e ainda ajudar a manter toda a estrutura mais estável, sendo algo muito importante nos primeiros dias após a cirurgia. 

Atualmente, é normal que os médicos optem por um curativo plástico mais rígido que é moldado ao nariz. Por isso, ele consegue manter toda a estrutura no lugar, é totalmente higiênico e não atrapalha o paciente. 

Após os 7 primeiros dias, o médico deve fazer a troca desse curativo por um fita adesiva que também é capaz de manter a região imobilizada. 

Caso haja sangramentos, é possível usar tampões nas primeiras 24 horas. 

Respiração

Nos primeiros dias após a cirurgia, pode ser normal que a pessoa apresenta dificuldades de respirar. Isso acontece devido ao inchaço ou até mesmo coágulos que se formam na região

Mas logo após esses primeiros dias, a região já começa a desinchar e a respiração irá melhorar. Caso seja necessário, o médico pode indicar remédios descongestionantes para auxiliar no processo. 

Alimentação

Para ajudar na cicatrização da rinoplastia e facilitar a sua recuperação, nos sete primeiros dias, o paciente deve se alimentar com comidas frias e também pastosas.

Lembre-se que o esforço para mastigar, inclusive, alimentos mais duros podem impactar a região e causar desconforto. 

Repouso

O repouso é algo indispensável, por isso, nos 7 primeiros dias ele deve ser absoluto. A partir do oitavo dia, o repouso pode ser moderado, mas sem atividades que envolvem esforço físico. 

Por isso, nos primeiros 15 dias é indicado ter uma rotina mais tranquila, mantendo-se livre de atividades físicas com mais impacto. 

Atividades físicas

Atividades físicas moderadas podem ser feitas após 3 semanas da cirurgia. Mas claro, o ideal é não se envolver com práticas que podem gerar muito impacto

Após 2 e 3 meses, é possível voltar a fazer treinamentos físicos mais agitados, de acordo com a recomendação do médico e a recuperação do paciente. 

Dor

Geralmente, a cicatrização da rinoplastia não costuma ser dolorida, assim, o médico tende a receitar analgésicos para o paciente. 

Posição de dormir

Nos sete primeiros dias, é essencial dormir com a cabeça elevada para evitar chances de sangramentos. Por isso, é ideal utilizar dois travesseiros

Conclusão

Viu só como a cicatrização da rinoplastia não é algo complicado, mas exige certos detalhes? Assim como vários outros procedimentos cirúrgicos, é essencial ter bons hábitos durante o período de recuperação. 

Tenha em mente que esses cuidados podem impactar muito no sucesso do resultado final, assim como ter o acompanhamento de um especialista durante todo o processo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse