Revista Portal Útil

Fazer a introdução alimentar de um bebê com calma e da maneira correta é extremamente importante para o desenvolvimento do pequeno, pois é nessa fase que ele deixará de se alimentar apenas de leite materno ou fórmulas, e começará a comer outras coisas como frutas, vegetais, cereais e por aí adiante. 

E se você quer fazer a introdução do seu pequeno mas deseja mais informações a respeito, continue lendo este artigo da Revista Portal Útil e aprenda tudo que precisa!

O que este artigo aborda:

Bebê iniciando uma introdução alimentar
Bebê iniciando uma introdução alimentar
Pin It

Qual a idade correta para começar a introdução alimentar do bebê? 

Como essa é a dúvida mais comum, decidimos começar por ela. A idade correta para iniciar a introdução alimentar de um bebê é aos 6 meses, pois até este momento, o leite oferecia todos os nutrientes que ele precisava.

A partir dessa idade, entretanto, o bebê tem necessidade de outros nutrientes como ferro e zinco, por isso é importante começar a introdução alimentar aos 6 meses.

Quais os melhores alimentos para começar? 

É importante ressaltar que a introdução alimentar não deve ser feita com alimentos industrializados, nem alimentos que contenham altos teores de gordura, sódio e açúcar, como comidas congeladas e outros tipos de alimentos que não são considerados saudáveis. 

Basicamente, é importante fazer isso com comidas bem caseiras, naturais e saudáveis. Veja quais são alguns dos melhores alimentos para começar:

  • Cereais: macarrão, arroz, milho, aveia e quinoa;
  • Frutas: abacate, mamão, banana, laranja, kiwi, manga e tangerina;
  • Leguminosas: ervilha, feijão (qualquer tipo), grão de bico, lentilha e soja;
  • Proteínas: ovos, peixe, carne bovina e de frango;
  • Tubérculos: todos os tipos de batata, mandioca e inhame;
  • Vegetais: chuchu, abóbora, abobrinha, quiabo, berinjela, cenoura e brócolis.

Na hora do preparo de todos os alimentos que mencionamos acima, é importante sempre se lembrar de lavar muito bem as mãos e os utensílios domésticos que serão utilizados. Além disso, lembre-se de higienizar corretamente todos os alimentos que requerem higienização, como as frutas e os vegetais, por exemplo.

Isso porque os bebês são mais suscetíveis do que os adultos a pegar qualquer tipo de doença, o que torna necessário alimentar os pequenos somente com alimentos muito bem higienizados, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.

Dicas que vão te ajudar a fazer a introdução alimentar no seu pequeno

O momento de realizar a introdução alimentar de um bebê é realmente um dos mais emocionantes para uma mamãe. Mas é preciso se lembrar de tomar alguns cuidados que são essenciais para que a introdução seja feita de maneira certa.

Então, para te ajudar nessa importante missão, separamos abaixo algumas dicas que, com certeza, serão muito úteis para você quando estiver fazendo a introdução alimentar no seu bebezinho:

  • Primeiro de tudo, coloque uma roupa confortável em seu pequeno, como um macacão canelado de bebê, que não o aperte e permita que ele se movimente com facilidade;
  • Coloque seu bebê para fazer as refeições em um local tranquilo;
  • Mantenha boa comunicação e interação em família enquanto o bebê se alimenta;
  • Não deixe que tenham distrações no ambiente no momento da refeição, como televisão, celulares ou música;
  • Olhe sempre para o neném e conversa, interaja com ele enquanto ele descobre o novo mundo dos alimentos;
  • Ofereça cada alimento separadamente, por exemplo: arroz em uma repartição, um vegetal em outra, uma carne em outra e uma fruta em outro espaço do prato. Inclusive, lembre-se de oferecer uma coisa de cada vez;
  • Nunca deixe seu bebê sozinho na hora das refeições;
  • Tenha paciência e ofereça cada alimento de forma lenta, permita que o pequeno se acostume com a textura e sabor de cada um deles;
  • Fique sempre atenta quando o seu bebê dá sinais de que está com fome, como chorar e segurar a mão de quem lhe oferece o alimento, e levar até a boquinha;
  • Mas, também reconheça quando seu pequenino já está saciado, como quando ele para de abrir a boca para comer, quando ele para de pegar a comida com a mão ou quando começa a virar o rosto para a comida;
  • Jamais faça algum tipo de chantagem, ofereça castigo ou recompense o seu bebê por comer alguma coisa. Não fazer esse tipo de coisa evita que ele fique com aversão de determinado alimento.

Se você seguir todas as dicas que te demos aqui, sem dúvidas permitirá que o seu bebê tenha uma excelente, e muito tranquila, introdução alimentar. Além disso, você pode utilizar o método BLW, que mostra-se ser muito eficaz durante o período de introdução alimentar. 

Neste método, a mamãe permite que o bebê pegue os alimentos sólidos com a mão e, com o tempo, o estimula a segurar os talheres sozinho. Fazer isso, estimula o desenvolvimento da coordenação motora do bebê. Muito legal, não é mesmo? 

Então, agora que você já está com todas as suas dúvidas respondidas, chegou a hora de iniciar a introdução alimentar do seu bebê, e aproveitar essa fase tão incrível!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse