Revista Portal Útil

Um estudo realizado durante três edições da “Ultramaratona Rio 24h” demonstra que técnicas de massagem garantem melhores resultados do que o repouso passivo para reduzir a dor aguda em atletas. A pesquisa, que analisou 1.995 atendimentos em 602 esportistas, segundo dados publicados pela revista científica Sports, conclui que massoterapia, crioterapia e alongamento proporcionaram alívio significativo da dor após o treino.

Os resultados reforçam a análise de pesquisadores da Universidade de Trieste, na Itália, que investigaram a eficácia de técnicas de recuperação muscular em jogadores de futebol. O estudo italiano, conduzido pela equipe liderada pelo pesquisador Alex Buoite Stella, mostrou que a terapia de massagem percussiva tem potencial para aumentar a força muscular do quadríceps após o tratamento e ainda 24 horas depois.

Para atletas que buscam alternativas menos intensas, fazer uma massagem relaxante pode oferecer benefícios complementares, embora com objetivos distintos da massagem esportiva. A massagem relaxante utiliza movimentos suaves e firmes em todo o corpo que são capazes de relaxar músculos, aliviar tensões e reduzir o estresse.

Diferentemente de uma sessão de massagem modeladora, modalidade que trabalha movimentos firmes e específicos para remodelar o corpo e reduzir medidas, a massagem esportiva utiliza técnicas que focam na recuperação muscular e na prevenção de lesões dos atletas.

O que este artigo aborda:

Massagem acelera recuperação e reduz dor em atletas
Massagem acelera recuperação e reduz dor em atletas
Pin It

Benefício psicológico

Além da recuperação física, os principais benefícios da massagem para atletas podem estar relacionados ao aspecto psicológico. 

Uma meta-análise de 2020 aponta que os efeitos fisiológicos da massagem sobre desempenho, fadiga e dor muscular são “limitados”, mas o verdadeiro diferencial está no impacto mental. 

De acordo com a publicação, a massagem promove relaxamento, alivia o estresse e oferece uma pausa mental que pode ser essencial para a recuperação. 

Massagem percussiva ou água fria: qual funcionaria melhor?

A pesquisa italiana com 16 atletas de futebol masculino revelou diferenças entre as abordagens. Enquanto a terapia de massagem percussiva, aplicada com aparelhos de massagem vibratória, demonstrou impacto direto na força muscular, a imersão em água fria a 10° C por 12 minutos não afetou a força, mas aumentou o tempo de contração muscular do reto femoral.

O resultado pode indicar uma recuperação mais rápida da fadiga, conforme apontado no estudo publicado pela revista Sports. Em relação à dor muscular, ambas as técnicas se mostraram superiores ao repouso passivo, proporcionando alívio significativo após o treino. 

O ideal seria uma investigação com amostra mais robusta, envolvendo centenas de atletas de diferentes modalidades e níveis de condicionamento físico, visto que, para a comunidade científica, a ampliação do grupo de estudo permitiria maior precisão estatística e validação dos resultados observados.

Massagem reduz risco de lesões em atletas de corrida 

A relevância da massagem na prevenção de lesões ganha destaque quando se considera que a prevalência de lesões nos membros inferiores relacionadas à corrida varia entre 19,4% e 79,3% em corredores, segundo dados do estudo publicado pela “Revista FT”. A variação evidencia o risco associado à prática esportiva e a necessidade de estratégias preventivas.

A massagem desportiva atua mantendo os músculos flexíveis e saudáveis, contribuindo para prevenir lesões como distensões musculares e entorses. A técnica também aumenta a flexibilidade muscular, melhorando consequentemente o desempenho atlético e reduzindo riscos de lesões futuras.

As técnicas de massagem podem ser aplicadas em momentos distintos na rotina esportiva: na fase pré-competição, prepara os músculos para o esforço físico, aumentando a flexibilidade e circulação. 

No período pós-competição ou treino intenso, a massagem acelera a recuperação muscular e reduz dor e rigidez. Durante essa fase, ocorre a recuperação das fibras musculares e a eliminação de resíduos metabólicos do corpo. Mesmo em períodos de treino menos intensos, a massagem de manutenção contribui para preservar a saúde muscular e prevenir lesões.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

Pode ser do seu interesse