Entenda o que é e como age esse composto que ajuda a prevenir e a tratar doenças como a displasia e a artrose. Conheça também a glucosamina, melhor amiga da condroitina.
Condroitina. Seu veterinário já comentou sobre isso e você nunca tinha ouvido falar? Viu essa palavra em algum rótulo de ração? Esse é um composto que pode ajudar, tanto a prevenir, quanto a tratar doenças articulares em cães. O motivo é que a condroitina faz parte da composição da cartilagem dos animais.
Antes de falar como ela atua, vamos falar um pouco sobre os problemas que ela pode evitar: as doenças articulares, comuns em cães de quase todas as raças e portes e ainda mais comuns nos cachorros mais velhos, pois algumas também podem surgir e ser agravadas com o avanço da idade.
Provavelmente você já ouviu falar sobre vários desses problemas que podem atingir as articulações. Artrite, artrose, displasia coxofemoral e tendinite. Esses são apenas alguns exemplos que, além de causar dores e desconforto, podem limitar a capacidade de movimento dos animais.
As doenças articulares podem ser causadas por vários fatores, que vão desde acidentes e herança genética a estresse e excesso ou falta de exercícios físicos. Alguns animais têm mais predisposição, outros têm menos, mas todo tutor precisa ficar atento para identificar qualquer problema o quanto antes.
O que este artigo aborda:
Condroitina na ração ou na suplementação
A alimentação é outro dos motivos que pode aumentar o risco de que essas doenças se manifestem, já que o sobrepeso e a obesidade costumam agravar os problemas. Por isso, é uma excelente ideia comprar rações que contêm suplementação de condroitina, principalmente se o seu cão já é velhinho.
Caso o seu pet tenha predisposição para doenças articulares e você note algum sintoma, como dificuldade para andar, recusa a brincadeiras ou sinais de dor após exercícios, a suplementação com esse composto também pode ser muito indicada.
A essa altura você já entendeu que a condroitina é boa para as articulações, mas ainda não sabe como ela age? A gente explica. Ela é formada de moléculas de açúcares e proteínas e está entre os componentes básicos da formação da cartilagem, tanto nos animais como nos humanos.
O suplemento para cães, inclusive, costuma ser natural, extraído da cartilagem de aves, peixes e moluscos. Essa origem também garante que a condroitina seja bem absorvida pelo organismo da maioria dos cães, o que potencializa sua ação.
O composto age inibindo a ação de enzimas e radicais livres que degradam a cartilagem e, dessa forma, também a fortalece. Isso porque melhora a elasticidade e a resistência à compressão.
Com glucosamina é melhor ainda
É comum que tanto as rações quanto os suplementos enriquecidos com condroitina também tenham em sua composição a glucosamina, que a complementa. Trata-se de um aminoácido que o corpo usa para fazer glicosaminoglicanos, que também são componentes naturais das cartilagens.
A glucosamina pode ser extraída de mariscos, como lagosta e camarão, e pode regenerar o tecido da cartilagem que já foi danificado de alguma forma. Enquanto a condroitina protege, a glucosamina repara. É por isso que elas formam um combo perfeito para a saúde das articulações.
Como a prevenção é sempre a melhor maneira de garantir o bem-estar do seu animal, introduzir as duas na alimentação ou suplementação, mesmo que o seu cão seja saudável, pode ser bom. A ideia é prevenir que os problemas apareçam, especialmente quando está frio e eles tendem a aparecer com mais frequência.
O excesso de qualquer substância, no entanto, pode fazer mal. Portanto, é importante conversar com um nutricionista animal ou um veterinário para saber a quantidade certa para o seu pet. Nas rações que têm esses compostos já costumam vir com essa qualidade equilibrada.
Artigos relacionados:
- Como a convivência com cães melhora nossa saúde
- Cama para cachorro: saiba qual a melhor escolha para o seu pet
- Quantas gramas de ração um cachorro deve comer por dia?
- Pets em apartamento: saiba como cuidar do seu bichinho, dentro desse espaço
- Cuidar de um animal de estimação ajuda em casos de depressão