Revista Portal Útil

Apesar de sermos todos seres humanos, e todos descendentes do mesmo ancestral em comum, temos diferenças claras, e algumas dessas diferenças vêm diretamente da nossa origem étnica.  

Algumas pessoas acreditam que etnia tem a ver só com a cor da pele, e não é bem assim. A cor da pele sozinha já é uma grande diferença genética entre as pessoas, mas ela também causa uma modificação física, e às vezes bem profunda em cada um.

Um bom exemplo é a forma com que a biologia das pessoas negras ajudam-as a serem grandes atletas. Isso é claro não muda o fato de que a caminhada deles até o sucesso ainda é muito difícil por conta do racismo, mas geneticamente falando, por conta da estrutura da pessoa, ela acaba sendo mais propensa a ser uma grande atleta.

E claro, podemos citar aqui uma lista infinita de grandes atletas negros e que inclusive são os maiores de seus respectivos esportes, de Lebron James, a Pelé e Usain Bolt. 

Algumas pessoas associam algumas condições de saúde ou genéticas negativas a certas etnias, e a realidade é que da mesma forma que somos bons em algumas coisas, somos um pouco piores em outras.  

E uma das dúvidas mais comuns sobre esse tipo de assunto, é sobre a parte da visão. Existem dúvidas quanto a condições de saúde relacionadas a visão, e se existe algum tipo de diferença nessa área para brancos e para negros. Algumas pessoas relacionam alguns problemas de visão mais recorrentes a pessoas brancas, mas será que isso faz sentido? 

Hoje estamos aqui para falar sobre isso. Vamos levantar aqui essa questão de etnia junto a possíveis condições da visão, e porque isso seria verdade, e o que a ciência tem a dizer com mais exatidão sobre quem tem olhos claros enxergam menos.

O que este artigo aborda:

Quem tem olhos claros enxergam menos?
Quem tem olhos claros enxergam menos?
Pin It

Pessoas de pele clara

Primeiramente temos que falar que mesmo que não existam algumas evidências claras que relacionam a genética da pele branca a problemas de visão, existem algumas coisas que podemos levar em consideração.

Problemas de visão existem de várias maneiras, desde complicações graves que podem precisar de procedimentos invasivos até problemas um pouco mais leves e mais comuns. E existe um problema que não é exclusivo das pessoas brancas, mas existe um fator genético que faz com que seja extremamente mais recorrente com elas.

Que é a questão do olho claro. Muitas pessoas acham olhos claros super bonitos e charmosos, isso inclusive se tornou uma questão estética, a ponto de pessoas usarem lentes de contatos azuis e verdes para mudarem a cor dos olhos mesmo sem precisarem de algum grau corretivo nelas. 

Apesar de serem vistos como um padrão de beleza moderno na nossa sociedade, as pessoas geralmente não entendem que essa condição na verdade pode trazer alguns prejuízos para a vida de quem tem.

Primeiro temos que entender exatamente o que é um olho claro, no sentido de como ele funciona para o corpo. A íris dos nossos olhos possui algo chamado melanina, que nada mais é do que um pigmento que determina a cor dos nossos olhos. 

Quanto mais melanina, mais nossos olhos são escuros, e quanto menos, mais eles são claros. O que define isso são condições genéticas que vem de familiares, mas não tem muito como dizer com certeza quando a criança vai nascer com mais ou menos pigmentação nos olhos.

Mas não é apenas uma questão estética, a melanina serve para proteger a íris dos nossos olhos, quanto mais melanina, mais escuro e mais seguros nossos olhos estão, quanto menos, mais claros se mais expostos eles ficam.

Olhos mais expostos

Com essa exposição nos olhos, é extremamente recomendado o uso de lentes especiais, como antirreflexo blue, que ajudam a evitar o contato direto das luzes nos olhos da pessoa. Mas você pode estar se perguntando o porquê disso.

Com os olhos mais sensíveis por conta da falta de melanina, acontece que o olho não tem proteção contra vários problemas que podem atacar a vista. Um dos problemas mais sérios que pessoas com olhos claros podem ter é a degeneração macular.  

Esse é um problema de saúde que afeta a mácula, que é o centro da retina. Com isso a lesão que esse mal faz, causa a perda gradual da visão central. 

E com isso, podemos ligar essa questão à questão étnica, uma vez que sim, pessoas negras podem ter olhos claros também, mas a grande maioria das pessoas de olhos claros são brancas. O que coloca as pessoas brancas nesse hall de desvantagem por conta da vista. 

A relação é simples, pessoas brancas têm mais chances de ter olhos claros, e quem tem olhos claros têm mais chances de ter problemas relacionados à visão. Por conta disso, esse mal acaba pegando mais as pessoas de pele clara. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse