terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 04:13:10
Revista Portal Útil

Publicado por Diego Augusto em 10/05/2022 às 21:22.

Por conta da pandemia de Covid-19, escolas em Santo André, em São Paulo, na Bahia, no Rio Grande do Sul e em todas as regiões do país estão passando por diversas mudanças e adaptações.

Afinal, devido ao novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas e, mesmo com o início da vacinação este ano, ainda há muitos estudantes que estão tendo aulas remotas, isto é, a distância.

Sendo assim, para ajudar esses alunos, nos separamos no artigo de hoje 5 aplicativos incríveis que vão contribuir para que os estudos e o aprendizado sejam mais eficientes, mesmo em tempos de pandemia. 

Até porque, os celulares estão sempre com a gente, então porque não aproveitá-los para melhorar os estudos, não é mesmo?

O que este artigo aborda:

Aplicativos para estudantes em tempos de pandemia

1. Trello

Estudar em casa exige, além de adaptação, muita organização e um planejamento adequado para que a rotina de estudos funcione bem.

5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia

Por isso, o primeiro app da lista é o Trello, um aplicativo que pode ser usado tanto no smartphone quanto no computador, e que permite uma melhor organização em relação a suas tarefas, atividades, apresentações, etc.

Com ele, você pode criar anotações e lembretes, fazer resumos, anexar diversos tipos de arquivos e muito mais. Tudo de maneira simples e direta.

Além disso, nessa mesma categoria de aplicativo, nós não podemos deixar de falar também sobre o Notion e o Evernote, ambos podem funcionar como um “caderno virtual” e permitem que você faça um cronograma de estudos, anotações de aulas, listas de tópicos importantes, etc.

Em resumo, esses três aplicativos funcionam para que você se organize e tenha um controle maior e melhor sobre o que está aprendendo.

Por isso, vale a pena baixar cada um deles e fazer testes, afinal, apesar do propósito, eles não são exatamente iguais, alguns têm mais funcionalidades e opções, outros mais tipos de personalização e assim por diante.

Veja aquele que funciona melhor para você.

2. Duolingo

O aprendizado de outros idiomas é cada vez mais importante, por isso, estudar inglês, espanhol, francês ou qualquer outra língua é algo que deve fazer parte da sua rotina de estudos.

E para isso temos o Duolingo, um dos aplicativos mais utilizados para o aprendizado de idiomas.

Com ele, você pode fazer diversas atividades, desde a escrita, até a fala e a escuta e, conforme você vai cumprindo tarefas, você vai liberando os próximos níveis.

3. Forest

No mundo em que vivemos, somos “bombardeados” a todo momento com notícias, notificações, mensagens, vídeos, Gifs, memes, etc, que, muitas vezes, acabam prejudicando o foco e o andamento dos estudos.

Por isso, separamos neste item 4 o Forest. Com este aplicativo, você “plantará uma árvore” e, durante um período estabelecido, não poderá utilizar o celular para ver outras coisas, como redes sociais. E, caso você respeite esse tempo, a árvore irá crescer.

O método utilizado por esse app é parecido com o pomodoro, em que você deve focar em uma atividade durante 25 minutos e, depois, tem cinco minutos para descansar.

Este aplicativo é ótimo para te ajudar a ter mais concentração.

4. Headspace

Por conta da pandemia e de muitas situações negativas/problemáticas que vemos no dia a dia, diversos estudantes foram ou estão sendo afetados de alguma maneira.

Por isso, além de estudar, é importante também reservar um tempo para “se desconectar”, para buscar maneiras de relaxar e cuidar da saúde mental.

E é essa a função do Headspace. Com ele, você pode utilizar técnicas de meditação guiada e mindfulness para melhorar a concentração, reduzir a ansiedade e aliviar o estresse.

Além disso, há também o Daily Yoga, um outro aplicativo que vai te ajudar a relaxar e cuidar da sua mente e postura.

5. YouTube

Por fim, separamos um app já bastante conhecido e utilizado pela maioria das pessoas: o YouTube.

Isso porque, este aplicativo possui uma infinidade de conteúdos em vídeo, possibilitando que você aprenda de tudo, desde assuntos mais básicos até temas mais complexos – e o melhor, gratuitamente.

Portanto, quando você ficar com alguma dúvida, quiser saber mais sobre um assunto, revisar determinada matéria, etc., acesse o YouTube, com certeza haverá diversos canais que irão te ajudar.

Além disso, vale destacar que aprendizado por vídeo tende a ser bem melhor para muitos estudantes, em comparação com um livro ou apostila. 

Isso porque, a maneira mais lúdica, visual e dinâmica dos vídeos ajuda a facilitar o aprendizado.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Como recuperar conversa de WhatsApp?

Como recuperar conversa de WhatsApp?

Como tirar legenda dos vídeos do Youtube? – Aprenda passo a passo!

Como tirar legenda dos vídeos do Youtube? – Aprenda passo a passo!

Melhores Truques de WhatsApp para 2022

Melhores Truques de WhatsApp para 2022

Como identificar um website seguro para comprar

Como identificar um website seguro para comprar

Como baixar vídeos de qualquer site no PC, Android ou iPhone?

Como baixar vídeos de qualquer site no PC, Android ou iPhone?

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?