quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 06:13:11
Revista Portal Útil

Publicado por Diego Augusto em 10/05/2022 às 21:19.

O Microsoft OneNote é um dos aplicativos de anotações digitais mais eficientes e eficazes. Faz parte do pacote Microsoft Office, mas muitas vezes é subutilizado. Se você é novo no OneNote, definitivamente deveria experimentá-lo. Provavelmente oferece muitos recursos que podem ajudá-lo nas tarefas diárias. As instruções a seguir da Revista Portal Útil são destinadas a iniciantes.

O que este artigo aborda:

O que é o Microsoft OneNote?

O Microsoft OneNote é um software avançado para se manter organizado digitalmente. Ele permite que os usuários anotem informações importantes para referência posterior em diferentes seções. O programa também permite a colaboração com pessoas externas, se necessário.

Texto, imagens e notas de voz podem ser inseridos. Opcionalmente, os usuários podem compartilhar todo o projeto do OneNote (notebook) online.

A diferença entre o OneNote e outros sistemas de anotações digitais é um pouco como a diferença entre um bloco de notas e um fichário estruturado. O OneNote é essencialmente um notebook digital. É codificado por cores e dividido em diferentes seções com base no tipo de informação que você está procurando.

Quais são as principais vantagens do software?

É claro que os usuários de computador de longa data estão familiarizados com o layout e a formatação dos vários documentos do Word. Não importa em que programa digitemos, sabemos que nossas palavras serão encadeadas de alguma forma.

Microsoft OneNote

O Microsoft OneNote vira esse conceito de cabeça para baixo com sua estrutura gratuita. Digitar notas no OneNote é como escrever notas em um bloco de notas. As limitações usuais de um documento do Word não existem.

Outro recurso importante do OneNote é a capacidade de compartilhar todas as suas anotações com outras pessoas que podem navegar rapidamente por elas.

Para ilustrar isso, imagine que você está escrevendo notas longas sobre 5 tópicos importantes diferentes no Word. Você provavelmente criaria 5 documentos diferentes do Word para isso. E esses documentos seriam uma bagunça de notas desorganizadas internamente. Compartilhá-lo com uma fonte externa seria muito confuso.

Agora imagine o mesmo cenário com o OneNote. Todos os 5 tópicos seriam codificados por cores e organizados clicáveis ​​no OneNote.

Essa é apenas uma das muitas conveniências que o OneNote oferece a seus usuários.

Leia também: como converter word em pdf 

Introdução ao OneNote – Criando e abrindo blocos de anotações

A tarefa mais básica no OneNote é criar seu projeto. Em particular, isso inclui a criação de um novo bloco de anotações e a abertura de blocos de anotações com os quais você trabalhou anteriormente.

Para criar um novo bloco de anotações, primeiro inicie o Microsoft OneNote. Se você ainda não criou um bloco de anotações, há um sinal de mais (+) no canto inferior esquerdo do programa que diz ‘Adicionar bloco de anotações’. Clique nele e digite o nome que deseja para o seu notebook. Em seguida, basta clicar em ‘Criar bloco de anotações’ e pronto.

Se você quiser abrir um bloco de anotações com o qual trabalhou antes, clique na seta para baixo ao lado do bloco de anotações atual na parte superior do programa e selecione ‘Mais blocos de anotações’. 

Será aberta uma caixa de diálogo que deverá exibir automaticamente todos os outros notebooks disponíveis em seu sistema. Se o seu não for exibido diretamente, você também pode usar a função de pesquisa para encontrá-lo.

Algumas dicas importantes de anotações

O OneNote oferece muitas possibilidades que ficarão mais claras quanto mais você usar o programa. No entanto, para você começar, aqui estão alguns dos recursos básicos que você deve dominar.

Como inserir notas?

O objetivo do Microsoft OneNote é capturar notas. Para fazer isso, clique no bloco de anotações no qual deseja adicionar notas. Em seguida, clique em qualquer lugar da página (o espaço em branco à direita) e comece a digitar.

Você literalmente pode começar a digitar em qualquer lugar da planilha. A este respeito, a formatação difere significativamente da dos programas convencionais de processamento de texto.

Como criar novas seções?

Esse recurso é importante porque permite separar diferentes tipos de notas com um único clique. Por exemplo, você poderia preencher uma página com notas sobre receitas culinárias e outra página com notas sobre finanças. Aqui é importante que você crie quantas seções diferentes forem necessárias para o seu pedido, porque esse é um dos pontos fortes do OneNote.

No seu bloco de anotações ativo, clique no sinal de mais (+) ao lado de ‘Adicionar seção’ no canto inferior esquerdo da tela. Uma seção vazia será criada, que você poderá nomear e preencher com notas.

Como adicionar novas páginas?

Adicionar novas páginas permite estruturar suas ideias e subdividir ainda mais as seções com subtópicos. Uma nova página também oferece espaço para novas notas.

Primeiro, clique no sinal de mais (+) ao lado de ‘Adicionar página’ na parte inferior esquerda do programa. Em seguida, digite o nome da nova página e você estará pronto para começar a digitar suas anotações.

Embora o aplicativo já exista há algum tempo, você não é um bobo se estiver apenas começando só agora com o OneNote. Basta treinar o básico mais importante e você pode organizar bem todo o seu dia com apenas alguns cliques.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Melhor roteiro de 2 dias em família em Alagoas

Melhor roteiro de 2 dias em família em Alagoas

Como se tornar um grande desenvolvedor de software?

Como se tornar um grande desenvolvedor de software?

Quais as cidades mais inteligentes do Brasil?

Quais as cidades mais inteligentes do Brasil?

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Como as impressoras 3D vão mudar o mundo

Como as impressoras 3D vão mudar o mundo

5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia

5 Aplicativos Para Ajudar Estudantes em Tempos de Pandemia