terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 05:47:34
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 14/01/2022 às 18:55.

Todo mundo já ouviu dizer que manter uma alimentação saudável é fundamental para ter uma melhor qualidade de vida, garantindo maior longevidade, disposição, além de melhorar a saúde como um todo. 

No entanto, nem sempre essa é uma preocupação levada à risca, o que pode até não ser sentido no curto prazo, mas que certamente fará diferença na saúde com o passar dos anos. 

De fato, há também quem tenha tido um pequeno problema de saúde e, diante disso, decidiu mudar radicalmente os seus hábitos, passando em uma consulta em uma clínica de nutrição para receber as instruções médicas necessárias para ter sucesso no processo. 

É verdade que quanto maior for a disposição em implementar hábitos saudáveis no dia a dia, melhor será a qualidade de vida em pouco tempo. Afinal, a alimentação é um dos pontos mais importantes dessa mudança, que merece atenção e disciplina.

Comer de maneira equilibrada traz vários benefícios, além de ser uma melhoria que pode se estender pela vida toda, sem nenhum tipo de prejuízo. No entanto, você sabe como se alimentar bem? Este artigo vai te ajudar nisso.

Como comer de forma saudável no dia a dia? Confira algumas dicas

O que este artigo aborda:

Conceito de alimentação saudável e como comer bem

Em uma rotina cada vez mais atribulada, é comum que as pessoas acabem deixando de lado os cuidados com a alimentação. Em vez de optar por uma comida fitness, muitas vezes elas podem recorrer a fast foods e alimentos gordurosos ou nada saudáveis. 

Essas escolhas acabam impactando na saúde em pouco tempo, podendo trazer várias doenças que vão demandar tratamentos e cuidados especiais. Por isso, ter uma alimentação saudável é indispensável para ter maior qualidade de vida. 

Mas, afinal, do que é composta a alimentação saudável? De modo simples e direto, para comer bem é preciso:

  • Optar por alimentos variados;
  • Evitar consumir grandes quantidades de açúcar e sal;
  • Dar preferência para consumir frutas, verduras e legumes;
  • Comer em um intervalo correto.

Uma alimentação saudável é aquela que inclui opções variadas, dando sempre prioridade para o consumo de frutas, verduras e legumes, componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar comida pronta entrega especial para quem faz dieta e procura opções mais leves, que vão contribuir para uma alimentação livre de produtos ruins para o organismo.

Evitar o alto consumo de sal e de açúcar também faz toda a diferença para as pessoas. Portanto, é preciso evitar que esses componentes sejam inseridos no dia a dia de modo ilimitado, pois podem prejudicar a saúde.

Por fim, evitar pular as refeições é fundamental para não comer demais. Isso porque, quanto maior for o intervalo entre o almoço e o jantar, por exemplo, maior é a chance de exagerar na quantidade de comida pela forte presença da fome. 

Sendo assim, comer bem é um passo vital para manter o peso corporal equilibrado, evitar produtos que fazem mal ao corpo e dar prioridade para o que é mais saudável, o que vai trazer maior bem-estar e disposição na rotina

Dicas para uma alimentação equilibrada

Mesmo que em um primeiro momento possa parecer difícil manter uma alimentação equilibrada, isso não é verdade. Com dicas práticas, o processo se torna mais simples e fácil de ser colocado em prática. Confira algumas delas e tenha uma vida mais leve: 

1 – Prefira alimentos orgânicos e integrais

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados de maneira mais natural e livre de agrotóxicos. Já a comida e os salgados integrais para revenda podem ser importantes para ajudar no funcionamento do organismo pela sua quantidade de fibras.

Sendo assim, não deixe de priorizar essas características ao fazer as compras de supermercado na sua casa, visto que essa é uma maneira prática de ter uma alimentação equilibrada.

2 – Coma devagar e faça várias refeições

Comer devagar é um método eficaz para evitar consumir alimentos em excesso. Isso porque o corpo vai se sentindo saciado quando a alimentação é mais lenta, além de que isso ajuda a saborear melhor a comida.

Outra dica importante é a de fazer várias refeições por dia, de maneira a diminuir a tendência de comer mais. Tomar água suficiente, ao menos dois litros por dia, também contribui para esse processo. 

Conclusão

Manter uma alimentação equilibrada é o caminho mais eficaz para evitar problemas de saúde e para ter maior longevidade. Com ações práticas, como as mencionadas acima, é possível ter sucesso nesse processo.

Por isso, não deixe de investir em alimentos naturais e saudáveis, que vão trazer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e, de quebra, ainda ajudam a manter o físico em dia.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Conheça os recheios de panquecas mais tradicionais do mundo

Conheça os recheios de panquecas mais tradicionais do mundo

Taurina: O Que É e Quais os Benefícios Para o Corpo

Taurina: O Que É e Quais os Benefícios Para o Corpo

Os efeitos dos alimentos no corpo

Os efeitos dos alimentos no corpo

Qual a diferença entre Santo Daime e Ayahuasca?

Qual a diferença entre Santo Daime e Ayahuasca?

Como fazer ovo sem grudar na panela

Como fazer ovo sem grudar na panela

Diferentes tipos de leite vegano para utilizar na sua rotina

Diferentes tipos de leite vegano para utilizar na sua rotina