Muitos veganos procuram alternativas para substituir os alimentos com base animal, o leite não é uma exceção. Esse alimento é extremamente necessário na nossa alimentação, agregando várias proteínas e vitaminas — além de um sabor delicioso.
Pensando nisso, listamos as principais alternativas ao leite vendido no supermercado. O melhor é que boa parte deles vai muito bem com um café clássico. Quer saber quais são? Basta seguir a leitura!
O que este artigo aborda:
- Leite de soja
- Leite de amêndoa
- Leite de coco
- Leite de arroz
- Leite de caju
- Leite de macadâmia
- Leite de linhaça
- Leite de proteína de ervilha
- Leite de banana
- Leite de girassol
- Leite de cânhamo
Leite de soja
Seu sabor suave a forte pode ser amplamente descrito como de natureza vegetal, embora isso geralmente seja neutralizado em variedades com sabor. Os leites de soja são de espessura média e boas fontes de proteínas, potássio e isoflavonas. A maioria, mas não todos, são fortificados com vitaminas e minerais.
Leite de amêndoa
Uma alternativa popular ao leite de soja, o leite de amêndoa possui quantidades consideráveis de vitaminas D e E, além de cálcio. Com um toque de doçura, é suave, fino e vai bem em produtos de panificação e cereais.
Leite de coco
O leite de coco é naturalmente espesso e luxuosamente cremoso, e muitas pessoas que deixam o leite de vaca para trás juram por ele. É um pouco mais rico em gordura (cerca de 5 g por porção), mas é uma boa fonte de potássio, cálcio e fósforo.
Leite de arroz
O leite de arroz resistiu ao teste do tempo. Frequentemente feito de arroz integral, é uma boa escolha para pessoas com inúmeras alergias alimentares. Um dos leites não lácteos mais aguados, o leite de arroz pode não fazer bem para acompanhar com chá e café, mas é um ótimo complemento para aveia, sopas e molhos. É levemente doce, com um sabor de arroz suave, mas agradável.
Leite de caju
Os cajus são usados frequentemente na culinária vegana por sua cremosidade, e os leites veganos feitos com eles são encorpados. Com ampla vitamina E, os leites de caju não deixam gostos persistentes e fazem molhos ricos, sopas e smoothies.
Leite de macadâmia
A maioria dos leites de nozes é feita de amêndoas ou castanhas de caju, mas o leite de macadâmia, feito de nozes de macadâmia, é o mais cremoso. É rico em vitamina A, mas pobre em proteínas.
Leite de linhaça
Feitos de linhaça, os leites de linhaça são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3. Eles também são enriquecidos com vitaminas para que você possa obter seu A, B12 e D2 à base de plantas.
Leite de proteína de ervilha
Não há sabor de ervilha em leites de proteína de ervilha promissores. No entanto, pode haver um tipo de qualidade farinhenta no sabor e na textura, mas não deve ser avassalador ao paladar. Esses leites são espessos, repletos de proteínas e cálcio, e são um bom material para molhar os biscoitos.
Leite de banana
Você provavelmente não o verá com muita frequência, mas o leite de banana com certeza é criativo! Não é necessariamente livre de soja, mas tem uma quantidade razoável de potássio. Se você gosta de banana, experimente-a em receitas de cereais, smoothies, panquecas e até bolos.
Leite de girassol
Com leite de girassol, você obterá os benefícios das sementes de girassol: doses saudáveis de vitamina E, cobre, fósforo e folato. Sua textura é suave e seu sabor é neutro à noz/semente. Vai muito bem com granola.
Leite de cânhamo
Possivelmente o mais fino dos leites não lácteos, o leite de cânhamo tem cálcio e magnésio em abundância e é uma ótima escolha amiga dos alérgenos. Aveludado e um pouco doce, sugerimos que você o use como faria com o leite de arroz: em sopas, molhos e cereais matinais quentes e frios.
Artigos relacionados: