Como sabemos, a prática frequente de atividade física traz enormes benefícios para o corpo. Se exercitar auxilia desde a regulação do sono ao equilíbrio do organismo, sendo muito importante incluir o exercício físico no seu dia a dia.
Para iniciantes e veteranos na jornada fitness, é bastante recomendado fazer o uso de suplementos alimentares. Além dos benefícios para a saúde, como a ingestão de nutrientes necessários para o funcionamento normal do metabolismo, os suplementos também auxiliam a melhorar o desempenho durante o treino e a recuperação após a atividade.
Antes de incluí-los na sua rotina, é importante conhecer mais sobre esses compostos, assim como saber quando tomar suplementos alimentares, para garantir que eles façam efeito no seu organismo.
O que este artigo aborda:
- O que são suplementos e para que eles servem?
- Os suplementos substituem a alimentação?
- Quais são os principais suplementos alimentares e como tomá-los?
O que são suplementos e para que eles servem?
Muitas pessoas acreditam que conseguem ingerir a quantidade necessária de todos os nutrientes somente através da sua alimentação diária. Mas, na hora de fazer os exames, a situação não é bem assim: na verdade, muitos percebem que várias vitaminas e minerais se encontram em quantias bem abaixo da necessária para o organismo. É nesse momento que várias recorrem ao uso de suplementos de vitaminas e minerais, que, como o próprio nome afirma, servem como um complemento de uma série de nutrientes.
Eles são compostos por vitaminas, minerais, ômegas, proteínas e outros componentes, que completam uma alimentação saudável e outros cuidados que ajudam a manter o organismo funcionando bem, sendo comercializados, geralmente, em doses pequenas.
Os suplementos ainda são muito confundidos com as chamadas “bombas”, como são chamados os anabolizantes e estimulantes que são perigosos para a saúde. Ao contrário desses compostos, que têm como objetivo aumentar artificialmente a resposta do corpo frente a estímulos, os suplementos são fontes de nutrientes naturais, os quais são extraídos direto dos alimentos. Eles são somente recomendados em casos de pessoas que praticam bastante atividades físicas e/ou com deficiência de determinados nutrientes, funcionando somente como um complemento à alimentação, sem prejudicar o organismo.
Os suplementos substituem a alimentação?
Os suplementos são compostos por vitaminas, proteínas e minerais que são muito importantes para o funcionamento de órgãos como rins e coração. Mas, apesar dos benefícios, eles não substituem a alimentação.
Como comentamos, eles são indicados somente para compensar e equilibrar os níveis de determinados nutrientes no organismo, de modo que eles não substituem uma dieta equilibrada, com o consumo de frutas, verduras, legumes, carboidratos e proteínas nas quantidades indicadas por profissionais. Nos casos em que, mesmo com a adoção de dieta saudável, a ingestão de determinados nutrientes não tem sido suficiente, os suplementos devem ser incluídos na rotina alimentar, sem, entretanto, substituir as refeições.
Quais são os principais suplementos alimentares e como tomá-los?
Ao buscar a suplementação alimentar, é fundamental conhecer os produtos adequados às suas necessidades. As pessoas que estão iniciando na academia podem incluir os suplementos na sua rotina, os quais devem ser escolhidos a partir de fatores como a intensidade e a frequência do treinamento e a dieta.
Antes de falarmos um pouco mais sobre os principais suplementos e como eles devem ser consumidos, é importante lembrar: o uso desses produtos deve ser realizado com acompanhamento médico e doses indicadas por profissionais, como nutricionistas. Eles orientarão a quantidade ideal a ser tomada, o tempo de uso, os possíveis efeitos colaterais e a dieta que deve acompanhar o uso das substâncias.
Existem diferentes tipos de suplementos, com diferentes funções e formas de consumo. Um dos principais é o whey protein, que é um suplemento proteico, extraído do soro do leite. Ele serve para recuperação muscular após um treino. Além de reduzir os impactos sobre os músculos, o suplemento ajuda a promover o crescimento e a definição da musculatura.
Por isso, é importante tomá-lo após a prática de exercícios físicos para obter os resultados desejados. Além disso, deve-se estar atento à quantidade diária recomendada, que varia de pessoa para pessoa, mas que normalmente é de 1 g a 1,2 g por quilo.
Um outro suplemento bastante procurado é o BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), que auxilia na produção de proteínas pelas células. Composto por três aminoácidos, a leucina, valina e isoleucina, o suplemento pode ser consumido no pré ou pós-treino. Durante o exercício, ele ajuda na produção de energia e a evitar a perda de massa muscular, e, após a atividade física, auxilia na recuperação e regeneração das fibras musculares.
A cafeína também pode ser suplementada na alimentação. O ideal é tomá-la antes do treino, já que ela impulsiona a eficiência, o controle e a produção de energia, influenciando no desempenho durante as atividades. Por atuar no sistema nervoso, ela ajuda a reduzir os sinais de fadiga, aumentando a disposição para malhar.
Uma outra opção de suplemento é o carboidrato maltodextrina. Ele fornece energia para o treino, sendo ideal consumi-lo antes dos exercícios e, no caso de atividades longas, durante a malhação, para retardar o aparecimento da fadiga. A dose recomendada é de até 20 g diárias.
Por fim, os suplementos de creatina também são muito importantes para qualquer um que pratique exercícios físicos. Apesar de ser bastante conhecido, ainda existem muitas pessoas que não sabem como tomar creatina.
A creatina é um aminoácido de origem animal que age na melhora da performance durante o treino, aumentando capacidades como velocidade e força, especialmente em atividades como a musculação. Ela ainda ajuda na produção e na reposição rápida de energia durante os exercícios.
Além disso, o aminoácido possui um efeito acumulativo, de modo que ela pode ser tomada antes, depois do exercício ou até mesmo em outro momento do dia.
Artigos relacionados: