sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 02:57:19
Revista Portal Útil

O conteúdo "Mercado automotivo: carros elétricos podem ser uma boa aquisição?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Automotivo em .


O mercado automotivo vive passando por transformações. Uma das mais importantes dos últimos tempos está acontecendo nesse momento, e promete causar profundos impactos nas próximas décadas. Trata-se da revolução dos carros elétricos, que crescem em popularidade e se tornam cada vez mais baratos.

Mas afinal, será que vale a pena adquirir um? Neste artigo da Revista Portal Útil, você ficará por dentro das vantagens e desvantagens dos veículos elétricos e entenderá quando a compra é uma boa opção.

O que este artigo aborda:

Carro elétrico vale a pena?

Os carros elétricos já existem há bastante tempo, mas nunca conseguiram se popularizar, embora em alguns países, como a China, eles já representem uma parte considerável das frotas em circulação.

A razão para essa aceitação tão lenta dos elétricos entre o público certamente está ligada ao custo de aquisição, que ainda pode ser considerado alto. Mas outros custos e fatores ligados à sua manutenção também são relevantes.

Rodar com um carro elétrico é com certeza mais barato que rodar com um veículo convencional, como veremos melhor a seguir. Além disso, os elétricos costumam oferecer um desempenho bem superior aos convencionais. Mas a baixa autonomia, a dificuldade de revenda e a escassez de oficinas especializadas são fatores que pesam contra.

Carro elétrico carregando

No fim das contas, o consumidor precisa pensar além dos custos de aquisição e manutenção do elétrico. É preciso avaliar a forma como o carro será usado. 

Para que você possa entender melhor se adquirir um veículo é ou não uma boa opção, explicaremos a seguir as principais vantagens e desvantagens deste produto.

Vantagens de um carro elétrico

Melhor desempenho

O arranque de um carro elétrico se dá muito mais rapidamente, “na velocidade da luz”. Isso porque, no caso de um veículo convencional, o motor é acionado por processos mecânicos, como a queima do combustível, e esses processos são mais lentos, enquanto que o motor dos elétricos é acionado diretamente pela bateria.

Como resultado, o motorista tem a sensação de estar dando a partida num carro esportivo. Outro ponto positivo do desempenho é a condução mais suave, sem ruídos e trepidações, que, no caso dos carros convencionais, são provocados pelos processos mecânicos, especialmente o motor trabalhando.

Menor custo por km rodado

Outra grande vantagem dos elétricos é a economia por km rodado. Isso se deve ao baixo custo da eletricidade, quando comparada aos combustíveis, como gasolina e diesel. 

Calcula-se que, em média, o km rodado com um elétrico é 70% inferior ao km rodado com um carro movido a gasolina. No Brasil, inclusive, o abastecimento em postos de recarga é gratuito.

Além disso, os elétricos não necessitam de troca de óleo e costumam ir bem menos vezes para o concerto, o que também diminui o custo de manutenção.

Baterias cada vez mais eficientes

As baterias dos elétricos costumam ser citadas de forma negativa. Sua produção ainda é muito custosa, representando a maior parte do custo de aquisição do elétrico, embora os valores tenham diminuído consideravelmente. 

Em 2009, o custo de produção de uma bateria de carro elétrico girava em torno de 900 dólares por quilowatt-hora, sendo atualmente de 200 dólares por quilowatt-hora, em média.

A autonomia dessas baterias também costuma ser questionada. Ela, no entanto, quase quadruplicou na última década, sendo atualmente superior a 400 km na maioria dos veículos. Isso significa que, com uma única recarga, você será capaz de rodar por 400 km com o seu elétrico.

Por fim, outro ponto positivo é que a vida útil das baterias também vem aumentando. Atualmente, ela se encontra em 8 a 10 anos, o que provavelmente excede o tempo de uso do próprio veículo.

Desvantagens de um carro elétrico

Preços altos

Carros elétricos ainda são vendidos por preços bem superiores aos de veículos populares movidos a combustível. 

No Brasil, o modelo elétrico mais barato é vendido a R$ 129 mil. Esse custo, no entanto, tende a diminuir consideravelmente nos próximos anos, com muitos especialistas defendendo que ele será equivalente aos de veículo a combustão por volta de 2024.

Carros elétricos, como citamos, necessitam de menos revisões e consertos, mas caso necessitem, o preço pode ficar bastante salgado para o consumidor. Isso se deve ao tamanho ainda reduzido do mercado de peças para esses veículos.

Pouca infraestrutura

Um dos principais empecilhos para a popularização dos carros elétricos é o pequeno número de postos de recarga. 

Atualmente, eles se concentram nos maiores centros urbanos, o que dificulta ainda mais o deslocamento por grandes distâncias. Felizmente, isso também deve mudar nos próximos anos, com a ampliação da infraestrutura voltada para os elétricos.

Como custear um carro elétrico?

Os carros elétricos, como você pôde ver, ainda apresentam um custo alto de aquisição, embora os custos de manutenção sejam bastante vantajosos. Existem, no entanto, algumas alternativas que podem te ajudar a viabilizar a compra.

Financiamento

O financiamento é considerado a melhor forma de adquirir um veículo, seja ele elétrico ou não. Recomenda-se, no entanto, não estender demais o prazo de pagamento, o que aumenta o custo total da operação. Procure dar um valor de entrada e parcelar o restante no menor prazo possível.

No caso de veículos elétricos, algumas instituições financeiras já oferecem uma taxa de juros menor no financiamento, como parte de iniciativas de estímulo à aquisição.

Compare as melhores opções de financiamento

Empréstimo

Muitos negligenciam o empréstimo na hora de adquirir um veículo, mas ele pode sim ser uma boa opção. 

Os empréstimos serão vantajosos quando a taxa de juros for inferior à taxa do financiamento. Uma dica é fazer um empréstimo com garantia de veículo com seu carro atual e usar o crédito na compra do elétrico. Caso você não possua um veículo em seu nome, mas possua um imóvel, também é possível conseguir empréstimo com garantia de imóvel, que apresenta taxas de juros mais baixas e prazo de pagamento estendido.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Vale a pena comprar carros semi novos?

Vale a pena comprar carros semi novos?

3 Cuidados que os motoristas devem ter ao dirigir na chuva

3 Cuidados que os motoristas devem ter ao dirigir na chuva

Manutenção automotiva: Como garantir o funcionamento do seu carro?

Manutenção automotiva: Como garantir o funcionamento do seu carro?

Seguro veicular: Normas para contratação são atualizadas

Seguro veicular: Normas para contratação são atualizadas

5 itens de legislação que todo caminhoneiro precisa conhecer

5 itens de legislação que todo caminhoneiro precisa conhecer

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?