sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 08:28:20
Revista Portal Útil

O conteúdo "Dicas de cuidados com o cabelo que você precisa conhecer" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Beleza e estética em .


Dar uma atenção especial e diária aos seus cabelos, é tão importante quanto o seu cuidado com a pele. O cabelo e o rosto fazem parte do seu espelho visual e necessitam de cuidados contínuos.

Pensando na praticidade do seu dia a dia, preparamos algumas dicas de cuidados com o cabelo. Vamos conferir neste artigo exclusivo da Revista Portal Útil!

O que este artigo aborda:

Lave o cabelo com água morna

Mesmo no tempo do frio, é importante sempre se atentar a temperatura da água ao qual você lava seus cabelos. Uma água muito quente além de tirar as vitaminas do cabelo, por abrir as cutículas do couro cabeludo. 

Então quando for tomar seu banho coloque seu chuveiro na água morna para que não haja choque térmico e seu cabelo fique quebradiço ou fraco. Seguindo essas dicas de cuidados com o cabelo, você vai notar mudanças já nas primeiras lavadas. 

Escolha o shampoo e condicionador certo para o seu tipo de cabelo

Uma das principais dicas de cuidados com o cabelo

Dicas de cuidados com o cabelo que você precisa conhecer

Nos mercados, lojas de cosméticos, produtos naturais, existem vários tipos de shampoo e condicionador. Produtos específicos para cada tipo de cabelo, porém não se deve trocar de produtos mês a mês, para ter um cabelo saudável, deve-se seguir o tratamento adequado e as dicas de cuidados com o cabelo, pois ele é o seu espelho visual.

Outra dica importante, é procurar por produtos que em sua composição tenham aditivos naturais aos quais não sejam agressivos ao seu tipo de cabelo. Geralmente, podemos encontrar shampoo à base de calêndula, camomila, aloe vera, babosa, etc; que além de trazer força e brilho aos fios, faz com que sejam fortes e saudáveis. 

Massageie o couro cabeludo

Nada melhor do que receber uma massagem, não é? Pensando nisso, estudiosos apontam que para um bom crescimento, durante a lavagem no banho deve-se massagear o couro cabeludo para que aumente o fluxo sanguíneo e os folículos cresçam fortes e saudáveis.

Após um banho, massageie o cabelo utilizando o creme próprio ao seu tipo de cabelo e curta esse momento de cuidados diários. Mas não se esqueça, produtos adequados e rotinas específicas para você podem causar milagres nos fios, além de ser uma das dicas de cuidados com o seu cabelo ao qual não necessita de muitos produtos específicos.

Seque o cabelo suavemente

Você deve estar se perguntando, mas até na hora de secar eu tenho que seguir um estilo diferente? Sim, na hora de secar, você tem que apenas retirar o excesso de água presente no cabelo apenas abraçando com a toalha, os fios molhados. Jamais esfregue as pontas, isso faz com que o atrito danifique as pontas e elas ficam eriçadas. 

Evite o uso excessivo de produtos para o cabelo

No mercado, existem vários produtos para serem utilizados no cabelo, como por exemplo: mousse, gel, pomada, etc., porém quando muito utilizada, esses produtos podem danificar os fios e causar até quedas, sejam elas imperceptíveis ou notáveis. 

Utilizando com frequência esses produtos, eles podem acumular nos fios e causar quedas, pontas duplas, enfraquecimento dos fios, deixando o cabelo opaco e danificado, com aparência de maltratado. 

Faça uma rotina de tratamentos e monitore o uso desses produtos intercalando entre os dias ou semanas e se usar procure os melhores produtos, os melhores cremes, a melhor progressiva de chuveiro, realmente pesquise o que irá colocar em seus cabelos. Faça um cronograma capilar onde cada semana você irá fazer um tipo de procedimento, como por exemplo na primeira semana, você faz nutrição, na segunda semana você irá fazer reconstrução e na terceira semana hidratação. Uma das dicas de cuidados com o cabelo mais importantes, é como já mencionado, utilizar produtos específicos para seu tipo de cabelo e necessidade.

Evite o calor excessivo no cabelo

Na praticidade do dia a dia, com nossa rotina pesada, muitas vezes, abusamos de secadores, pranchas, babyliss em nosso cabelo, o que a curto prazo facilita e muito a nossa vida, porém a longo prazo pode danificar os fios e dar pontas duplas e queda de cabelo.

Esses riscos podem ser minimizados, quando optamos pelo secador na voltagem fria ou em pranchas que não precisam estar superaquecidas para chegar no resultado esperado. Outra opção no mercado é comprar cremes que contenham protetores térmicos que facilitam e muito a vida dos fios e você pode utilizá-los sem medo.

Fuja do frizz

Você já ouviu falar em defrizantes? Não? Esses produtos são indicados quando o seu cabelo fica com aquele frizz, ao qual quando secamos não fica no lugar nem com mil secadores. Esse produto, recomenda-se que seja utilizado antes de utilizar secador ou prancha. Uma das dicas de cuidados com o cabelo, é sempre deixar os fios nos lugares o mais natural possível.

Faça cortes regulares

Segundo pesquisas, recomenda-se que o cabelo seja cortado a cada 3 meses para crescer com força e brilho. Pois as pontas podem sofrer com falta de nutrientes que na sua maioria não conseguem chegar às pontas e elas ficam quebradiças e secas. 

Faça um tratamento com hidratação

Olha essas dicas de cuidados com o cabelo que iremos te passar agora. Você já parou para pensar em ter o seu próprio salão de cabeleireiro em casa? Sim, você pode tirar um dia da semana e fazer o seu spa da beleza. Pegue um creme de hidratação específico para o seu cabelo e deixe agir pelo tempo determinado e nesse tempo de ação, você pode fazer um escalda pés, ver um filme ou episódio daquela série que você não consegue pôr em dia. Lembre-se que esse é o seu momento.

Além de relaxante, esse momento de hidratação previne problemas futuros, como queda, ressecamento no cabelo, etc. Aproveite essas dicas de cuidados com o cabelo e dê uma repaginada no seu visual sem gastar quase nada. 

Alimente-se bem

Outra dica muito importante é se alimentar bem, comer principalmente frutas e verduras, diminuir o consumo de embutidos e industrializados aos quais trazem malefícios ao nosso corpo e consequentemente prejudicam a saúde dos fios. Opte por ter uma alimentação bem saudável desde os temperos utilizados até os doces consumidos. 

Conclusão sobre as dicas de cuidados com o cabelo

Hábitos saudáveis no dia a dia remetem a uma pele mais viçosa, um cabelo mais brilhoso e de aparência leve e saudável e o melhor de tudo é que você pode ter tudo isso, apenas utilizando dicas simples com produtos do dia a dia. 

Os cuidados começam na escolha dos produtos certos para cada tipo de cabelo, seja ele oleoso, seco ou misto; ele necessita de cuidados específicos para ele. Escolhendo os produtos certos, começa o segundo passo que é a moldagem da aplicação, desde a lavagem e depois a secagem. 

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Como aplicar autobronzeador corretamente?

Como aplicar autobronzeador corretamente?

Quem possui rosácea pode usar ácidos na pele?

Quem possui rosácea pode usar ácidos na pele?

Quais os tipos de tratamentos capilares?

Quais os tipos de tratamentos capilares?

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Entenda a tendência da moda masculina de cuidados com as unhas

Entenda a tendência da moda masculina de cuidados com as unhas

Como fazer vídeos de exercícios em casa

Como fazer vídeos de exercícios em casa