sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 10:01:56
Revista Portal Útil

O conteúdo "Quem possui rosácea pode usar ácidos na pele?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Beleza e estética em .


A rosácea é uma das diversas doenças que podem afetar a saúde da pele ao longo da vida. Seu principal sinal é a vermelhidão no rosto, que pode se espalhar pelo nariz, testa e queixo. 

A manifestação dessa doença, entretanto, não deve ser um motivo para deixar de lado a prática do skincare. Muito pelo contrário: os indivíduos que possuem rosácea devem ter cuidado redobrado na hora de escolher produtos que devolvam a saúde e melhorem a aparência da pele. 

Para saber mais sobre a rosácea e conhecer ácidos seguros para adicionar a sua lista de produtos, continue a leitura.

O que este artigo aborda:

Afinal, o que é rosácea?

A rosácea é uma inflamação crônica na pele que afeta principalmente os adultos entre os 30 e 50 anos. Os primeiros sinais da doença são manifestados através da vermelhidão, que pode aparecer apenas no centro da face ou se estender por todo o rosto. 

Além da predisposição genética, outros fatores, tais como o consumo excessivo de álcool, alterações hormonais, emocionais e até mesmo a ingestão de alimentos muito quentes, podem desencadear episódios da doença. 

Quem possui rosácea pode usar ácidos na pele?

Atualmente, a rosácea não possui cura. Apesar disso, é importante que o tratamento seja seguido pelo paciente para evitar novos episódios de vermelhidão e desconforto.

Quais os tratamentos para rosácea?

Os tratamentos podem variar de acordo com a intensidade dos episódios de rosácea, assim como os fatores que a desencadearam. 

O primeiro passo para um tratamento efetivo é buscar a ajuda de um profissional especializado em dermatologia. Dessa forma, é possível investigar a doença e compreender quais fatores influenciam diretamente sua aparição. 

Uma vez delimitados os fatores, é possível evitá-los. Diminuir a exposição ao sol, ter cautela com o consumo de bebidas alcoólicas e cuidar da saúde mental são recomendações rotineiras para quem possui a doença. 

Além disso, é possível recorrer ao uso de antibióticos tópicos, sabonetes neutros, produtos destinados à pele com rosácea e, em casos mais específicos, ao uso do laser facial. 

O que são os ácidos utilizados na pele?

Antes de falar dos ácidos utilizados na pele, é importante falar sobre a definição dos ácidos em geral. Muitas vezes, essa palavra remete a uma substância agressiva, mas a realidade é um pouco diferente. Os ácidos são apenas substâncias químicas que reagem quando expostas a soluções aquosas. 

Quando o assunto é skincare, os ácidos ganham espaço na lista de cuidados. Através de seus ativos, é possível reduzir as manchas causadas na pele ao longo dos anos, eliminar células mortas e estimular a produção de colágeno. 

Nos últimos anos, o ácido hialurônico se tornou popular entre os produtores de conteúdo de maquiagem e cuidados com a pele. Além dele, alguns outros ácidos também são famosos: é o caso do ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, e do ácido retinóico, substância derivada da vitamina A.

Quem tem rosácea pode utilizar ácidos na pele?

Os benefícios dos ácidos também podem ser desfrutados por quem possui rosácea, entretanto, é importante ter cautela antes de escolher os produtos.

A vitamina C, citada anteriormente, pode fazer parte da rotina de cuidados, devolvendo saúde à pele. Em caso de peles secas, o ácido pode ser aplicado em creme. Já nas peles oleosas, a preferência deve ser dada às soluções em gel.

O ácido azelaico também pode fazer parte da rotina de skincare. Muito recomendado para quem possui problemas de pele como a acne e a rosácea, o ácido atua na diminuição das manchas e na melhora do aspecto visual da pele. 

É importante ressaltar que o uso dos ácidos não exclui a necessidade do filtro solar e dos demais cuidados necessários para a pele com rosácea. Em caso de dúvidas, procure ajuda profissional!

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Como cuidar da pele seca

Como cuidar da pele seca

Como fazer uma decoração de quarto infantil genderless

Como fazer uma decoração de quarto infantil genderless

9 tratamentos estéticos para modelar o corpo e reduzir gordura localizada

9 tratamentos estéticos para modelar o corpo e reduzir gordura localizada

O que fazer para acabar com a calvície feminina

O que fazer para acabar com a calvície feminina

É Verdade Que o Ovo Faz o Cabelo Crescer? Veja se Funciona

É Verdade Que o Ovo Faz o Cabelo Crescer? Veja se Funciona

Consórcio de estética: entenda como funciona?

Consórcio de estética: entenda como funciona?