segunda-feira, 16 de maio de 2022 - 16/05/2022 08:32:29
Revista Portal Útil

Publicado por Diego Augusto em 17/12/2021 às 16:46.

Apartamento estúdio, apartamento eficiente e apartamento pequeno. Todos esses termos se referem ao mesmo tipo de pequena sala de estar.

Apartamento estúdio significa uma configuração que inclui uma zona de estar, uma zona de dormir, uma cozinha e uma zona de banho

Os apartamentos tipo estúdio às vezes têm paredes para criar uma demarcação. Por exemplo, se os convidados entrarem, você terá alguma privacidade, se houver uma parede.

Muitas pessoas, especialmente aquelas em grandes cidades com um alto custo de vida, estão optando por chamar um micro apartamento de casa. 

No entanto, morar em um apartamento estúdio traz desafios únicos, bem como benefícios surpreendentes.

Apartamento estúdio, pequeno ou eficiente? Entenda tudo!

Se você nunca morou em um espaço pequeno, pode estar se perguntando como morar em um estúdio. 

Com as dicas e truques certos, você pode fazer um pequeno estúdio ser tão confortável quanto um apartamento maior.

Os apartamentos estúdio vêm em vários layouts diferentes, que geralmente podem ser divididos em três categorias diferentes:

  • Uma área de estar e dormir com banheiro, cozinha e closet em diferentes quartos.
  • Uma área de estar e quarto com cozinha e sala de jantar de um lado do estúdio e closet e banheiro do outro lado.
  • Uma sala de estar, dormir e jantar com uma cozinha compacta em uma das paredes e um banheiro e um armário em quartos separados. É mais provável que esse arranjo pareça restrito sem algum design criativo.

Pode parecer opressor caber toda a sua vida em um estúdio. No entanto, com alguma criatividade e dicas úteis, você pode imaginar um espaço minúsculo para torná-lo uma casa confortável que rivalize com qualquer apartamento maior.

Quando você mora em um apartamento menor, precisa ser criativo ao usar o espaço. Isso é especialmente verdadeiro quando você está morando em um apartamento estúdio. 

Um dos maiores desafios para a maioria dos locatários é tentar encontrar uma maneira de separar os espaços de estar e de dormir.

Uma das melhores maneiras de fazer parecer que você tem uma sala de estar e um quarto em um espaço menor é usar uma cortina, estante e divisória para criar a ilusão de ter um quarto separado. 

Isso não apenas divide o espaço, mas também oferece mais privacidade e pode ajudar a criar uma área de dormir mais tranquila.

E se você tiver um espaço tão limitado que não seja possível dividir todo o seu apartamento em áreas diferentes? 

Felizmente, existem opções que podem funcionar perfeitamente se você estiver morando em um estúdio especialmente pequeno.

  • Aproveite o espaço vertical e obtenha uma cama alta: Se você está se perguntando como mobilizar um estúdio , pode ler as dicas das grandes cidades.Construa seu espaço para cima, em vez de para fora. Uma cama alta pode ajudá-lo a aproveitar o espaço vertical em seu apartamento, proporcionando um espaço para dormir no alto e uma área de estar abaixo dele.
  • Invista em alguns móveis de transição e esconda-os: Se você realmente preferir não olhar para sua cama quando não estiver usando, um sofá-cama ou uma cama embutida podem ser o seu lugar. Enquanto um sofá-cama pode ser convertido em assento, uma cama Murphy pode ser escondida na parede durante o dia e puxada para dormir à noite.
  • Reserve um tempo para arrumar a cama pela manhã: Mesmo que seja irritante fazer a cama todos os dias, você tem que admitir que isso torna o seu espaço muito mais organizado. E se você mora em um estúdio, é muito mais difícil esconder uma cama bagunçada atrás de portas fechadas, então reserve um tempo para deixá-la bonita quando sair dela.

Agora que você sabe morar em um apartamento estúdio, está pronto para aproveitar todas as vantagens que um pequeno espaço tem a oferecer

Fonte: DHD imóveis imobiliária em Sorocaba 

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

7 dicas para uma reforma barata em 2022

7 dicas para uma reforma barata em 2022

Como limpar box de vidro e tirar a gordura?

Como limpar box de vidro e tirar a gordura?

Passo a passo de como criar um jardim do zero em sua residência

Passo a passo de como criar um jardim do zero em sua residência

Calendário de limpeza da casa: veja como montar

Calendário de limpeza da casa: veja como montar

Como escolher o portão automático para casa

Como escolher o portão automático para casa

Utensílios de limpeza: como escolher os melhores para sua casa?

Utensílios de limpeza: como escolher os melhores para sua casa?