Revista Portal Útil

Não é costume dos brasileiros ter lareira em casa, principalmente por causa do clima do nosso país, que costuma ser bem quente na maior parte do ano.

Entretanto, não deixa de ser algo viável para quem sonha em ter esse elemento no seu lar, principalmente porque, além de esquentar nos dias frios, também é uma excelente peça decorativa. Quem faz esse investimento aposta em um espaço mais aconchegante, acolhedor e até mesmo romântico.

Justamente por não ser um costume no Brasil, as casas não são construídas com aquelas famosas lareiras embutidas na alvenaria, que são bastante tradicionais em outros países.

Quem deseja especificamente esse modelo ainda pode incluí-lo em um projeto de construção, mas hoje já existem alternativas mais modernas, que, além de serem mais amigáveis com o meio ambiente, também são mais simples de utilizar. Sendo assim, qualquer pessoa pode ter uma lareira em casa!

Ainda que exista essa possibilidade mais adaptável, é importante frisar que uma lareira ocupa um espaço considerável dentro do ambiente, além de existir outras questões que precisam ser consideradas previamente.

Portanto, são muitas as dúvidas envoltas ao assunto, por isso vamos esclarecer tudo e ainda dar algumas dicas sobre como construir uma lareira.

O que este artigo aborda:

Como construir uma lareira em casa?
Como construir uma lareira em casa?
Pin It

Onde instalar sua lareira?

Essa provavelmente é a maior dúvida de quem deseja saber como construir uma lareira, justamente pela falta de adaptação dos cômodos para se implementar um elemento do gênero.

Antes de mais nada, o primeiro passo seria escolher um modelo, porque a partir disso será possível definir o cômodo, já que cada um é direcionado para um tipo de ambiente.

Ao todo, existem quatro modelos, e cada um funciona de uma forma diferente. São eles:

Lareira tradicional

Esse seria o modelo mais antigo, que é embutido na alvenaria. Como já enfatizado, essa lareira precisa ser planejada desde o processo de construção do imóvel, por isso é a alternativa mais custosa.

Além disso, fazer uma reforma para a implementação de uma lareira acabaria saindo bem mais caro que as demais opções, já que seria necessário construir uma chaminé na residência. Elas funcionam à base da queima de madeira, o que também dificulta sua utilização.

Lareira a gás

Esse modelo funciona à base de gás, semelhante a um fogão, por isso precisa de um ponto de gás próximo para ser utilizado – como um botijão, por exemplo. É uma alternativa limpa e fácil de usar, porém não se encaixa bem em cômodos mais sociais ou voltados para descanso, como sala de estar ou quartos.

Lareira a álcool

São igualmente práticas e limpas, porém é necessário abastecer manualmente com álcool, que deve ser adquirido separadamente. Contudo, isso abre a possibilidade de colocá-la em diversos cômodos, sendo uma alternativa mais versátil.

Lareira elétrica

O modelo mais moderno e versátil de todos. Basta ligá-la em algum ponto de energia para utilizá-la, como se fosse qualquer outro eletrodoméstico. Pode ser usada em praticamente qualquer lugar da casa, de forma prática e higiênica, já que não faz sujeira nem produz odores.

Tendo em mente as características de cada modelo, fica mais fácil de escolher qual se adequa melhor à sua vontade. Os mais modernos certamente são bem mais vantajosos, além de serem portáteis e darem a liberdade de o morador mudar sua posição como bem entender.

Com exceção da lareira a gás, que necessita ficar próxima de um ponto de abastecimento, todas as outras podem ser acopladas ao ambiente com facilidade – até mesmo em móveis planejados, já que elas não permitem que o calor se espalhe pelas estruturas ao seu redor.

Dito isso, fica mais fácil responder a pergunta como construir uma lareira. Você pode instalar sua lareira em qualquer lugar que sinta vontade, mas ela com certeza será melhor aproveitada em ambientes sociais como sala de estar, sala de jantar, espaço de TV, quartos ou até mesmo escritórios. Vai do espaço disponível na casa e da criatividade de cada um.

Como construir uma lareira?

Lareiras portáteis também podem ser embutidas em algum lugar específico, mas é importante ter em mente que isso já poderia exigir algumas adaptações na residência, além da ajuda de profissionais qualificados.

Apesar de o fator portátil dar uma liberdade adicional para a pessoa trocar a posição do acessório pela casa, isso acaba sacrificando a parte decorativa, então mantê-las fixas em um só lugar ajuda a agregar valor ao ambiente.

Nesse caso, é quase certo que será necessário realizar uma pequena reforma, principalmente porque quem deseja embutir sua lareira na parede ou em algum móvel precisará de uma abertura que atenda especificamente às dimensões do aparelho.

Para evitar qualquer tipo de erro que prejudique não só sua lareira, mas também a estrutura da casa, contrate um profissional previamente, para que ele ofereça o auxílio adequado nesse processo de planejamento.

Quando a reforma é pequena e não envolve alterações muito radicais, ainda é possível fazer tudo por conta própria, desde que disponha das ferramentas certas, como martelo, furadeira, entre outras.

Lembre-se também de garantir um isolamento térmico adequado no espaço onde está colocando a lareira; mesmo que os modelos mais novos já consigam conter o calor emitido, uma camada extra de segurança nunca é demais e ajuda a preservar melhor seus móveis.

Alguns materiais específicos são resistentes ao calor e por isso são mais indicados para fazer esse isolamento. Concreto, pedra, vidro e tijolo são alguns dos elementos que podem ser utilizados para fazer uma barreira ao redor da lareira, impedindo que o calor alcance o restante do móvel ou outros itens decorativos que estejam próximos.

Ao se atentar a esses cuidados, é possível até mesmo colocar outros eletroeletrônicos próximos da sua lareira, uma televisão, por exemplo.

Por questões de segurança, nunca instale uma lareira em espaços com grandes correntes de ar, não deixe nenhum objeto muito próximo do fogo e dê preferência para modelos com sistemas de segurança mais sofisticados, com sensores que conseguem interromper o fogo automaticamente, quando for necessário.

Seguindo todo esse passo a passo, você não terá problemas na hora de escolher sua lareira e instalá-la na sua casa.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse