Revista Portal Útil

Quer aprender dicas de como organizar armário de cozinha pequeno? Antes de mais nada, saiba que aprendendo algumas práticas infalíveis, você consegue manter tudo em seu devido lugar. Sendo assim, nós sabemos que isso é fundamental para manter uma cozinha funcional.

Então, continue lendo para conferir dicas ótimas que vão te ajudar nessa missão!

O que este artigo aborda:

Como organizar armário de cozinha pequeno? 20 dicas
Como organizar armário de cozinha pequeno? 20 dicas
Pin It

20 dicas de como organizar armário de cozinha pequeno com eficiência

Em suma, manter a organização depende não somente do seu espaço disponível, mas também dos itens disponíveis. Por isso, separamos dicas incríveis para te ajudar a aproveitar cada cantinho do seu armário. Confira:

1. Tenha sempre à mão os itens mais utilizados

Primeiramente, é importante manter sempre visíveis e fáceis de acessar os itens que são mais usados por você na cozinha. Dessa maneira, você não perde tempo procurando algo que utiliza com frequência.

2. Use cestos organizadores

Uma vez que cestos são a solução recomendada para deixar os itens organizados e fáceis para serem manipulados. Ou seja, meça o ambiente disponível e compre cestos de acordo com a sua necessidade de armazenamento e também espaço.

3. Coloque os itens que menos usa nos locais mais altos

Por sua vez, os itens menos utilizados podem ser dispostos em locais menos acessíveis e mais altos. Sendo assim, você garante mais espaço livre para os itens que precisa usar com maior frequência.

4. Guarde seus copos em fileiras

Além disso, mantenha os copos organizados em fileiras, para que fiquem acessíveis e fáceis de serem identificados. Bem como busque separá-los em categorias segundo suas finalidades específicas. Por exemplo, copos comuns, taças de vinho, taças de chopp, entre outros.

5. Mantenha seus pratos empilhados por finalidade

Outra dica é dispor dos pratos empilhados e, se possível, utilizar organizadores apropriados para isso. Assim, separe também por conjunto, colocando os pratos de sopa todos em uma pilha, pratos comuns em outra e repita o processo com as outras opções.

6. Opte por usar potes herméticos

Agora, vale mencionar que potes herméticos são ideais para guardar mantimentos. Nesse caso, etiquetas de identificação ajudam na hora de localizar e também precisam, se possível, ter a data de validade dos produtos.

7. Ganchos para te ajudar na organização

No geral, ganchos são uma ótima opção para pendurar itens como organizadores de tempero, tampas ou até mesmo suportes de papel toalha. Dessa maneira, o espaço interno pode ser mais aproveitado, sem que você precise comprometer as prateleiras.

8. Coloque as panelas em local acessível 

Já as panelas, normalmente, são guardadas em armários ou gavetas na parte inferior. No entanto, trata-se de itens indispensáveis, que devem estar em local que seja de fácil acesso e bem organizadas.

9. Travessas e pirex são guardados na vertical

Além disso, guarde travessas e pirex na vertical, para facilitar a identificação e manuseio. Afinal, há organizadores específicos para esse propósito, que auxiliam a manter as peças equilibradas e nos seus devidos lugares.

10. Tenha potes plásticos organizados e com tampa

Nada pior do ficar procurando as tampas dos potes. Por isso, você pode guardá-los com suas respectivas tampas ou então arrumados um dentro do outro, separados por tamanho e também formato. Ou então, separando as tampas usando um organizador específico.

11. Talheres sempre organizados

Mais um ponto é que organizadores são essenciais para manter os talheres no lugar correto. Portanto, organize-os de acordo com tipo, para facilitar sua localização e manuseio. Caso seja possível, guarde em gavetas separadas os talheres dos seus utensílios, deixando na gaveta superior os mais utilizados para as refeições.

12. Canecas podem ser penduradas nos ganchos

Uma boa maneira de economizar espaço no seu armário e manter tudo organizado é utilizando um organizador para canecas. Isso porque as canecas podem ser penduradas pelas alças nos ganchos, deixando mais espaço livre para guardar os pratos.

13. Jogos americanos guardados sempre organizados em conjunto

Agora, busque armazenar conjuntos de jogos americanos em embalagens que tenham visores para fácil identificação. Uma vez que, além de acessíveis, os conjuntos ficam organizados de forma compacta.

14. Dobre bem os panos de prato e toalhas de mesa para guardar

Busque manter os panos de prato e toalhas de mesa bem dobrados e colocados em local de rápido acesso. caso prefira, utilize colmeias ou organizadores para acomodá-los mais fácil na gaveta.

15. Guarde os temperos vedados e identificados

Por sua vez, os temperos devem ficar bem vedados e serem identificados. Uma vez que é importante que estejam em lugar acessível, por exemplo, o sal, para ajudar na hora de preparar os pratos.

Portanto, aproveite para jogar os itens que não são utilizados ou quebrados, para liberar ainda mais espaço para sua arrumação. Lembrando ainda de planejar a organização de acordo com o que vai ser mais ou menos usado.

16. Como guardar seus mantimentos

Em suma, você pode usar potes e cestos organizadores, para que a arrumação fique comprovadamente mais bem feita e completa. Fique atento à maneira de dispor das embalagens e ao que realmente deve ser armazenado nos seus potes herméticos.

17. Afinal, como organizar suas gavetas de cozinha?

Uma boa dica é buscar por tutoriais que te ensinam a dobrar os panos de prato até os organizadores de talheres. Isso porque tudo pode ser pensado para ganhar espaço e tempo.

18. Dicas para ter panelas organizadas

Pode ser difícil guardar panelas em um espaço pequeno. Por isso, você pode investir em prateleiras organizadoras. Bem como em suportes de tampas para utilizar na porta do armário.

19. Invista em acessórios para organização

Em suma, hoje em dia você acha várias opções de acessórios usados para manter cada coisa em seu lugar. Ou seja, o resultado é um armário mais organizado e com espaço otimizado, para guardar todas as suas coisas!

Sendo assim, aliados na organização dos armários de cozinha, os organizadores tem uma grande opção de modelos e também tamanhos. Portanto, aposte em modelos feitos com acrílico ou plástico transparente para ajudar a visualizar os itens.

20. Mantenha a organização periodicamente

Depois de organizar tudo, é importante conseguir fazer a manutenção. Afinal, ter a cozinha sempre em ordem é essencial para facilitar o seu dia a dia.

Então, o que achou sobre as dicas de como organizar armário de cozinha pequeno? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse