Revista Portal Útil

Quer saber dicas para ter uma despensa para cozinha pequena? Antes de mais nada, a despensa de cozinha é o local da casa utilizado para guardar mantimentos e outros utensílios.

Além disso, são muito tradicionais nos Estados Unidos, Canadá e em países da Europa, mas foram pouco a pouco conquistando espaço entre os brasileiros.

Por isso, hoje é possível encontrar vários projetos lindos e funcionais de despensa de cozinha instalados tanto em casas quanto em apartamentos.

Então, continue a leitura para saber sobre referências de despensa de cozinha e dicas de como deixá-la organizada. Confira!

O que este artigo aborda:

Despensa para cozinha pequena: 20 ideias
Despensa para cozinha pequena: 20 ideias
Pin It

Principais dicas para despensa para cozinha pequena

Em suma, você pode seguir algumas dicas para ter uma despensa na sua cozinha e mantê-la funcional. 

Invista em armários criativos e funcionais

Primeiramente, no mercado dá para encontrar vários modelos de armário para despensa de cozinha pequena. Dessa maneira, é necessário avaliar o tamanho do ambiente, bem como quais são as suas necessidades de armazenamento para que o móvel seja o ideal para o seu projeto.

Além disso, o armário para despensa de cozinha de alvenaria é recomendado para aqueles que possuem um cômodo adicional próximo a cozinha que possibilita a construção de uma despensa.

No entanto, se você não conta com um espaço específico para construir uma despensa, escolher um armário para despensa de cozinha em madeira pode te auxiliar. Uma vez que ele pode vir embutido na própria estrutura do armário de cozinha ou bancada.

Por fim, caso falte espaço, a dica é investir em modelos de armário para despensa de cozinha que sejam mais criativos e também planejados. Assim, dá para aproveitar ao máximo todos os cantinhos da sua pequena cozinha.

Prateleiras para despensa de cozinha são essenciais

Já as prateleiras para despensa de cozinha são importantes para manter a organização do espaço. Afinal, é nela que vários cestos, caixas organizadoras, potes de mantimentos, temperos, livros de receitas e outros utensílios de cozinha, como panelas e liquidificador, ficam guardados.

Por isso, antes de decidir comprar as peças, tire todas as medidas do local e observe quantas prateleiras para despensa de cozinha podem ser instaladas no ambiente.

Faça proveito da estrutura da porta para despensa de cozinha

Outro ponto importante é que a cozinha, por ser um cômodo relativamente pequeno, precisa contar com móveis e eletrodomésticos práticos e funcionais. Sendo assim, se você está pensando em deixar um espaço para a criação de uma despensa de cozinha é necessário ficar atento sobre a abertura e fechamento da porta dessa despensa.

Isso porque cozinhas compactas, geralmente, usam as famosas portas de correr, pois assim sua estrutura não interfere na circulação de pessoas no ambiente.

Bem como, vale mencionar, que a porta para despensa de cozinha além de ajudar na conservação dos mantimentos, também pode servir como apoio para blocos de notas ou um quadro negro.

Como montar uma despensa de cozinha pequena?

Em suma, espaços compactos precisam de soluções criativas. Ou seja, é possível sim montar uma despensa de cozinha mesmo quando a cozinha é pequena. Porém, os cuidados também precisam ser maiores para que a presença da despensa não estrague a decoração ou atrapalhe a passagem de pessoas.

Mas no geral, a estrutura da despensa com várias prateleiras pode preencher toda a parede da cozinha compacta e servir de apoio para cestos e potes. Assim como um armário inteligente da bancada possui um papel importante no espaço, já que seus diversos compartimentos ajudam na organização.

Dicas para a organização da despensa de cozinha pequena

Por fim, manter organizada a despensa de cozinha ajuda e facilita a preparação das refeições e bebidas no ambiente. Portanto, se você tem dificuldade para manter em ordem esse ambiente, é importante seguir algumas dicas.

Veja a seguir como manter a ordem da despensa de cozinha:

  • Antes de mais nada, use potes transparentes para guardar grãos e outros alimentos depois de aberto e ponha etiquetas para facilitar a descrição desses mantimentos;
  • Opte por cestos e caixas organizadoras para manter vários itens que podem ser guardados por mais tempo, como gelatinas e pipoca;
  • Também arrume as prateleiras e nichos segundo o uso dos produtos;
  • Bem como mantenha o rótulo dos produtos industrializados para frente para facilitar na hora de cozinhar;
  • Guarde os alimentos de acordo com a sua data de vencimento;
  • Caso queria, coloque um quadro negro ou então um bloco de notas na porta da despensa da cozinha e anote quais os produtos que devem ser reabastecidos;
  • Bem como, a cada 15 dias, busque higienizar toda a despensa de cozinha. Nesse caso, retire todos os mantimentos do local e use um pano com água e detergente neutro retirando possíveis sujeiras e gorduras.

Então, o que achou das dicas de despensa para cozinha pequena? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse